1 / 11

Sociologia Geral Aula 5: Émile Durkheim

Sociologia Geral Aula 5: Émile Durkheim. COLÉGO CEAMO DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA SEGUNDO ANO Professo r: RANI LOPES GALVÃO. Émile Durkheim.

teresa
Download Presentation

Sociologia Geral Aula 5: Émile Durkheim

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Sociologia GeralAula 5: Émile Durkheim COLÉGO CEAMO DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA SEGUNDO ANO Professor: RANI LOPES GALVÃO

  2. Émile Durkheim • Émile Durkheim nasceu em Épinal, França, em 1858, e morreu em Paris em novembro de 1917. É considerado o fundador da escola francesa de sociologia, tendo deixado como legado uma série de estudos que se notabilizam pelo esforço de combinar pesquisa empírica e teórica (preocupou-se em desenvolver metodologicamente a sociologia)

  3. A Sociedade segundo Durkheim • Para compreendermos a sociologia durkheimiana nos ajuda conhecermos sua concepção sobre o que é uma sociedade: • (Em As Formas elementares de vida religiosa, pág. 45, Ed. Paulus, 1989)

  4. Citação: • “A própria maneira pela qual se formam umas e outras completa a diferença. As representações coletivas são o produto de uma imensa cooperação que se estende não apenas no espaço, mas no tempo; para produzi-las, uma multidão de espíritos diversos se associaram, misturaram, combinaram suas idéias e seus sentimentos; longa série de gerações acumularam aí a sua experiência e o seu saber. Uma intelectualidade muito particular, infinitamente muita mais rica e mais complexa que a do indivíduo aí está como que concentrada.”

  5. Citação: • “(...) O homem é duplo. Há nele dois seres: um ser individual que tem sua base no organismo e cujo circulo de ação encontra-se, por isso mesmo, estreitamente limitado, e um ser social que representa em nós a mais alta realidade, na ordem intelectual e moral, que possamos conhecer pela observação, ou seja, a sociedade.”

  6. Citação: • “Não se pode deduzir a sociedade do indivíduo, o todo da parte, o complexo do simples. A sociedade é uma realidade sui generis; tem suas características próprias que não são encontradas, ou que não são encontradas sob a mesmo forma, no resto do universo. As representações que a exprimem têm, portanto, um conteúdo completamente diferente das representações puramente individuais, e podemos estar seguros, de antemão, que as primeiras acrescentam alguma coisa às segundas.”

  7. A Sociologia de Durkheim • A concepção da sociologia de Durkheim se baseia em uma teoria do fato social. Seu objetivo é demonstrar que pode e deve existir uma sociologia objetiva e científica, conforme o modelo das outras ciências, tendo por objeto o fato social. Ele desejava que a sociologia tivesse um objeto específico que a distinguisse das outras ciências, que pudesse ser observado e explicado assim como o objeto das outras ciências. • Origem do texto:http://pt.wikipedia.org/wiki/Durkheim

  8. O Fato social • O objeto da sociologia durkheimiana são os fatos sociais; • Os fatos sociais têm três características fundamentais: • Coerção: exercem força sobre os indivíduos, levando-os a conformar-se Às regras da sociedade em que vivem, independentemente de sua vontade e escolha. O grau de coerção de um fato social pode ser identificado pelas sanções sociais que ele provoca. As sanções podem ser legais e espontâneas) • São exteriores aos indivíduos (independem de sua consciência particular): existem e atuam sobre os indivíduos independentemente de sua vontade ou adesão consciente. • Generalidade: é social todo fato que é geral. Isto é, que se repete em todos os indivíduos ou, pelo menos, na maioria deles.

  9. Fato Social e Consciência Coletiva • Consciência coletiva: “conjunto de crenças e dos sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade que forma um sistema determinado com vida própria”. (a consciência coletiva é diferente da consciência particular dos indivíduos e não corresponde à soma destas. De uma certa forma, a consciência coletiva é a própria sociedade). • A “consciência coletiva” é adquirida mediante os processos de socialização aos quais somos submetidos ao longo da nossa vida na sociedade. (educação)

  10. O Método Durkheimiano • Regras do método sociológico: estudar o fato social como “coisa” (os fenômenos podem ser observados e medidos de forma objetiva). A questão da neutralidade científica. • Morfologia social: método comparativo > classificação das diferentes formas de sociedade. (o método sociológico durkheimiano flerta com alguns modelos da biologia, tal qual aponta a idéia de “organismo social”). (patologia social, questão da violência. Direito).

  11. A tradição durkheimiana • É da tradição durkheimiana que surgem as formulações funcionalistas, como as idéias de “função” e “totalidade” (interconexão entre o todo e as partes, as partes e o todo), que depois deram origem às abordagens sistêmicas. • Até certo ponto toda sociologia que dá mais ênfase ao organismo social (à sociedade) do que à ação social dos indivíduos tem algum nível de relação com a tradição durkheimiana.

More Related