Col gio salesiano belo horizonte
Download
1 / 11

COL GIO SALESIANO BELO HORIZONTE - PowerPoint PPT Presentation


  • 82 Views
  • Uploaded on

COLÉGIO SALESIANO BELO HORIZONTE. A arte medieval: o estilo românico e o gótico. Prof. Éder Américo da Silva 8º Ano - História. Estilo Românico: Predomina entre os séculos XI e XIII. É um estilo caracterizado pela influência da Igreja.

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about 'COL GIO SALESIANO BELO HORIZONTE' - tavi


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
Col gio salesiano belo horizonte
COLÉGIO SALESIANOBELO HORIZONTE

A arte medieval:

o estilo românico e o gótico

Prof. Éder Américo da Silva

8º Ano - História


Estilo Românico:

  • Predomina entre os séculos XI e XIII.

  • É um estilo caracterizado pela influência da Igreja.

  • Os mosteiros tornaram-se os centros culturais da Europa. Eram unidade independentes, estruturadas segundo necessidades particulares.

  • Os monges beneditinos foram os primeiros a adotar a arquitetura de paredes sólidas e delicadas colunas terminadas em capitéis cúbicos.

  • Pintura -Temas do Antigo e Novo Testamento e da vida de santos. Ênfase à iluminura.

  • Ourivesaria -Relacionada às relíquias.


A primeira coisa que chama a atenção na arquitetura das igrejas românicas é o seu tamanho. Elas são sempre grandes e sólidas. Daí serem chamadas: fortalezas de Deus.

Sankt-Michaeliskirche: igreja construída em Hildesheim é um exemplo de arquitetura românica.


A forma “volumosa, estilizada e dura” dessas igrejas, é um estilo essencialmente clerical. A arte desse período era vista como uma extensão do serviço divino e uma oferenda à divindade.

A arte românica sofreu influências das construções dos antigos romanos.


Os arcos e abóbadas, tão caros à arquitetura romana, foram adotados; como, porém, as junções entre eles e as paredes tendiam a alargar-se a empurrar para os lados os suportes que as sustentava, a solução foi o escoramento por contrafortes. Estes quase sempre estão à vista, interna ou externamente.

Catedral de Saint-Pierre: a decoração do estilo românico não se limitava ao interior, mas se estendia às fachadas.


Estilo Gótico: foram adotados; como, porém, as junções entre eles e as paredes tendiam a alargar-se a empurrar para os lados os suportes que as sustentava, a solução foi o escoramento por contrafortes. Estes quase sempre estão à vista, interna ou externamente.

  • Predominou na Europa no período da Baixa Idade Média (final do século XIII ao XV).

  • O formato horizontal foi substituído pelo vertical, opção que fazia com que a construção estivesse mais próxima do céu.

  • As janelas apareciam em grande quantidade.

  • A arte gótica ficou conhecida também como a “Arte das Catedrais”.

  • Há controvérsias quanto à denominação “gótica”: alguns autores ligam tal denominação com os Godos, os bárbaros mais conhecidos na Idade Média, também conhecidos pela habilidade como arquitetos. Porém, outros autores crêem que os humanistas do Renascimento tenham adotado o termo “gótico” como sinônimo de bárbaro, no sentido de origem da região de além-Alpes, por oposição a românico.


A arte gótica surgiu num contexto histórico muito importante: final do sistema feudal e início da criação das cidades, ascensão de novas categorias sociais dedicadas ao artesanato e ao comércio, consolidação do absolutismo (como na França e na Inglaterra) e forte influência do clero na vida social e política .

Catedral de Reims: verticalidade transparência demonstram as características do estilo gótico


Notre-Dame de Paris, fachada ocidental. O estilo gótico surgiu no século XII na França e daí estendeu-se pela Europa


É possível dizer que a arte gótica nasceu com as cidades, produto de uma sociedade dinâmica, em evolução. Os habitantes da cidade tiveram grande participação nas construções góticas e eram incentivados por dois motivos: religioso e orgulho cívico, pois a rivalidade entre as cidades era intensa, elas disputavam entre si.


ATIVIDADE AVALIATIVA: cidades, produto de uma sociedade dinâmica, em evolução. Os habitantes da cidade tiveram grande participação nas construções góticas e eram incentivados por dois motivos: religioso e orgulho cívico, pois a rivalidade entre as cidades era intensa, elas disputavam entre si.

O que será que a arquitetura de uma determinada cidade pode falar sobre ela? Elabore um texto, descrevendo a cidade medieval, apresentando seus aspectos principais. Como você imagina que poderia ser?

Data da entrega: 09/04/2010


REFERÊNCIAS: cidades, produto de uma sociedade dinâmica, em evolução. Os habitantes da cidade tiveram grande participação nas construções góticas e eram incentivados por dois motivos: religioso e orgulho cívico, pois a rivalidade entre as cidades era intensa, elas disputavam entre si.

LIVROS:

MELLO, Leonel Itaussu A.; COSTA, Luís César Amad. História Antiga e Medieval. São Paulo. Scipione.

ZENUN, Katsue Hamada; MARKUNAS, Mônica. História: Ensino Fundamental. Brasília. (Coleção RSE)

SITES:

www.suspesquisa.com.br

www.portalsaofrancisco.com.br


ad