1 / 29

Programa Sala de Leitura 2014

Programa Sala de Leitura 2014. Diretoria de Ensino da Região de Jacareí Núcleo Pedagógico. Objetivos. Orientar os Diretores de Escola sobre a implementação, organização, metodologia e projetos a serem desenvolvidos nas Salas de Leitura;

shandi
Download Presentation

Programa Sala de Leitura 2014

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Programa Sala de Leitura 2014 Diretoria de Ensino da Região de Jacareí Núcleo Pedagógico

  2. Objetivos Orientar os Diretores de Escola sobre a implementação, organização, metodologia e projetos a serem desenvolvidos nas Salas de Leitura; Apresentar os materiais do Programa SuperAção Jovem na Sala de Leitura e os roteiros para o desenvolvimento de atividades.

  3. Implementação de novas Salas de Leitura Atualmente os critérios para a inclusão de novas escolas no Programa:     Possuir um ambiente de pelo menos 25m2; Ter mobiliário mínimo para atendimento (não precisa ser o mobiliário padrão do Programa) e Não necessitar de reforma, ou seja, que tenha condições de atendimento imediato.

  4. Solicitação para Sala de Leitura A solicitação de inclusão será formalizada por meio do envio de um ofício para a Diretoria de Ensino, que encaminhará para CRE – Mario Covas.

  5. Programa SuperAção Jovem Roteiro do Professor Mobilizar e mediar a participação dos jovens na Sala de Leitura Aprender a ser, conviver, conhecer e fazer

  6. Organização do trabalho Desafio de Leitura: tornar a sala de leitura um espaço de leitura livre; Desafio de Protagonismo : tornar a sala de leitura um espaço para o protagonismo juvenil; Desafio de Estudo e Pesquisa: Tornar a sala de leitura um espaço para aprender a estudar.

  7. Ações Organização do trabalho dos Professores da Sala de Leitura

  8. 1- Mobilização da Comunidade Escolar Mobilização dos gestores, professores, familiares e responsáveis e lideranças juvenis da escola.

  9. 2- Dia da Grande Mobilização Mobilização dos jovens dos alunos e inscrição dos jovens interessados

  10. 3- Registro e Avaliação do Trabalho Elaboração do Mural da Sala de Leitura; Envio de informações sobre o andamento do trabalho com os jovens.

  11. 4- Orientação: Três desafios Orientações das atividades do Desafio de Leitura; Orientação das atividades do Desafio de Protagonismo; Orientação das atividades do Desafio de estudo e pesquisa.

  12. Sala de Leitura e aprendizado Ser Conviver Conhecer Fazer

  13. Jovem é a solução Ver Sentir Pensar Decidir Agir

  14. Formar jovens leitores Leitor protagonista Identidade leitora

  15. Memórias de leitor Minha história de leitor

  16. Sala de Leitura O que é importante fazer: Parceria; Acolhimento; Criatividade; Convívio; Organização; Liberdade; Mobilização; Divulgação; Avaliação

  17. Por uma escola leitora Planejamento de ações

  18. Desafios na sala de Leitura Desafio de Leitura; Desafio de Protagonismo; Desafio de Estudo e Pesquisa

  19. Mobilização da comunidade escolar Apresentação da Proposta: www.superacaojovem.org.br Equipe Gestora; Mobilização dos familiares e responsáveis; Reunião com as lideranças juvenis

  20. Dia da Grande mobilização Ambiência; Guia do leitor antenado;

  21. Registro e avaliação do trabalho Mural da Sala de Leitura Envio mensal das informações sobre o andamento do trabalho com os jovens Pesquisa de opinião

  22. Referências CRE Mario Covas http://www.crmariocovas.sp.gov.br/ntc_l.php?t=saladeleitura SEE http://www.educacao.sp.gov.br/portal/projetos/sala-de-leitura SuperAção Jovem http://www.superacaojovem.org.br/dicas/saopaulo.asp

  23. Referências Instituto Ayrton Senna http://www.educacaoetecnologia.org.br/ead/

  24. Programa Nacional do Livro Didático 2014

  25. PNLD EJA 2014 Para o triênio 2014-2016, a escolha foi realizada para a Educação de Jovens e Adultos - PNLD EJA 2014 A CGEB fará o registro da opção mais indicada pelas Diretorias de Ensino no site do FNDE, válido para uso em todo o Estado.

  26. Registro na Unidade Escolar As coleções serão classificadas de 1 a 6, sendo 1 a primeira opção. Para a classificação as Unidades Escolares deverão realizar a análise e escolha a partir dos Guias disponibilizados no site: http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico

  27. EJA Ensino Médio Para a EJA - Ensino Médio foi aprovado pelo MEC apenas uma coleção e, portanto, não será alvo de escolha das Diretorias.

  28. RESOLUÇÃO SE-83, DE 17-12-2013 Dispõe sobre desfazimento de materiais didáticos e/ou de apoio considerados irrecuperáveis, desatualizados ou inservíveis, no âmbito da Secretaria da Educação e dá outras providências.

  29. Marcos de Moura Albertim Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico Língua Portuguesa

More Related