Uniminas
This presentation is the property of its rightful owner.
Sponsored Links
1 / 23

Uniminas PowerPoint PPT Presentation


  • 79 Views
  • Uploaded on
  • Presentation posted in: General

Uniminas. Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional. Aluna: Ivoneide Pereira da costa. Prof ª: Gilca Vilarinho. Setembro de 2005. Projeto. Educom. Onde Surgiu e Onde foi desenvolvido ?.

Download Presentation

Uniminas

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Presentation Transcript


Uniminas

Uniminas

Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional

Aluna: Ivoneide Pereira da costa

Prof ª: Gilca Vilarinho

Setembro de 2005


Uniminas

Projeto

Educom


Uniminas

Onde Surgiu e Onde foi desenvolvido ?

Originou-se do 1º Seminário Nacional de Informática na Educação realizado na Universidade de Brasília em 1981. Como eram caros e restritos á informática educacional foi desenvolvida em escolas particulares e em pouquíssimas universidades.


Uniminas

As primeiras entidades que participaram da pesquisa na educação brasileira foram: UFRJ, UNICAMP e UFRGS.Suas Metas foi a de desenvolver a pesquisa do uso educacional para melhor aprendizado do aluno; e a outra foi de levar computadores para escolas públicas, para que obtenham as mesmas oportunidades oferecidas em escolas particulares.


Uniminas

Em 1984, o Centro de Informática do MEC, foi reestruturado para assumir a coordenação do projeto, e responsabilidade de implementá-lo, coordenar-lo e supervisioná-lo, inclusive mante-lo financeiramente para sua operacionalização. O EDUCOM é um projeto de pesquisa voltado para as escolas de 2º grau, e está interessada no desenvolvimento de novas metodologias de ensino.


Uniminas

Projeto

Formar


Uniminas

Em 1987, foi criado por recomendação do Comitê Assessor de Informática e Educação do Ministério da Educação - CAIE/MEC, sob a coordenação do NIED/UNICAMP, e ministrado por pesquisadores e especialistas dos demais centros-piloto integrantes do projeto EDUCOM.


Uniminas

Foram realizados três cursos para a formação de profissionais e com isso, atingiu cerca de 150 educadores provenientes das secretarias estaduais e municipais, escolas técnicas, profissionais de educação especial e também professores universitários interessados na implantação de outros centros.


Uniminas

Os professores formados projetavam e implantavam, junto à sua Secretaria de Educação um CIEd – Centro de Informática Educativa, com apoio técnico e financeiro do Ministério da Educação. Os CIEd estavam voltados para a implantação de centros de informática educativa para atender as escolas de 1º e 2º graus, e as escolas técnicas federais, além de jornadas de trabalho para o estabelecimento da política educacional para a área, e concursos anuais de software.


Uniminas

Após a realização do Projeto FORMAR, dezessete CIEd foram implantados, um em cada estado da Federação. De um centro inicialmente voltado para o atendimento aos alunos, à comunidade em geral e à formação de professores, o CIEd passou, na maioria dos estados, a ser também um núcleo central de coordenação pedagógica das atividades desenvolvidas, a partir da criação de subcentros e laboratórios.


Uniminas

Projeto

Proninfe


Uniminas

O PRONINFE (Programa Nacional de Informática na Educação) foi implantado em outubro de 1989 pelo MEC e teve seu Regimento Interno aprovado em março de 1990. Em setembro do mesmo ano, o PRONINFE foi integrado ao PLANIN (Plano Nacional de Informática e Automação, do Ministério de Ciência e Tecnologia).


Uniminas

O programa pretendia:

  • Apoiar o desenvolvimento e a utilização da informática nos ensinos de 1º, 2º e 3º graus e educação especial;

  • Estimular à criação de vários centros distribuídos pelo país, criando e integrando pesquisas; a capacitação contínua e permanente de professores e formação de recursos humanos;

  • Produção, aquisição, adaptação e avaliação de softwares educativos.


Uniminas

O PRONINFE, apesar de dificuldades orçamentárias, gerou, em dez anos, uma cultura nacional de informática educativa centrada na realidade da escola pública. Ele constituiu o principal referencial das ações atualmente planejadas pelo MEC: correspondeu, praticamente a uma fase piloto que durou mais de uma década.


Uniminas

Projeto

Proinfo


Uniminas

Em 1997, (quase dez anos depois do PRONINFE), foi lançado o Programa Nacional de Informática na Educação - PROINFO. O PROINFO, praticamente uma releitura do projeto PRONINFE, teve maior incentivo financeiro e é o mais abrangente no território nacional entre todos os projetos, através de seus Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE).


Uniminas

Principais objetivos:

  • Melhorar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem;

  • Proporcionar uma educação voltada para o desenvolvimento científico e tecnológico.


Uniminas

No final da década de 90, quando o PROINFO é estruturado, pode-se dizer que as questões sobre o impacto da informática na educação e na sociedade foram suplantadas pelo questionamento de como fornecer condições mínimas de acesso à tecnologia às parcelas da população menos favorecidas economicamente


Uniminas

Projeto Ensino

On Line (EOL)


Uniminas

Foram enviados para as escolas em 1997, pela Secretaria de Estado e Educação (SEE) em São Paulo, 984 computadores com um conjunto de software pedagógico com o propósito de sensibilização e capacitação de professores e também para o emprego educacional da informática (utilização de softwares educacionais em aulas e/ou pesquisa).


Uniminas

Foi uma participação voluntária das escolas, através do Plano de Adesão 5. Foi realizado um processo de discussão entre diretores, coordenadores pedagógicos e professores, para a elaboração do projeto didático-pedagógico que viabilizaria o recebimento dos computadores. Em 1998 esse programa começou a ser aplicado em todas as escolas de Ensino Fundamental e Ensino Médio.


Uniminas

‘’Amo a liberdade, por isso deixolivre todas as coisas que amo, se um dia partires e voltares é por que ás conquistei, se partires e não voltarem é porque nunca as tive’’.


Uniminas

Obrigada!!!

Setembro de 2005.


  • Login