Reforma ortogr fica
Sponsored Links
This presentation is the property of its rightful owner.
1 / 14

Reforma Ortográfica PowerPoint PPT Presentation


  • 58 Views
  • Uploaded on
  • Presentation posted in: General

Download Presentation

Reforma Ortográfica

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Presentation Transcript


Desde o dia 1ª de janeiro de 2009 entraram em vigor no Brasil as novas regras ortográficas da língua portuguesa. Resultado de acordo envolvendo os oito países que falam português (Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Timor Leste) , a reforma visa a simplificação da grafia e a unificação das regras do idioma. A reforma ortográfica, que atinge apenas 2% da escrita, deixa praticamente intactas as regras de acentuação gráfica, mas suprime o trema, simplifica as regras do hífen e elimina as consoantes mudas, como a letra "c" da palavra exacto.

Reforma Ortográfica


A reforma começou em 1990, mas sua implantação é lenta. É preciso que os países ratifiquem as mudanças como fez o Congresso Nacional brasileiro. Em 2007, o Ministério da Educação do Brasil começou a preparar as mudanças nos livros didáticos e pretende que elas estejam totalmente implantadas em 2009. As maiores resistências à reforma vieram de Portugal, justamente o país que deve ter mudanças mais significativas. Os portugueses só ratificaram o acordo em maio de 2008.


Há muita gente que rechaça a unificação, dizendo que há coisas mais importantes a fazer. Quem defende argumenta que o português é, das línguas mais faladas no mundo, a única que ainda não está unificada.


No Brasil, a reforma ortográfica foi oficializada no dia 29 de setembro de 2008, pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva. De acordo com a resolução, as duas grafias (a antiga e a nova) continuarão valendo até dezembro de 2012. Ou seja, até lá ambas valem no vestibular, nas provas de escolas, nos concursos públicos.


Alfabeto

Trema

Acentuação

Hífen

Ortografia

O que foi reformado?


A B C D E F G H I J K L M N

O P Q R S T U V W X Y Z

Alfabeto


Trema ("): os dois pinguinhos colocados sobre a letra u para indicar a variação de pronúncia dos grupos gue, gui, que e qui foram abolidos. Mas a pronúncia das palavras que levavam trema continua a mesma. O trema permanece apenas em nomes, palavras estrangeiras e suas derivadas (Müller, mülleriano)

Trema


Paroxítonas com os ditongos abertos éi e ói perdem o acento.

IDÉIA => IDEIA

BÓIA => BOIA

Obs. > As oxítonas continuam acentuadas (Chapéu)

Acentuação


Paroxítonas com i e u tônico depois de ditongo não levam mais acento

FEIÚRA => FEIURA

Acentuação


Hiatos: palavras terminadas em êem e ôo(s) perdem o acento circunflexo

VÔO => VOO

Acentuação


Acentos diferenciais: palavras homógrafas perdem o acento

PÁRA => PARA

Acentuação


Acentos diferenciais que distinguem tempo verbal e singular e plural de verbos permanecem

PODE e PÔDE

TEM e TÊM

Acentuação


Permanece o acento diferencial da preposição por e do verbo pôr

É facultativo o uso de acento circunflexo diferencial nas palavras forma/fôrma.

Acentuação


Verbos terminados em guar, quar e quir, que admitem duas pronúncias em algumas formas do presente do indicativo, presente do subjuntivo e do imperativo, levam acento se forem pronunciados com a e i tônicos:

EU ENXÁGUO e EU ENXAGUO

Acentuação


  • Login