1 / 19

METODOLOGIAS DE ENSINO DA MÚSICA

METODOLOGIAS DE ENSINO DA MÚSICA. O conteúdo desta apresentação Foi capturado do Sítio criado e desenvolvido por Diana Goulart Consultado em: 02/11/2005 Você encontra o texto completo em: http://www.dianagoulart.pro.br/english/artigos/dkos.htm.

talli
Download Presentation

METODOLOGIAS DE ENSINO DA MÚSICA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. METODOLOGIAS DE ENSINO DA MÚSICA

  2. O conteúdo desta apresentação Foi capturado do Sítio criado e desenvolvido por Diana Goulart Consultado em: 02/11/2005 Você encontra o texto completo em: http://www.dianagoulart.pro.br/english/artigos/dkos.htm Transformação do texto em programação visual Equipe MUSEAD/UFRGS

  3. Objetivos desse estudo: Analisar as contribuições dos pedagogos musicais Dalcroze, Kodaly, Orff e Suzuki com vistas ao seu aproveitamento como fundamento teórico para as aulas de música. Temas enfocados: I - Princípios gerais que norteiam o trabalho de Educação Musical II - Abordagem pedagógica para os diversos parâmetros musicais III - O conceito de musicalização empregado por cada autor

  4. Realizou seus estudos em Paris e no Conservatório de Genebra. Músico e compositor fluente, sua obra inclui algumas óperas, dois concertos para violino, três quartetos de cordas, peças para piano e muitas canções. Escreveu também livros pedagógicos. Desenvolveu o sistema Dalcroze Eurhythmics de treinamento Musical. Objetivo da Eurhythmics: Através do ritmo, criar uma corrente de comunicação rápida, regular e constante entre o cérebro e o corpo, transformando o sentido rítmico numa experiência corporal, física. Émile Jaques-Dalcroze (1865 -1950)Suísso

  5. Euritmia de Dalcroze Euritmia significa literalmente “bom ritmo” (de eu = bom, rhythm = fluxo, rio ou movimento). A Euritmia de Dalcroze estuda todos os elementos da música através do movimento, partindo de três pressupostos básicos: 1. Os movimentos usados na Euritmia são improvisados pelos próprios alunos e não propostos pelo professor. 2. A dança é uma arte em si mesma; 3. A euritmia é um meio para se atingir a plena musicalidade.

  6. Euritmia de Dalcroze Princípios Todos os elementos da música podem ser experimentado (vivenciados) através do movimento. Todo som musical começa com um movimento portanto o corpo, que faz os sons, é o primeiro instrumento musical a ser treinado. Há um gesto para cada som e um som para cada gesto. Cada um dos elementos musicais - acentuação, fraseado, dinâmica, pulso, andamento, métrica - pode ser estudado através do movimento.

  7. Seu trabalho de pesquisa inicia em 1905 juntamente com com o compositor Béla Bartók, Kodály imita as formas, harmonias, ritmos e melodias da música folclórica húngara. Zoltán Kodály (1882-1967) Húngaro Suas composições mais apreciadas: Psalmus Hungaricus (1923), para tenor, coro e orquestra; a ópera Háry János (1926); Dances of Galánta (1933), para orquestra; e a Missa Brevis (1945).

  8. A proposta de Kodály Kodály defende que a música desenvolve o intelecto, as emoções e personalidade do homem. A música é um alimento espiritual, por esse motivo ser para todos e não para poucos escolhidos. A educação musical deve começar com a língua musical nativa (“musical mother tongue”), que para ele era a canção folclórica e, a partir dela, chegar à compreensão da literatura musical. Considerava o canto como fundamento da cultura musical: para ele, A voz é o modo mais imediato e pessoal de nos expressarmos em música. O canto seria o fundamento da cultura musical.

  9. Realizou seus estudos de música e regência. Muito ligado ao teatro, à literatura e à educação Em 1924, fundou a escola Günther School, juntamente com a dançarina Dorothea Günther. Ensinava música, dança e ginástica para crianças. Carl Orff (1895-1982) – Alemão Trabalhos mais conhecidos como compositor: Carmina Burana (1937), a ópera Die Kluge (The Clever Woman, 1943) e a peça musicada Antigonae (1949).

  10. A proposta de Orff O trabalho de Orff é baseado em atividades lúdicas infantis como cantar, dizer rimas, bater palmas, dançar e percutir em qualquer objetos que possam produzir sons. Enfatizava o uso de sons e gestos corporais para expressar o ritmo, e a voz como primeiro e mais natural dos instrumentos Somente depois dessas experiências a criança deveria ser encaminhada para a leitura e escrita musical. O material básico do método Orff são os poemas, rimas, provérbios, jogos, ostinatos (padrão rítmico, falado ou cantado, que se repete), canções e danças tradicionais folclóricas. O método Orff destina-se a todas as crianças, desmistificando a idéia de talento musical.

  11. Os instrumentos especiais para o Método Orff O método de ensino da música para crianças proposto por Carl Orff “Schulwerk Music for Children” (1930-33) começa com padrões rítmicos simples e progride até as peças complexas para conjuntos de xilofones, blocos de madeira, tambores e outros instrumentos de percussão.

  12. Estudou violino no Japão e na Alemanha. Em 1946, ele lançou o Movimento de Educação para o Talento no Japão. Sua premissa é que todo indivíduo possui talentos que podem ser desenvolvidos pela educação. O método Suzuzi baseia-se na observação do modo rápido e natural como as crianças pequenas aprendem a língua materna. Sua primeira escola, fundada em 1950 em Nagano, viu surgirem em curto prazo vários violinistas famosos. Shin'ichi Suzuki (1898-1998 )

  13. A proposta de Suzuky Suzuki defende que a música enriquece todo a vida da criança, promoverndo amplo desenvolvimento. O trabalho musical desenvolve a atenção global da criança e suas sensibilidades auditivas, visuais e kinestésicas (sensações corporais). Os professores que usam o método Suzuki têm a forte convicção de que toda criança tem um potencial ilimitado. Suziki enfaliza mais a observação visual e auditiva de modelos do que as explicações verbais. Após a aquisição das habilidades básicas no instrumento é que a criança recebe lições de teoria musical e leitura. Os pais acompanham seus filhos às aulas de música e recebem instruções sobre como proceder para orientar os estudos em casa.

  14. A proposta de Suzuky O método Suziki trabalha com peças ocidentais barrocas e clássicas (por oferecerem padrões claros), deixando de lado os autores contemporâneos. Também Inclui o folclore nacional no repertório musical. Em cada nível de adiantamento, Suziki propõe que a criança tenha a capacidade de tocar com fluência e boa sonoridade, evitando a repetição fria ou sem expressão.

  15. Musicalização diz respeito ao relacionamento do aprendiz com a essência da música. Trata-se da forma como é vivenciada a experiência musical, independente de execução ou teorização. É o objetivo mais básico de cada proposta educacional. O conceito de Musicalização

  16. Musicalização Como a música é viveniada em cada Método Dalcroze: Explora todos os modos de aprendizagem: auditivo, Kinestésicos, visual. Busca melhor coordenação entre olhos, ouvidos, mente e corpo. Euritmia = bom movimento: não há som sem movimento Kodály: Desenvolve ouvido interno; solfejo relativo; alfabetização musical Orff ― Aprendizado pela atividade criativa; música elemental (canto, fala, movimento, ritmo, dança) - método holístico. Suzuki ― Aprendizado pela imersão e pela identificação com os pais, mestres e amigos - papel preponderante da família

  17. Dúvidas: Algumas definições Musicalização –diz respeito ao relacionamento do aprendiz com a essência da música. Trata-se da forma como é vivenciada a experiência musical, independente de execução ou teorização. É o objetivo mais básico de cada proposta educacional. Aspectos teóricos - refere-se à conscientização intelectual da música, à aquisição de conhecimentos específicos da linguagem musical, tais como a leitura e a escrita, as noções de forma, escalas, modos, harmonia, etc. Execução - trata da prática musical - técnica e interpretação do repertório proposto, seja no instrumento escolhido ou na voz. Composição/improvisação - trata da produção musical, sua relação com a criatividade e com a improvisação (que vem a ser uma composição instantânea). Repertório Inicial - trata da escolha do material básico e recomendado para estudo, bem como sua forma de apresentação e gradação sugerida. Trata-se da forma como é vivenciada a experiência musical, independente de execução ou teorização. É o objetivo mais básico de cada proposta educacional.

  18. Revisão: O que há de comum nas quatro propostas de Educação Musical? Quais princípios você considera adequado para a orientação das atividades musicais em sala de aula?

  19. O conteúdo desta apresentação Foi capturado do Sítio criado e desenvolvido por Diana Goulart Consultado em: 02/11/2005 Você encontra o texto completo em: http://www.dianagoulart.pro.br/english/artigos/dkos.htm

More Related