1 / 14

INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO

INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO. IrDA Bluetooth. Trabalho elaborado por: Helder Rodrigues. Introdução IrDA. A transmissão de dados sem fio (“Wireless”), está tornando-se possível entre computadores pessoais e periféricos através de IrDA (infravermelho). Histórico IrDA.

sorcha
Download Presentation

INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO IrDA Bluetooth Trabalho elaborado por: Helder Rodrigues

  2. Introdução IrDA A transmissão de dados sem fio (“Wireless”), está tornando-se possível entre computadores pessoais e periféricos através de IrDA (infravermelho).

  3. Histórico IrDA As comunicações Infravermelhas de IrDA foram desenvolvida por uma associação infravermelha que cria e promove os padrões que superam um walk-up, ponto da inter-conexão dos dados do custo interactivamente baixos para apontar o modelo do usuário.

  4. Barramento Infravermelho IrDA Este canal de comunicação caracteriza-se por não utilizar fios para conectar diferentes dispositivos, sendo classificado como “Wireless”, ou seja, sem fio é padronizado pela IrDA (Infrared Data Association).

  5. CaracterísticasIrDA A transferência é feita na forma de pacotes de dados enviados sequencialmente (serial). Assim como as portas seriais convencionais, a transmissão inicia-se com 1 bit de start, seguindo de 1 Byte de dados, 1 bit de paridade, encerrando a transferência do pacote com 1 bit de parada.

  6. PadrõesIrDA Os padrões de IrDA foram desenvolvidos rapidamente (comparando com os outros padrões), e a informação no protocolos de IrDA não alcançou ainda cada canto do universo encaixado dos sistemas.

  7. Aplicação IrDA Os protocolos de comunicação tratam de edições, geralmente em camadas. Um protocolo de IrDA visa particularmente as comunicações infravermelhas do ponto e as aplicações necessárias para cada ambiente.

  8. Conclusão IrDA Como conclusão, podemos observar que existe a possibilidade de que a comunicação entre o computador e seus periféricos, a ligação de computadores em rede, possa ser realizada sem o uso de fios, utilizando-se desta nova tecnologia que é a conexão por infra vermelho (IrDA), que possui taxas de transferência que varia desde 9.600b/s à 4Mb/s.

  9. IntroduçãoBluetooth Recentemente uma nova tecnologia Wireless tem sido desenvolvida capacitando dispositivos electrónicos como PCs, notebook’s, PDAs, telefones celulares, modems, impressoras e outros, se comunicarem a curta distância sem a utilização de cabos. Essa nova tecnologia é denominada Bluetooth, a qual vem ganhando suporte de importantes fabricantes como IBM, Ericson, Nokia, Toshiba, Microsoft, Intel e muitos outros.

  10. Tecnologia Bluetooth Bluetooth é uma especificação aberta (royalty free) de uma tecnologia padrão para comunicação sem fio ad hoc, de curto alcance e baixo custo, através de conexões de rádio. Por meio dessa especificação, os usuários poderão conectar uma ampla variedade de dispositivos fixos (PCs, impressoras, mouse, teclado, scanners, etc.) e móveis (laptops, PDAs, telefones celulares, etc.) de uma forma bastante simples, sem a necessidade de utilizar cabos de ligação.

  11. História Bluetooth Em 1998, cinco empresas, a Ericsson, a Nokia, a IBM, a Intel e a Toshiba, formaram o consórcio denominado Bluetooth SIG (Special Interest Group) com o objectivo de expandir e promover a tecnologia Bluetooth e estabelecer um novo padrão industrial. A escolha do nome é uma homenagem ao unificador da Dinamarca, o rei Harald Blatand, mais conhecido como Harald Bluetooth.

  12. Redes Bluetooth A especificação Bluetooth visa a criação de um sistema de rádio ad hoc. Num sistema ad hoc não há diferença entre as unidades de rádio, ou seja, não há distinção entre estações base e terminais como nas redes convencionais de sistemas de telefonia celular.

  13. Comunicação entre piconets Um nó pode participar de diferentes piconets utilizando a técnica de time division multiplexing (TDM) [4]. Isto é, um nó pode participar sequencialmente de diferentes piconets, sendo que este pode somente estar activo em uma piconet por vez.

  14. FIM

More Related