1 / 25

RADIOATIVIDADE

RADIOATIVIDADE. Histórico. 1895 – WILHEM ROENTGEN  Investiga o fenômeno da luminescência; (emissão de luz por uma substância excitada por uma radiação eletromagnética).  tubo de raios catódicos emitiam uma radiação

seda
Download Presentation

RADIOATIVIDADE

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. RADIOATIVIDADE

  2. Histórico • 1895 – WILHEM ROENTGEN  Investiga o fenômeno da luminescência; (emissão de luz por uma substância excitada por uma radiação eletromagnética).  tubo de raios catódicos emitiam uma radiação que um folha revestida com a substância platinocianato de bário apresentavam luminescência mesmo estando em outra sala e o tubo coberto por um pano escuro;  Como o raio era desconhecido, ele atribuiu o nome de RAIO X;  Raios invisíveis que manchavam chapas fotográficas;  Menos de dois meses de sua descoberta, ele tirou a primeira radiografia (mão da sua esposa);  Revolucionando a medicina.

  3. 1896 – ANTOINE BECQUEREL  Fascinado pelo RAIO X;  Estudou compostos que pudessem emitir radiação e não só o aparelho de raios catódicos;  Esperando um dia ensolarado, ele guarda numa gaveta um sal de urânio sobre uma chapa fotográfica. Dias depois aparece manchas na chapa;  Ao comparar se a emissão do urânio era igual a do RAIO X, verificou-se ser parecida, mas não igual;  Estes raios ficaram conhecidos como RAIOS DE BECQUEREL.

  4. 1897 – CASAL CURIE (MARIE E PIERRE)  Durante o seu doutoramento sobre os RAIOS DE BECQUEREL, ela e seu marido descobriram os elementos Polônio (Po) em homenagem ao país natal de Marya e o Radio (Ra) por ser altamente radioativo;  Eles foram os primeiros a utilizar o nome radioatividade;  Marya Curie é a primeira pessoa a receber dois prêmios Nobel e a única mulher a receber estes prêmios (Física em 1903) (Química 1911);  Ela esteve no Brasil;  Morreu vitima da radiação que tanto estudou.

  5. 1902 - RUTHERFORD E SODDY  Escreveram um artigo “A causa e a natureza da radioatividade”, que explicava as diferenças entrem os RAIOS X e os RAIO DE BECQUEREL (radioatividade);  A radioatividade era espontânea enquanto os raios X só ocorria quando o material fosse bombardeado por um feixe de raios catódicos (elétrons);  Rutherford constatou a existência de dois tipos de radiação: Raio α  positivo e mais pesado Raio β  negativo e mais leve  Paul Villard identifica o terceiro tipo de radiação: Raio γ  onda eletromagnética como o RAIO X.

  6. Radioatividade É a capacidade que certos átomos possuem de emitir radiações eletromagnéticas e partículas de seus núcleos instáveis com o objetivo de adquirir estabilidade. Essa emissão faz com que o átomo radioativo se transforme num átomo de outro elemento químico.

  7. Natureza das Emissões Radioativas

  8. EXPERIÊNCIA DERUTHERFORD E SODDY

  9. Partículas Alfa (α) (1°Lei ou lei de Soddy ) 2α4 = 2He4 - velocidade: aproximadamente 30.000km/s; - Baixo poder de penetração; - Detido por menos de 10cm de ar; - Não passa pela pele humana; - Podem ser detidas por uma folha de papel; ZXA  2α4 + Z-2YA-4 92U238  2α4 + 90Th234

  10. Partículas Beta (β)(2°Lei ou lei de Soddy , Fajans e Russell) • -1e0 = -1β0 - Nêutron se desintegra originando um pósitron, um elétron e um neutrino (partícula mais leve que o elétron): 0n1  1p1 + -1e0+ 0ν0 - Velocidade : 290.000 km/s; - Alto poder de penetração (100 vezes mais penetrante que a partícula alfa); - Placa de chumbo de 2mm para deter; - Penetram 2cm no corpo humano; ZXA  -1β0 + Z+1YA 55Cs137  -1β0 + 56Ba137

  11. Partículas Gama (γ) - É uma radiação eletromagnética raio X  comprimento de onda entre 10-10 e 10-8 m raio γ comprimento de onda abaixo de 10-11m - Não é afetada por campos elétricos ou magnéticos; - Velocidade igual a da luz 300.000km/s; - Altíssimo poder de penetração; - Atravessa milhares de metros de ar; - São necessários 5 cm de chumbo ou concreto para se proteger; - Utilizadas no combate ao câncer e esterilização de alimentos; - Emissão gama costuma ocorrer simultaneamente com as emissões alfa e beta.

  12. Velocidade de desintegração

  13. Período de semidesintegraçãoou meia-vida (P) • MEIA VIDA É o tempo que leva para que a metade dos núcleos de determinada amostra radioativa sofra decaimento, isto é, se desintegre.

  14. O tempo de meia – vida pode ser calculado pela fórmula: Onde, n = número de átomos ou então a massa da amostra radioativa X = número de períodos transcorridos (quantidade de meia-vidas que se passaram)

  15. (FUVEST) O radioisótopo emite radiação e perde 75% de sua atividade em 16 dias. Qual o tempo de meia-vida do ? Resolução: Se são perdidos 75% de sua atividade, restaram 25%, então, 100% 50% 25% passaram-se 2 meias-vidas, como se passaram 16 dias para perder os 75% de sua atividade sua meia-vida é de 8 dias. Ou então: substituindo, 100% = 2 x 25% 4 = 2 x X = 2 meia-vida 16 dias / 2 meias-vidas = 8 dias cada meia-vida

  16. Reações de transmutação São reações nucleares em que um átomo é transformado em outro. Elas podem ser naturais ou artificiais e ocorrem mediante o bombardeio de núcleos de átomos por outros núcleos ou partículas. A primeira transmutação artificial foi realizada em 1919 por Rutherford

  17. (UFRJ) Radioisótopos são utilizados como elementos traçadores em pesquisa científica. Uma utilização de grande importância é a do traçador , um emissor beta, que, em agricultura, já proporcionou melhoramentos na produção de milho e seu consequente barateamento pela diminuição de seu tempo de maturação e maior produção por área. Escreva a equação de decaimento do , quando ele emite uma partícula beta. Resolução:

  18. b) Qual a partícula emitida na produção de , a partir do bombardeamento do nuclídeo por um nêutron? Justifique sua resposta. Resolução: + 1 = 32 + A 36 = 32 + A A = 36 – 32 A = 4 17 = 15 + Z Z = 17 – 15 Z = 2 A = 4 Z = 2, partícula

  19. DATAÇÃO POR • CARBONO 14

  20. Fim

More Related