Curso de auxiliar em sa de bucal
This presentation is the property of its rightful owner.
Sponsored Links
1 / 13

CURSO DE AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL PowerPoint PPT Presentation


  • 74 Views
  • Uploaded on
  • Presentation posted in: General

CURSO DE AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL. ALUNA: KÉLI CRISTINA RADAELLI DISCIPLINA: INFORMÁTICA APLICADA I. Sorriso saudável é reflexo de corpo sadio e da diminuição dos riscos de problemas respiratórios.

Download Presentation

CURSO DE AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Presentation Transcript


Curso de auxiliar em sa de bucal

CURSO DE AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL

ALUNA: KÉLI CRISTINA RADAELLI

DISCIPLINA: INFORMÁTICA APLICADA I


Curso de auxiliar em sa de bucal

Sorriso saudável é reflexo de corpo sadio e da diminuição dos riscos de problemas respiratórios

O sorriso é o seu cartão de visitas, e não há nada que deixe um rosto mais bonito que um sorriso saudável e branco.


Curso de auxiliar em sa de bucal

COMO PREVENIR DOENÇAS PERIODONTAIS

Basta utilizar uma escova macia, NÃO escovar num sentido para traz e frente com muita pressão, mas SIM escovar com a escova numa inclinação de 30 graus e com movimento circulatório em cada dente. Uma lavagem de dentes deve demorar 2 minutos. Doença periodontal (ou Periodontite) é uma doença infecto-inflamatória que acomete os tecidos de suporte (gengiva) e sustentação (cemento, ligamento periodontal e osso) dos dentes, caracteriza-se pela perda de inserção do ligamento periodontal e destruição dos tecido ósseo adjacente. A evolução deste processo leva à perda dos dentes, pois o comprometimento e a destruição, pela ação bacteriana, acúmulo de tártaro e inflamação destas estruturas colaboram para a formação de bolsas periodontais que levam á mobilidade dentária. Para se evitar a doença deve-se manter sempre bem limpos e higienizados os dentes e a região onde ela se instala, e se consultar com um dentista regularmente. Esta doença tem o seu desenvolvimento mais acelerado em paciente diabéticos, imunossuprimidos e fumantes.


Curso de auxiliar em sa de bucal

Que este Natal e Ano Novo sejam mais do que confraternizações porque todos os momentos, em especial este novo ano, deverão ser iluminados, abençoados e que os 365 dias, sejam vividos na sua totalidade. Já que Natal significa: NASCER, nasçamos então dia 25, para que os doze vinte e cinco vindouros, sejam a busca da paz, conquista, compreensão, reflexão, prosperidade. Feliz Natal e Ano Novo!


Curso de auxiliar em sa de bucal

COMO PREVENIR O APARECIMENTO DE CÁRIES

Controlando os fatores que podem ajudar no aparecimento das lesões de cárie. Dentre esses fatores, podem ser citados: evitar a ingestão de alimentos açucarados – caso não seja possível, você deve ingeri-los junto às principais refeições – e limpar os dentes de maneira adequada, utilizando escova, fio dental e pasta de dente com flúor. O flúor é um importante auxiliar no combate à cárie pois previne a desmineralização, isto é, a saída de minerais do dente e favorece a remineralização, que é a entrada de minerais em pequenas lesões de cárie (lesões de manchas brancas ou acastanhadas opacas), antes que elas se tornem cavidades. A limpeza deve ser realizada sempre após as principais refeições e antes de dormir. É importante visitar seu dentista regularmente para que ele possa, através do exame clínico, controlar sua saúde bucal e orientar sobre qualquer dúvida que possa surgir com relação à mesma.


Curso de auxiliar em sa de bucal

COMO EVITAR O EDENTULISMO

A falta de dentes que muitas das pessoas apresentam deve-se, essencialmente, à progressão da cárie dentária e das doenças periodontais, ao longo da vida. A progressão da cárie dentária leva à destruição dos dentes e a progressão das doenças periodontais levam à destruição dos tecidos de suporte dos dentes (gengivas, osso alveolar e ligamento que une o dente ao osso). Estas doenças têm um fator causal comum – a placa bacteriana.

As práticas adequadas de higiene oral, como a escovação dos dentes e a limpeza interdentária, removem a placa bacteriana. Estas práticas diárias, que se recomendam a todas as pessoas, desde o nascimento dos primeiros dentes, são as que mais contribuem para a manutenção dos dentes durante toda a vida, e consequentemente, para a manutenção de uma boa saúde oral.


Curso de auxiliar em sa de bucal

IMPORTÂNCIA DA ASB

A otimização e a potencialização do trabalho dos Cirurgiões Dentistas, viabilizadas, principalmente, pela redução do cansaço visual e fadiga deste; a economia de tempo e movimento através de um trabalho a quatro, seis e até oito mãos; a redução do “stress” profissional e das doenças ocupacionais e, a eficiência no cumprimento de Protocolos de Biossegurança, justificam plenamente a inserção desses profissionais na Equipe de Saúde Bucal, tornando viável um melhor custo-benefício com melhor e maior cobertura e melhor qualidade do serviços oferecidos e executados para os usuários do Sistema Público de Saúde e para os clientes das clínicas e consultórios privados.


Curso de auxiliar em sa de bucal

ATRIBUIÇÕES DA ASB

O Auxiliar em Saúde Bucal pode exercer as seguintes atividades que são permitidas por Lei:

organizar e executar atividades de higiene bucal;

processar filme radiográfico;

preparar o paciente para o atendimento;

auxiliar e instrumentar os profissionais nas intervenções clínicas, inclusive em ambientes hospitalares;

manipular materiais de uso odontológico;

selecionar moldeiras;

preparar modelos em gesso;

registrar dados e participar da análise das informações relacionadas ao controle administrativo em saúde bucal;

executar limpeza, assepsia, desinfecção e esterilização do instrumental, equipamentos odontológicos e do ambiente de trabalho;

realizar o acolhimento do paciente nos serviços de saúde bucal;

aplicar medidas de biossegurança no armazenamento, transporte, manuseio e descarte de produtos e resíduos odontológicos;

desenvolver ações de promoção da saúde e prevenção de riscos ambientais e sanitários;

realizar em equipe levantamento de necessidades em saúde bucal; e,

adotar medidas de biossegurança visando ao controle de infecção.


Curso de auxiliar em sa de bucal

A IMPORTÂNCIA DO FLÚOR

O flúor administrado por via oral ajuda a fortalecer os dentes enquanto se formam

·  O flúor regulado na água potável proporciona ótimos níveis desse elemento

·As áreas onde a água potável não é fluorada podem ser prescritos suplementos de flúor

·  O flúor administrado de forma tópica fortalece os dentes assim que formam

· Estão disponíveis tratamentos tópicos com flúor aplicados profissionalmente ou sob receitas, tal como espumas, géis, enxágues bucais e esmaltes fluorados

· Produtos com flúor vendidos sem receita, podem ser obtidos através de enxágue bucal, gel e pasta dental fluorada.


Curso de auxiliar em sa de bucal

  • MALEFÍCIOS DO CIGARRO

Com mais de cinco mil substâncias nocivas a saúde, a fumaça do cigarro afeta todas as partes do corpo, desde a pele até os órgãos internos. A boca, área que entra em contato direito com os produtos fumígenos, também sofre com os malefícios do tabaco. Os fumantes têm duas vezes mais chances de perder dentes, as glândulas salivares ficam inflamadas, o mau hálito é persistente e o fumo causa doenças que atingem as gengivas e ossos do entorno dos dentes.

PARE DE FUMAR

As substâncias químicas presente no cigarro são responsáveis pelo ressecamento da boca, o que prejudica a atuação dos anticorpos presentes na saliva e favorece o surgimento de cáries. A cor amarelo-acastanhada dos dentes é resultado da impregnação de nicotina e alcatrão em suas estruturas. "A coloração escura compromete a estética bucal e a saúde dos dentes, que perdem sua proteção natural e podem ser perdidos de maneira prematura. Já os problemas na gengiva são provocados pela má circulação de sangue na região", explica.


Curso de auxiliar em sa de bucal

VANTAGENS DO IMPLANTE DENTÁRIO

Após a perda de um dente, a melhor opção para repô-lo é por meio de um implante dentário. O implante apresenta diversas vantagens em relação às demais alternativas de tratamento, entre elas:

-Os dentes vizinhos permanecem intactos

-O dente é preso somente no implante o que possibilita a utilização do fio dental como em um dente natural

-Resultados estéticos e funcionais excelentes

-Rapidez e praticidade no tratamento pois as peças utilizadas são pré-fabricadas (4 sessões)

-Não sofre de doenças como cáries e infiltrações

-Em alguns casos é possível instalar um dente provisório logo em seguida da colocação do implante

-A instalação de um implante paralisa o processo de atrofia óssea que ocorre em regiões desdentadas


Curso de auxiliar em sa de bucal

  • CLAREAMENTO DENTAL

Oclareamento dental pode ser realizado para clarear dentes hígidos, perfeitos, sem nenhuma restauração em resina composta e também em dentes com pequenas restaurações estéticas em resina composta. Porém os géis clareadores não exercem nenhum efeito sobre as resinas ou porcelanas. As únicascontra-indicações para o clareamento são para gestantes e pacientes com doenças gengivais, cárie ou qualquer outra patologia bucal.

Para a maioria dos pacientes, os dentes podem ser clareados de três maneiras: 1. Em consultório: mínimo de duas a três sessões de 60 minutos cada (para manchas genéticas), com géis clareadores à base de peróxido de hidrogênio a 35%, ativados ou não por Laser ou Led. 2. Em casa através do uso de uma moldeira pré fabricada na qual o cliente coloca um gel clareador à base de peróxido de carbamida (nas concentrações de 10, 15 ou 20%), por um período mínimo de 14 dias ou noites, dependendo do grau de manchamento dos dentes. 3. Associação das duas técnicas acima citadas, com uma sessão em consultório + 7 a 10 dias usando moldeira + gel à base de peróxido de carbamida. Das 3 técnicas citadas, esta é a que apresenta os melhores resultados pois envolve o acompanhamento do profissional e os recursos necessários para bons resultados.


Curso de auxiliar em sa de bucal

ENDODONTIA – TRATAMENTO DE CANAL

Ele é indicado nos seguintes casos:1 - Quando a dor de dente se torna persistente ou intensa.2 - Quando o dentista diagnostica a necrose do nervo dental, acompanhado ou não de inchaço.3 - Por motivos protéticos, ou seja, quando o dente necessita de próteses, pinos intra-canais e etc.4 - O profissional,após uma adequada anestesia, remove o nervo dental, promove a desinfecção por de linasindodônticas e irrigação química, alargando o interior destes condutos e por fim a obstrução ou o isolamento dos canais.5 - Com isso o dente fica pronto para receber um tratamento restaurador ou protético, restabelecendo a estética e função da anatomia.


  • Login