1 / 8

DISCIPLINA: BIOLOGIA PROFESSORA: VERBENA SANTOS ARAÚJO SÉRIE: 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

INÍCIO. INTRODUÇÃO. TAREFA. PROCESSO. DISCIPLINA: BIOLOGIA PROFESSORA: VERBENA SANTOS ARAÚJO SÉRIE: 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ENTREGA E APRESENTAÇÕES: 08/04/2011. FONTES. AVALIAÇÃO. CONCLUSÃO. CRÉDITOS. VIVO OU NÃO VIVO?

Download Presentation

DISCIPLINA: BIOLOGIA PROFESSORA: VERBENA SANTOS ARAÚJO SÉRIE: 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. INÍCIO INTRODUÇÃO TAREFA PROCESSO DISCIPLINA: BIOLOGIA PROFESSORA: VERBENA SANTOS ARAÚJO SÉRIE: 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ENTREGA E APRESENTAÇÕES: 08/04/2011 FONTES AVALIAÇÃO CONCLUSÃO CRÉDITOS

  2. VIVO OU NÃO VIVO? Mesmo crianças pequenas percebem a diferença entre uma borboleta ou uma formiga, e uma pedra ou um pouco de areia, por outro. Um dos critérios mais imediatos para dizer se algo e vivo ou não vivo é o movimento próprio: borboletas e formigas se movem espontaneamente; uma pedra, só se for empurrada ou jogada. Um pé de alface não tem, aparentemente, movimentos próprios: é por isso que, quando se fala em seres vivos, a maioria das pessoas pensa nos animais. No entanto, as plantas também são seres vivos, já que, da mesma forma que os animais, elas crescem, produzem descendentes e até se movimentam, embora de forma lenta e imperceptível. Há também seres vivos microscópicos, como as bactérias e os fungos, nos quais os movimentos inexistem ou não são percebidos. Mesmo assim, esses pequenos organismos são considerados vivos, já que eles crescem e se reproduzem como os seres vivos maiores

  3. tarefa • Os alunos deverão se organizar em pequenos grupos de CINCO componentes e realizar duas Tarefas. • Criar uma PARÓDIA musical com o tema: Características Gerais dos Seres Vivos. Os alunos deverão criar uma letra inédita como o tema citado acima, quanto a melodia poderá usar uma música já conhecida escolhida por eles, mas se quiser podem também criar uma melodia nova.  • Criação de um JOGO DIDÁTICO criativo sobre o tema: Substâncias nos Seres Vivos, abordando as substâncias orgânicas e/ou inorgânicas. O joguinho deverá ser confeccionado com material reciclado e deverá conter as todas as instruções. Deverá estar embalado em caixa de madeira ou outra embalagem adaptada, devidamente identificado com o nome do grupo, escola, série e turma.

  4. processo PARA A PRIMEIRA TAREFA: • Os alunos deverão escolher uma música conhecida pelo grupo para que seja utilizada o ritmo da canção,e a partir desse ritmo ser montada uma letra pelos alunos. •  O grupo também terá a liberdade de poder criar seu próprio ritmo e letra. •  A letra não poderá fugir do tema sugerido descrito características gerais dos seres vivos. •  Poderá ser utilizado pelo grupo, instrumentos musicais para sua apresentação, dança ou apenas cantar a canção. PARA A SEGUNDA TAREFA: • Os alunos deverão montar um jogo didático visando o assunto: substâncias orgânicas e inorgânicas nos seres vivos. • Os alunos terão a opção de utilizar recortes do conteúdo ou utilizá-lo todo. • Como todo jogo didático, as instruções e todo o material adaptado para o jogo, deverá constar na caixa do mesmo • A caixa do jogo deverá estar devidamente identificada com um nome fictício, criado pelo grupo, e fechada para evitar a perda das peças. • Os nomes dos integrantes deverão constar na embalagem. • A finalidade dessa tarefa é construir um acervo de jogos didáticos para serem distribuídos nas escolas públicas da cidade de Campina Grande, para serem utilizados pelos alunos carentes.

  5. fontes • http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Seresvivos/Ciencias/Caracteristicasgerais.php • http://www.portalimpacto.com.br/docs/01Wagner1ANOAula02CaracteristicasGeraisdosSeresVivos.pdf • http://www.universitario.com.br/celo/topicos/subtopicos/citologia/bioquimica/caracteristicas_gerais.html • http://www.todabiologia.com/ecologia/seres_vivos.htm • http://www.brasilescola.com/quimica/substancias-naturais.htm • LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO DE DIVERSOS AUTORES COMO: Sônia Lopes, Amabis, Wilson Roberto Paulino, César e Cezar • Seu livro didático também é uma excelente alternativa

  6. avaliação Serão distribuídos 1,0 ponto na primeira tarefa (paródia) e 1,0 ponto na segunda tarefa (jogo didático). Somando um total de 2,0 pontos na média final do primeiro bimestre. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA PRIMEIRA TAREFA: • Será analisado a criatividade do grupo; • Se a letra da canção, esta de acordo com o tema proposto; • A música deverá passar informação de maneira clara e objetiva, para quem as ouça consiga compreender a mensagem a ser passada; • Pontualidade com a data de entrega do trabalho. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA SEGUNDA TAREFA: • Será avaliado a qualidade do material elaborado pelos alunos; • Criatividade do grupo; • Pontualidade com a data de entrega do trabalho; • Fidelidade ao tema proposto.

  7. conclusão A intenção do projeto BioArtes é transformar os conceitos estudados na Biologia em prática, através de atividades lúdicas e diferenciadas da dinâmica da sala de aula, promovendo uma relação mais próxima do abstrato com a realidade, provocando curiosidade e despertando maior interesse com as temáticas estudadas em sala de aula. A necessidade de se iniciar projetos que promovam a interdisciplinaridade e direcionem as temáticas sugeridas ao mais próximo do real, trazendo à tona conceitos relevantes e propostas inovadoras com metodologias diferenciadas, é urgente. E, colocar o aluno da escola particular em contato direto com o da escola pública, na troca de conhecimentos, é outro diferencial do projeto Bioartes, levando esse conhecimento para além dos muros da escola. Outro ponto importante dentro desse projeto é atentar os nossos alunos e seus pais, sobre a importância de estarmos atualizados com a tecnologia como forma de ensino, nós professores temos sempre a missão de estar atualizados no que diz respeito a criatividade de dar aula e criar cada vez mais, métodos de ensino que prendam a atenção os alunos, para que a aula não seja monótona e que o aluno possa interagir com a atividade ao invés de apenas assistir a ela. A Webquest nesse projeto tem um papel importante; basta que nós professores saibamos utilizá-la de modo minucioso para que possamos passar a informação correta de como utilizar este meio tão atraente para os alunos de hoje como forma de ensino. Por isso, acredito que os resultados serão fantásticos, haja vista, que os jovens possuem boa criatividade e quando motivados, sempre surpreendem.

  8. créditos PROFESSORA: VERBENA S. ARAÚJO Bióloga e Especialista em Gestão e Análise Ambiental – UEPB Enfermeira, Especialista em Gestão de Saúde e Mestre em Enfermagem - UFPB

More Related