1 / 13

Mediana

Mediana. É um valor real que separa o rol em duas partes deixando à sua esquerda o mesmo número de elementos que a sua direita. Portanto, a mediana é um valor que ocupa a posição central em uma série. Notação: A mediana será denotada por md CÁLCULO DA MEDIANA 1º Caso) - Dados Brutos ou Rol

tam
Download Presentation

Mediana

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Mediana É um valor real que separa o rol em duas partes deixando à sua esquerda o mesmo número de elementos que a sua direita. Portanto, a mediana é um valor que ocupa a posição central em uma série. Notação: A mediana será denotada por md CÁLCULO DA MEDIANA 1º Caso) - Dados Brutos ou Rol Inicialmente devemos ordenar os elementos caso sejam dados brutos, obtendo o Rol. Em seguida determinamos o número n de elementos do Rol.

  2. 1.1 Se n é ímpar - O Rol admite apenas um termo central que ocupa a posição (n+1)º. O valor do elemento que ocupa 2 esta posição é a mediana. Exemplo: Determinar a mediana do conjunto: X: 2, 20, 12, 23, 20, 8, 12. Solução: Ordenando estes elementos obtemos o rol. X: 2, 8, 12, 12, 20, 20, 23. O número de elementos é n=7 (ímpar), a posição do termo central é (7+1)º=4º. 2 A mediana é o quarto elemento do Rol: md=12. O valor 12 deixa à sua esquerda e à sua direita o mesmo número de elementos, sendo, portanto, o elemento central da série.

  3. Quando lidamos com séries com um grande número de elementos, a quantidade de elementos à esquerda e à direita é aproximadamente 50% do total de elementos, o que conduz a seguinte interpretação genérica para a mediana: “50% dos valores da série são valores menores ou iguais a 12 e 50% dos valores da série são valores maiores ou iguais a 12”. 1.2 Se n é par - Neste caso, o rol admite dois termos centrais que ocupam as posições (n/2)º e (n/2+1) º. A mediana é convencionada como sendo a média dos valores que ocupam estas posições centrais. Exemplo: Determinar a mediana da série: X: 7, 21, 13, 15, 10, 8, 9, 13 Solução: Ordenando estes elementos, obtemos o rol: X: 7, 8, 9, 10, 13, 13, 15, 21. O número de elementos é n=8 (par).

  4. As posições dos termos centrais são: (8/2)º=4º e (8/2+1)º=5º. O elemento que ocupa a quarta posição na série é 10 e o elemento que ocupa a quinta posição é 13. Portanto, Interpretação: 50% dos valores do rol são valores menores ou iguais a 11,5 e 50% dos valores do rol são valores maiores ou iguais a 11,5. 2º Caso) - Variável discreta Se os dados estão apresentados na forma de uma variável discreta, eles já estão naturalmente ordenados. Assim, basta verificar se o número de elementos da série é ímpar ou par e aplicar o mesmo raciocínio do caso anterior.

  5. Para facilitar a localização dos termos centrais, construímos a freqüência acumulada da série. Exemplo: Determinar a mediana da série: Solução: O número de elementos da série é n=fi=23 (ímpar) Portanto, a série admite apenas um termo que ocupa a posição (23+1)º=12º. 2 Construindo a freqüência acumulada podemos localizar com facilidade o décimo segundo elemento da série.

  6. Note que o elemento que ocupa o primeira posição na série é 2. Em seguida aparecem quatro elementos iguais a 5. Estes elementos ocupam na série as posições de segundo e quinto. Depois aparecem mais 10 elementos iguais a 8 que ocupam na série as posições de 6º a 15º. Conseqüentemente, o elemento que ocupa a 12º posição vale 8, e podemos afirmar que md=8. Interpretação: 50% dos valores da série são menores ou iguais a 8 e 50% dos valores da série são maiores ou iguais a 8.

  7. Exemplo 2: Calcular a mediana da série: Solução: O número de elementos da série é 32 (par) e a série admite dois termos centrais que ocupam as posições (32/2)º=16º e (32/2+1)º=17º. Para localizar estes elementos, construímos a freqüência acumulada da série. fi=32

  8. As três primeiras posições da série são ocupadas por elementos iguais a 0. Da quarta à oitava posição os elementos são iguais a 1. Da nona a décima sexta posição os elementos são iguais a 2. Da décima sexta à vigésima sexta posição os elementos valem 3. Portando, o elemento que ocupa a décima sexta posição é 2 e o elemento que ocupa a décima sétima posição é 3 e, conseqüentemente, a mediana é: Interpretação: 50% dos valores da série são menores ou iguais a 2,5 e 50% dos valores da série são maiores ou iguais a 2,5.

  9. 3º Caso) - Variável contínua Se os dados estão apresentados na forma de uma variável contínua, o raciocínio anterior não pode ser utilizado, uma vez que mesmo identificada a posição da mediana na série, o valor do elemento da série que ocupa esta posição não é identificável. Utilizaremos um exemplo, para generalizar a fórmula de cálculo da mediana. Considere a distribuição de freqüência: O número de elementos da série é n=fi=19.

  10. A mediana, por definição, separa o número de elementos da série em dois grupos, contendo cada um deles 50% dos elementos. Portanto, a posição da mediana na série é n/2. No exemplo (19/2)º=9,5º. O valor decimal 9,5 indica que a mediana é um elemento posicionado entre o nono e o décimo elemento da série. Construiremos a freqüência acumulada para identificar em qual classe estão situados o nono e o décimo elemento da série. fi=19

  11. Note que o nono e o décimo elementos estão posicionados na terceira classe, o que indica que a mediana é um valor compreendido entre 9 e 12. A classe que contém a mediana será identificada como classe mediana. Este intervalo de três unidades contém oito elementos. Supondo que estes estão uniformemente distribuídos neste intervalo, então poderemos dividir este intervalo de modo proporcional à posição da mediana na série. Ou seja: 15-7 = 9,5-7. Simplificando, 3 x 8 = 9,5-7  x = 9,5-7 . 3 3 x 8 Portanto: md= 9+x  md= 9,9375 7º 9,5 15º 9 x md 12

  12. Observando a fórmula anterior : - 9 é o limite inferior da classe mediana - 9,5 é a metade dos elementos da série, isto é, n/2 - 7 é a freqüência acumulada da classe anterior à classe mediana - 8 é a freqüência simples da classe mediana - 3 é a amplitude do intervalo de classe, poderemos generalizar a fórmula de cálculo da mediana para variável contínua. onde: Imd- limite inferior da classe mediana n - número de elementos da série Fant - freqüência acumulada da classe anterior à classe mediana fmd - freqüência simples da classe mediana h - amplitude do intervalo de classe

  13. COMENTÁRIO : Devido às condições impostas na obtenção da fórmula da mediana, fica evidente que o valor obtido pela fórmula é um valor aproximado do verdadeiro valor da mediana da série.

More Related