1 / 23

Correção de textos

Correção de textos. Texto 1.

tanaya
Download Presentation

Correção de textos

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Correção de textos

  2. Texto 1 Esclarecemos, ainda, que a situação levou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE/RJ) a constituir um grupo especial com a Secretaria de Segurança, a Polícia Federal, o Comando Militar do Leste e a Polícia Rodoviária Federal, para atuar na campanha deste ano. Neste contexto, de invasão do mundo político pelo crime organizado, a Lei da Ficha Limpa ganha ainda maior relevância.

  3. correção • Neste contexto( retirar a vírgula) de invasão do mundo político pelo crime organizado, a Lei da Ficha Limpa ganha ainda maior relevância.

  4. Texto 2 Caraguatatuba passará a exigir ficha criminal de quem quizer ocupar algum imóvel na cidade na temporada.

  5. Correção • Caraguatatuba passará a exigir ficha criminal de quem quiser ocupar algum imóvel na cidade na temporada.

  6. Texto 3 Identifique os erros nos seguintes textos:a) Exemplo de ação de caratersocial que envolve os carteiros e tem tido grande recepitividade é o Papai Noel nos Correios. Desde 1997, quando se transformou em projeto corporativo, passou a ser desenvolvido em todas 28 diretorias regionais.  b) Em 2009, dois estados testaram um novo modelo para o projeto, segundo o qual só pode participar crianças que cursam até o último ano da 1.ª etapa do ensino fundamental (ou seja, até o 4.º ou 5.º ano) de instituições de ensino públicas (municipais, estaduais ou federais), além de crexes e abrigos.  c) A intenção é contribuir para o alcance do 2.º objetivo de desenvolvimento do milenio da ONU: educação basica de qualidade para todos.  d) Em 2009, os Correios receberam 1.981.000 cartas, de todos os estados brasileiros, sendo que 21% foi adotado e atendido, por pessoas, que desejavam colaborar para um Natal mais solidário.  e) Os presentes são recebidos nas agências e entregues em regiões carentes dos grandes centros urbanos, por carteiros ou outros empregados dos Correios, às crianças que escreveram as cartas

  7. resposta a) Correção: - caráter - receptividade b) Correção: podem participar - creches c) Correção: básica, milênio d) Correção: 21% foram adotadas – retirar vírgulas em “, por pessoas,” e)Falta ponto final e colocar vírgula antes do adjunto adverbial

  8. Texto 4 O trecho “Mas os dados escondem um retrato brasileiro que pede atenção: os homens continuam vivendo menos do que as mulheres.” pode ser reescrito, mantendo-se a correção gramatical e o sentido original do texto, da seguinte forma: Os dados porém, mascaram uma fasceta do país que devemos prestarmos atenção: as mulheres tem apresentado mais longevidade que os homens.

  9. Correção • "Os dados, porém, mascaram uma faceta do país a que devemos prestar atenção: as mulheres têm apresentado mais longevidade que os homens."

  10. Texto 5 Visto apenas pelo ângulo econômico, o problema da exploração da mão de obra infantil, é ao mesmo tempo reflexo e impecílio para o desenvolvimento. Quando crianças e adolescentes deixam de estudar para entrar precocemente no mercado de trabalho, trocam um futuro mais promissor pelo ganho imediato.

  11. Correção Visto apenas pelo ângulo econômico, o problema da exploração da mão de obra infantil é, ao mesmo tempo, reflexo e empecílio para o desenvolvimento. Quando crianças e adolescentes deixam de estudar para entrar precocemente no mercado de trabalho, trocam um futuro mais promissor pelo ganho imediato.

  12. Identifique o(s) erro(s) nas frases abaixo, corrija-o(s) e justifique: 1. Nas grandes cidades industriais, a população aspira a um ar poluído e insuportável. 2. Eles aspiram o cargo de presidente da empresa de saneamento básico. 3.Me esqueci de algumas passagens da minha infância.

  13. Correções 1. Tipo de erro: Regência verbal Erro: ‘ ... aspira a um ar poluído e insuportável.” Correção: “ ... aspira um ar poluído e insuportável.” Justificativa: O verbo aspirar, no sentido de respirar, inspirar, é transitivo direto. Não aceita a preposição a.

  14. Correções 2. Tipo de erro: Regência Verbal Erro: “ ... aspiram o cargo...” Correção: “ aspiram ao cargo...” Justificativa: O verbo aspirar, no sentido de pretender, desejar, é transitivo indireto e exige a preposição a.

  15. Correções 3. Tipo de erro: Colocação pronominal Erro: “Me esqueci de ...” Correção: “Esqueci-me de...” Justificativa: Não se inicia oração com pronome oblíquo átono.

  16. Identifique o(s) erro(s) nas frases abaixo, corrija-o(s) e justifique: 4. Os marinheiros, assim que o navio atracou no cais, desceram à terra. Saborearam um tutu a mineira, num restaurante aconchegante à cem metros dali, mais ou menos as sete horas da noite. 5. O diretor informou ao aluno de que sua nota havia sido adulterada. Se sentindo ofendido ele retornou a casa paterna.

  17. Correção 4. Tipo de erro: Crase Erro: “...desceram à terra” “ tutu a mineira” à cem metros dali” as sete horas da noite Correção: “...desceram a terra” “ tutu à mineira” “a cem metros dali” às sete horas da noite Justificativa: Não se usa crase diante da palavra terra, quando esta significar “chão firme” e estiver em oposição a “bordo”. Emprega-se crase nas locuções adverbiais femininas “tutu à mineira” Não se emprega crase diante de numerais. A não ser que indiquem horas. Emprega-se crase diante de numerais que indiquem horas.

  18. Correção 5. Tipo de erro: Regência Verbal / Crase / Colocação Pronominal Erro: “... informou ao aluno de que...” A frase apresenta dois objetos indiretos para o mesmo verbo. “ Se sentindo...” “ retornou a casa paterna” Correção: “ ... informou ao aluno que...” ou “ ... informou o aluno de que...” “ Sentindo-se...” “... retornou à casa paterna” Justificativa: O verbo informar é transitivo direto e indireto, necessita de um objeto direto e um objeto indireto, para completar-lhe o sentido. Não se inicia oração com pronome oblíquo átono. Usa-se o acento indicativo de crase quando a palavra “casa” vier caracterizada.

  19. 6. As vezes espanto-me com fatos corriqueiros. 7. Entregue à ela este documento e lhe diga para devolver as 14h em ponto, porque ainda não corrigi-o. 8. Alguém disse-me que o filme que ele assistiu é muito ruim, mas mesmo assim vou no cinema hoje. 9. Lembrei da data de seu aniversário, mas não esqueci-me o seu nome.

  20. Correção 6. Tipo de erro: Crase / Colocação Pronominal Erro: As vezes / espanto-me Correção: Às vezes me espanto Justificativa: Emprega-se crase nas locuções adverbiais femininas. Não se inicia oração com pronome oblíquo átono.

  21. Correção 7. Tipo de erro: Crase / Colocação pronominal Erro: Entregue à ela / lhe diga / as 14h / não corrigi-o Correção: Entregue a ela / diga-lhe / às 14h / não o corrigi Justificativa: Não se usa crase diante de pronome pessoal do caso reto; não se inicia oração com pronome oblíquo átono; emprega-se crase diante de numerais indicando horas; Palavras de sentido negativo atraem o pronome oblíquo átono para antes do verbo.

  22. Correção 8. Tipo de erro: Colocação pronominal / Regência Verbal Erro: Alguém disse-me / ... que ele assistiu / vou no cinema Correção: Alguém me disse / ... a que ele assistiu / Vou ao cinema. Justificativa: Pronome indefinido (alguém) atrai o pronome oblíquo átono para antes do verbo / O verbo assistir, com sentido de ver, presenciar é transitivo indireto e exige a preposição a / O verbo ir é intransitivo e rege a preposição a e não a preposição em.

  23. Correção 9. Tipo de erro: Regência verbal / Colocação Pronominal Erro : Lembrei da data / mas não esqueci-me o Correção: Lembrei a data / mas não me esqueci do seu nome Justificativa: O verbo lembrar é transitivo direto, não admite o uso da preposição de; o verbo lembrar-se é transitivo indireto e rege a preposição de e palavra de sentido negativo (não) atrai o pronome oblíquo átono para antes do verbo.

More Related