1 / 57

Jacinto M achado, 05 e 06 MAIO 2012

2ª Conferência de Obreiros e Escola Bíblica Dominical. Discipulado. Jacinto M achado, 05 e 06 MAIO 2012. Temáticas. * Porque Discipulado ? A visão do Discipulado (Definição e funcionamento) *Finalidade e Vantagens/resultados do Discipulado *Elementos, Etapas e Agentes do Discipulado

teo
Download Presentation

Jacinto M achado, 05 e 06 MAIO 2012

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. 2ª Conferência de Obreiros e Escola Bíblica Dominical Discipulado Jacinto M achado, 05 e 06 MAIO 2012

  2. Temáticas *Porque Discipulado ? A visão do Discipulado (Definição e funcionamento) *Finalidade e Vantagens/resultados do Discipulado *Elementos, Etapas e Agentes do Discipulado *Perfil, Preparo e atitudes do Discipulador *Integração e Edificação espiritual do novo convertido *Estrutura básica e Organização para o funcionamento de grupos *Quem deve ser discipulado *Como fazer um discipulado bíblico eficiente e eficaz (metodologia prática) Se os métodos de Evangelização forem inadequados não teremos os resultados desejados. Dinâmica na evangelização Através do Discipulado.

  3. INTRODUÇÃO Pv 11.30 A Igreja não é uma galeria para exibição de cristãos eminentes, mas uma escola para Educação dos incultos, uma creche para cuidar dos bebês e um hospital para a recuperação dos enfermos espirituais – Henry W. Beacher.

  4. O discipulado na Bíblia: No AT, em (Dt 6.1,2,5-9) como um mandamento ! A Base Bíblica para o Discipulado: No período dos Juízes Samuel estabeleceu uma escola de Discipulado (I Sm 19.20); Profecia onde chegaria um tempo em que todos seriam discipulos: (Is 54.13) No Novo Testamento o discipulado encontrou sua expressão máxima como missão da Igreja e tendo Jesus como modelo (Mt 28.9,20); Outros exemplos (At 9.27,28; 11.25; 19.9; 2 Tm 2.1; 1 Pe 5.13).

  5. *Porque Discipulado ? A visão do Discipulado (Definição e funcionamento) Jesus instruindo os discípulos em Mateus 22.9 e 28.19,20 Disse: IDE-do grego-poreuomai–significando-conduzir até o fim Disse: Fazei discipulos (Versão ARA) As pessoas alcançadas em todo o mundo para serem discipulos devem ser batizadas e praticar todos os ensinamentos do Evangelho v.20. Todos os crentes têm recebido um chamado para ministrar (1 Pedro 2.9; 4.10; Ap 1.6 – Dn 11.32 b) “O que também aprendestes,e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei. (2 Tm 2:2); A IGREJA, será verdadeiramente uma IGREJA, se cumprir o papel completo.

  6. A atuação da Igreja. Jesus não deixou um Plano “B” para a Igreja. Existe apenas um plano: A multiplicação através de discípulos fazendo discípulos.Plano único: Mt 28:19,20 Discipular Exige todo o nosso esforço. A ATUAÇÃO DA IGREJA INICIA DENTRO DAS CASAS (PARA BUSCAR OS PERDIDOS) , ---ESPERAR O PEIXE PULAR DENTRO DO BARCO TERÁ COMO CONSEQUENCIA O PEQUENO CRESCIMENTO. A IGREJA DEVE LANÇAR AS REDES , OU MESMO QUANDO O PEIXE PULA NO BARCO, DEVE IR AO SEU ENCONTRO PARA O MESMO NÃO VOLTAR PARA A AGUA--- E DEVEM SER LEVADOS A SEGUIREM A CRISTO . MT 16.24 – TOMANDO A CRUZ....

  7. Definição • O trabalho cristão efetuado pelos membros da Igreja, a fim de fazer dos novos crentes, verdadeiros e autênticos cristãos. • “O discipulado cristão é um relacionamento de mestre e aluno, baseado no modelo de Cristo e seus discípulos, no qual o mestre reproduz tão bem a amplitude que tem em Cristo, que o aluno é capaz de treinar outros para ensinarem a outros” (PHILLIPS, Keith).  

  8. DISCIPULADO – DEFINIÇÃO David Kornfield - Uma relação comprometida e pessoal, onde um discípulo mais maduro ajuda outros discípulos de Jesus Cristo a aproximarem-se mais dele e assim reproduzirem. • Nossos frutos devem ser conservados para a eternidade.

  9. Funcionamento: O discipulador vai até a casa do novo crente a fim de orientá-lo. Podendo ser feito uma classe na Igreja , no domingo de manhã ou outro horário a combinar. A reunião pode acontecer em qualquer local adequado e combinado entre as partes. Na verdade o Discipulado é muito mais que um curso Bíblico para iniciantes na fé, ele é um relacionamento espiritual da pessoa com Deus e com seu discipulador, é portanto um relacionamento de acompanhamento e integração dos novos convertidos à Igreja e à Obra de Deus. É um processo de formação de elos! (Ef 4.16).

  10. Um Culto tradicional; Um Centro de Caridade; Uma Reunião Formal; Uma Vigília; Uma reunião social, etc,. O discipulado não é :

  11. Visão do Discipulado I - UMA VISÃO DE GRATIDÃO; II - UMA VISÃO DE CRESCIMENTO ESPIRITUAL; III - UMA VISÃO DE MULTIPLICAÇÃO; IV - UMA VISÃO DINÂMICA; V - UMA VISÃO DE AMOR. Instruir o Novo Convertido na Palavra de Deus é tão importante quanto ganhá-lo p/ Cristo.

  12. *Finalidade e Vantagens/resultados do Discipulado Resultados do discipulado : Atos 2:41,47; 4:4; 6:7; 9:31; 17:6; Cl 1.23 b. Confira o método utilizado At 5:42 e 20:20... Até o ano 100 d.C já havia cerca de 500 mil cristãos; No final do século III acreditava-se que 12% do Império Romano havia se convertido, algo em torno de 10 milhões de pessoas. 7 Bilhões no mundo 1 Bilhão protestantes 6 Bilhões para serem alcançados Existem 138.492 missionários no mundo Equivale a 43 milhões e 323 mil pessoas para cada missionário.

  13. A Igreja primitiva Discipulava. EXEMPLO BIBLICO- O SERVIÇO DE PRISCILA E AQUILA A FAVOR DE APOLO • Atos 18.26Ele(Apolo) começou a falar com coragem na sinagoga. Priscila e o seu marido Áquila o ouviram falar; então o levaram para a casa deles e lhe explicaram melhor o Caminho de Deus. Rm 16. 3,5. Atos dos Apóstolos é o PADRÃO da Igreja.

  14. Desafio missionário Isso aumentou muito a tarefa missionária ! É a Igreja que deve evangelizar o mundo, o que você está fazendo para isso ? Está orando pela Salvação do mundo, tem falado de Jesus e testemunhado ? Tem contribuído ?? • Há 90 milhões a mais de pessoas no mundo hoje do que no ano passado; • 249 mil a mais que ontem; • 10.400 agora do que há uma hora atrás. • Demorou de Adão até 1830 d.C para que o mundo alcançasse uma população de 1 Bilhão de pessoas; • Levou outra centena de anos para que outro Bilhão fosse acrescentado; • Levou 30 anos para o 3º Bilhão; • Levou 15 anos para o 4º Bilhão; • Levou mais 20 para o 5º Bilhão; • Levou 9 anos para o 6º Bilhão; • E hoje chegamos aos 7 Bilhões de Pessoas no mundo !

  15. “Você tem de ser uma pessoa de Deus, antes de realizar a obra de Deus”

  16. Assim sendo a prática do Discipulado produzirá: Crentes fortes, sãos e firmes na fé (Tt 1.13; Mt 7.24,25) Crentes aperfeiçoados e maduros (Ef 4.12; I Ts 4.14) Crentes que compreendem a Palavra de Deus (Mt 13.23) Crentes que renunciam a tudo por Cristo (Mt 16.24) Crentes que carregam a cruz do compromisso (Mt 16.24) Crentes que amam a Cristo de todo o coração Crentes comprometidos com o Reino de Deus na terra Crentes humildes de espírito (Mt 5.3) Crentes sábios (Sl 119.99) Crentes com condições de resistir ao diabo (1 Pe 5.8,9) Crentes mais que vencedores (Rm 8.37) Crentes dispostos a morrer por Cristo (Mc 8.35; Rm 8.35,36) Crentes preparados para o arrebatamento da Igreja (Mt 25.10)

  17. Consequências da falta de Discipulado leva os crentes: A não compreenderem a palavra de Deus (Mt 13.19) À ignorância sobre todo o conselho de Deus A ter uma vida espiritual superficial e medíocre A ignorarem aquilo que para eles deveria ser familiar À ignorância acerca dos dons espirituais (1 Co 12.1) À ignorância acerca da imortalidade da alma (1Ts 4.13) A deixarem o Espírito Santo triste por suas negligências A se tornarem alvos fáceis para as seitas e heresias A serem fracos na defesa da fé cristã A serem meninos inconstantes levados por ventos de doutrinas A aceitarem tudo como se tudo fosse de Deus, sem capacidade para discernir (1 Jo 4.1; 1 Ts 5.21) A não terem firmeza e constância nos caminhos de Deus (Mt 24.12,13).

  18. Objetivos do Discipulado: • Promover a comunhão do novo crente no seio da Igreja; • Promover o fortalecimento espiritual do novo crente; • Promover a instrução bíblica; • Levar o novo crente a compreender todo o plano de Deus, também a um compromisso sério com Cristo; • Ensinar o conselho de Deus; Levar o novo crente a amar a Deus acima de tudo, a ser um fiel seguidor de Jesus, a ser “um com o seu Mestre”, a imitar a Cristo, a uma vida de serviço para Deus; • Prevenir o novo crente contra as heresias de perdição. Levar o crente a ter convicções fortes acerca da sua fé; • Levar o discípulo a ser como o Seu Senhor (Mt 10.25).

  19. *Elementos, Etapas e Agentes do Discipulado Para discipular você precisa ser um discípulo, ninguém dá o que não tem ! O discipulado possui dois componentes essenciais: 1) Negação de si próprio e 2) Frutificação. 1) Negação de si próprio: Também podemos chamar de “morte do eu”. O chamado de Cristo para o discipulado é um chamado para a morte do eu; é uma total entrega a Deus (Mt 16.24; Lc 9.23,24; Gl 2.19-20; I Co 10.31); Devemos nos lembrar que os seguidores originais de Cristo tornaram-se discípulos quando lhe obedeceram (Mateus 4.22). 2) Frutificação/ Dar frutos: O discipulado possibilita que cada cristão/discípulo faça parte de um processo, parte do método escolhido por Deus para expandir o seu Reino, através da reprodução. Sabemos disso porque Cristo fez discípulos e ordenou-lhes que fizessem discípulos (Jo 15; Mt 28.19).

  20. Quais as etapas do Discipulado? 1) Gravidez (evangelismo) 2) Nascimento (conversão) 3) Cuidados Especiais (pré-discipulado) 4) Crescimento (Discipulado e edificação) 5) Fase adulta (maturidade cristã) 6) Reprodução (multiplicação de discípulos)

  21. Quais as etapas do Discipulado? Ocorrendo novo nascimento, é fundamental que o recém nascido comece a conhecer sobre sua nova vida e sobre suas relações com o pai celestial. A Bíblia deve ser apresentada como o manual para a nova vida – Ex: At 2:42 - Neemias 8:5.

  22. Agentes envolvidos no processo do Discipulado. Ressaltar o papel do Espírito Santo não diminui a importância do papel do Discipulador e nem sugere que ele não precisa preparar-se. Para um bom resultado – faz necessário a cooperação mútua. O Espírito Santo Agentes O Discipulador O Aluno

  23. PERFIL DOS LÍDERES • Pessoa de Oração/espiritual; • Pessoa conhecedora da Bíblia; • Pessoa de Fé (positivo e entusiasta); • Pessoa humilde – aceita o ponto de vista do outro; • Possui amor em todas as ocasiões; • Pessoa flexível (aberto à novas idéias); • Pessoa que aceite o método do discipulado;

  24. Preparo do Discipulador Psicológico Didático Preparos: Intelectual Bíblico-espiritual “A conversão de uma alma é o milagre de um momento; a formação de um santo é a tarefa de uma vida inteira” - Alan Redpath.

  25. DEFININDO A INTEGRAÇÃO Integração é tornar inteiro, completar, incorporar-se, discipular Mt 28; 19.20; At 20.20. • Uma igreja sem integração é como uma mãe que dá a luz e abandona seu filho, na calçada, lixeira ... porta alheia. Uma igreja por menor que seja tem normalmente 144 cultos públicos por ano. Ganha no mínimo 192 almas por ano mas só batizamos de 10 a 15 das 192. • Que está havendo? Por um saldo tão negativo? Falta de integração. • QUE É INTEGRAÇÃO? • É tudo que se faz para ajudar o Neófito (Novo convertido) a adaptar-se a nova fé. • Ele só permanece na igreja quando se sente amado e se relaciona com os demais irmãos • em Cristo.

  26. OS SETE PASSOS DA EDIFICAÇÃO. • Identificar os sentimentos. • Discernir os problemas. • Confrontar os comportamentos. • Pensar nas opções. • Providenciar informação. • Ajudar na mudança de paradigmas. • Demonstrar a prática ministerial. 7

  27. De cada 100 Pessoas que aceitam a Jesus apenas 5 permanecem! A importância do discipulado Fonte: Manual do discipulador Cristão – CPAD. Nossa porta de entrada é grande, mas infelizmente a porta de saída tende a ficar ainda maior.

  28. DIRETORIA EXECUTIVA SETORES: COORDENADOR SECRETÁRIO CONGREGAÇÕES LÍDER / VICE LÍDER SECRETÁRIO OU RELATOR Grupo DISCIPULADOR SEGUNDO DISCIPULADOR O NÚCLEO OU A Célula é um Grupo aberto. Segundo a Biologia, a célula é a estrutura mais básica e fundamental dos organismos vivos. É através das células que o corpo humano cresce e a vida se renova a cada segundo. Estrutura básica e Organização para o funcionamento de grupos

  29. Organização dos grupos (célula/núcleo): Tudo o que não é controlado não é administrado. PARA USO DA LIDERANÇA No final do grupo: ( ) Concluiu o estudo ( ) Não concluiu- parou na lição nº _____ ( ) Permaneceu na Igreja, e vai continuar o Discipulado ( ) Permaneceu na Igreja, mas não vai continuar o Discipulado ( ) Não Permaneceu na Igreja Recebeu o Certificado: ( ) Sim ( ) Não

  30. Quem discipular Quem pode ser discipulado ? (Público Alvo) Discipulado • Novos convertidos • Desviados • Não Crentes, amigos, familiares, vizinhos, colegas de trabalho,... • Todos os crentes que necessitarem • Adolescentes e jovens da Igreja • Todas as pessoas que desejarem Obs: Normalmente a prioridade são os novos convertidos; Mas é fundamental verificar qual é a prioridade dada pelo pastor da Igreja.

  31. Anos em Idade Demandas de discipulado: • Fonte: APEC. São Paulo. Universo- Igrejas Evangélicas. 85% das crianças entre 4 a 14 anos de idade que se convertem permanecem na fé; 10% dos que possuem de 15 a 30 anos permanecem e apenas 5% dos que tem acima de 30 anos.

  32. *Como fazer um discipulado bíblico eficiente e eficaz (metodologia prática) PRINCÍPIOS PARA O FUNCIONAMENTO DOS GRUPOS

  33. CONCEITOS PRÁTICOS Qual o método utilizado: • O discipulador vai até a casa do novo crente a fim de discipula-lo, utilizando-se da lição do líder que contém os tópicos do ensinamento do dia que já deve estar fervendo no coração do aluno e do próprio professor. • Podendo ser feito uma classe na Igreja , no domingo de manhã ou outro horário a combinar. Visão: • O discipulado é o principal meio pelo qual o novo convertido firma-se na fé, é um investimento garantido.

  34. PROCEDIMENTOS BÁSICOS E PRÁTICOS • Pesquisar e oferecer o curso; • Implementar conforme o método; • Ministrar e Acompanhar; • Avaliar; • Reciclar/treinamento (melhoria para os próximos grupos)

  35. PROCEDIMENTOS DURANTE A MINISTRAÇÃO PRÁTICA: • 1º) Abertura – Introduzir-se no lar ; Entre no lar de forma descontraída, ouvindo muito e falando pouco, tratando todos pelo nome(marque no verso da apostila, se necessário)- Quebre o gelo e crie um vínculo de amizade; • 2º) Breve Oração- Somente uma pessoa do grupo levanta a voz e dirige a oração; Em voz baixa, sem manifestações de dons; • 3º) Breve Devocional - ministrar louvor congregacional; cante um corinho- entregando por escrito para eles acompanharem; • 4º) Breve Testemunho - um testemunho de vida ; Se possível dentro da lição do dia (podendo ser do discipulador ou mesmo do discípulo); • 5º) Ministração da Lição - Da introdução ao assunto do dia, abordando de modo geral o que será ensinado; Fale a linguagem do NÚCLEO • Seja prático e OBJETIVO. DEZ MINUTOS CONCLUIR EM ATÉ TRINTA MINUTOS

  36. DURANTE A MINISTRAÇÃO OBSERVE O SEGUINTE: • a) Uso da Bíblia (nas leituras, oriente o discípulo a encontrar as referencias); • b)Deixe bem claro que todos podem perguntar. Procure estimular os participantes , solicitando suas opiniões sobre algum aspecto do assunto. Saiba diferediferenciar os alunos que não gostam de opinar e dos que estão aptos a participar.Cuide para não afugentar; • c)Fale em tom de conversa normal, jamais em tom de pregação ou que escandalize; • d)Procure resumir os tópicos da apostila, para que a aula não se estenda. Lembre-se..Mate a sede, mas não afogue ninguém ! Seja sábio; • e)Limite-se somente ao ensino da apostila. Não divague, ensine os pontos chave da lição ilustrando com exemplos corriqueiros e diários; TRINTA MINUTOS

  37. INTERAÇÃO • Aplicação e correção dos exercícios e bem como esclarecimento de dúvidas; • Em caso de ocorrer uma pergunta e você não saber responder, diga: falarei com meu Pastor ou vou pesquisar e lhe trarei resposta na próxima semana. QUINZE MINUTOS

  38. ENCERRAMENTO DIRECIONADO FINALIZE: • Orando nominalmente por todos e anotando petições; • Com um convite para aceitar Jesus, se for oportuno; • Com um convite para participar de culto na Igreja (sem forçar as pessoas). CINCO MINUTOS

  39. PROGRAMAR LOCAL E HORÁRIO DO NEB, ACORDADO PELOS PARTICIPANTES. TEMPO TOTAL MÁXIMO DAS ATIVIDADES NO GRUPO; UMA HORA. IMPORTANTE

  40. APÓS A REUNIÃO • Procure telefonar (ou outra forma de contato) pelo menos uma vez na semana, perguntando como está, ou quem sabe lendo um versículo bíblico para estimular o aluno. • Se a pessoa for no culto, passe na casa dela para conduzi-la ou aguarde-a na Igreja, se possível sentando ao lado no templo, encaminhando seu nome para ser devidamente apresentado (caso a pessoa esteja de acordo).

  41. OBSERVAÇÕES GERAIS: • Nunca falte; • Nunca desista, avisando, na pior hipótese, o líder da Congregação; • Não leve problemas a seus aos alunos. Leve as boas novas!; • Lembre-se- UM bom testemunho de vida, vale mais do que MILHÕES de palavras; • Procure não aceitar alimentos oferecidos, pois gera vícios de comportamento. Não se torne um fardo para a família; • Cuidados com o sexo oposto, e as amizades demasiadas, pois podem colocar em risco os resultados do trabalho; • As queixas e reclamações não devem ser alimentadas; • Não permita que as aulas se tornem um monólogo (sempre a mesma coisa e da mesma forma) - Evite a rotina; • Planeje-se com a antecedência não deixe tudo para a última hora, lembre-se: a desorganização “mata” (acaba com o trabalho do grupo).

  42. ATIVIDADES PRIMÁRIAS PARA O DISCIPULADO EFICAZ: • Fazer anotação (controle) de todos que aceitam a Cristo; • Visitar pelo menos uma vez nas primeiras 2 semanas (Pesquisar e oferecer o curso - NEB); • Discipular na Casa Ou encaminhar para a classe no Templo; • Acompanhar na Igreja pelo menos os primeiros três meses de fé.

  43. O PROCESSO GRADUAL DO DISCIPULADO, VISA ATINGIR OS SEGUINTES OBJETIVOS IMEDIATOS: • Sendo que esses mesmos objetivos devem estar claro na mente do DISCIPULADOR. • Mostrar a vida abundante em CRISTO; • Mostrar também o que significa ser um DISCÍPULO; • Mostrar a necessidade do BATISMO POR IMERSÃO; • Mostrar a importância de uma VIDA DEVOCIONAL diária; • Mostrar a importância da participação ativa nas atividades da IGREJA; • Mostrar a responsabilidade pessoal de comunicar esta fé a outros (SER UM MULTIPLICADOR – OVELHA GERA OVELHA);

  44. Devemos divulgar ao máximo o trabalho de Discipulado, esta fase denomina-se: Conscientização/sensibilização da Igreja através de Cartazes, Rádio, Internet, televisão, púlpito, etc,. PRECISAMOS Vender a idéia mostrando os conceitos chaves concernentes ao discipulado e os resultados DIVULGAÇÃO MIDIA

  45. Estratégias para Desenvolver o curso de discipulado. • Plano (O que será feito?) • Propósito (porque será feito?) • Métodos (Como será feito?) • Pessoas (quem o fará?) • Lugar (onde será feito?) • Currículo (quais os assuntos?) Precisamos de um plano de Ação! Em relação ao potencial Discípulo: Quem é ? Conhecê-lo Do que precisa ? Entendê-lo Quem é ? Conhecê-lo Do que precisa ? Entendê-lo O que será feito ? Atendê-lo.

  46. Outras atitudes dos primeiros encontros. • No primeiro encontro , deixe bem claro ao novo convertido, que ele tem responsabilidade de realizar sua parte, INDO NA IGREJA. Na qual ele receberá o poder do Espírito Santo. • Procure adotá-lo – passando na casa dele, ou aguardando o mesmo na Igreja, sentando junto,... • Interceda a Deus em oração pela vida do seu aluno, lembre-se que o inimigo é covarde. Ex: Amaleque. • Ensine-lhe a perdoar e também olhar somente para o PERFEITO, que é JESUS. Não deixe este fermento estragar o aluno. • Explique-lhe(se for necessário, sem jamais deixá-lo assustado) que aparentemente(ou realmente) , algumas lutas se levantarão contra sua vida, mas que ele terá sua ajuda.

  47. METODOLOGIA Antes do Grupo 1-Ser dependente do Espírito Santo- faça o NATURAL e Deus o SOBRENATURAL -ore e jejue pelos alunos 2-Estude a lição antecipadamente Durante o Grupo 1-Entre no lar de forma descontraída, ouvindo muito e falando pouco, chamando todos pelo nome(marque no verso da apostila, se necessário) 2-Inicie com uma breve oração , em voz baixa, sem manifestações de dons; Se possível cante um corinho- entregando por escrito para eles.

  48. METODOLOGIA Durante o Grupo 3-De introdução ao assunto do dia, abordando de modo geral o que será ensinado 4-Deixe bem claro que todos podem perguntar. Procure estimular os participantes , solicitando suas opiniões sobre algum aspecto do assunto. Saiba diferenciar os alunos que não gostam de opinar e dos que estão aptos a participar.Cuide para não afugentar. 5-Fale em tom de conversa normal, jamais em tom de pregação ou que escandalize. 6-Procure resumir os tópicos da apostila, para que a aula não se estenda além de (1) uma hora. Lembre-se..Mate a sede, mas não afogue ninguém ! Importante percebermos a diferença entre nós estarmos gostando do que estamos falando e quando Deus esta nos usando. Grupos são destruídos por ensinos demasiadamente longos. Seja sábio.

More Related