1 / 11

Energia Nuclear: Percepção de Risco

Energia Nuclear: Percepção de Risco. AMSA. Título: Energia Nuclear: Percepção de risco. Autores: Afonso David N.º 19061 e Sara Carreira N.º 18952 Objectivo:

scot
Download Presentation

Energia Nuclear: Percepção de Risco

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Energia Nuclear:Percepção de Risco AMSA

  2. Título: Energia Nuclear: Percepção de risco. Autores: Afonso David N.º 19061 e Sara Carreira N.º 18952 Objectivo: O objectivo do nosso trabalho é procurar compreender a percepção de risco existente em relação à tecnologia Nuclear aplicada na produção Energética. Para identificar as razões principais deste problema social procurámos estabelece, na pesquisa realizada, uma correspondência entre as bases científicas e as crenças e sentimentos pessoais dos cidadãos.

  3. Introdução: A escolha do nosso tema terá em conta a crise energética actual e a consequente necessidade da utilização da tecnologia nuclear como fonte alternativa. Procuraremos compreender a credibilidade da percepção de risco geral face à energia nuclear, bem como os problemas aliados a esta percepção. Para obtermos conclusões concretas sobre o tema, vamos testar se a percepção de risco é baseada em factos científicos ou apenas sociais. Consideramos o nosso tema relevante, uma vez que se trata de uma polémica actual, com opiniões divergentes não só a nível dos cidadãos como também a nível dos cientistas, ecologistas e organizações de protecção do ambiente.

  4. Metodologia: Para a realização do nosso trabalho efectuámos buscas pela Internet em sites de revistas cientificas (como a “science magazine”, a “new scientist” e a “nature”), em bases de dados da faculdade, (nomeadamente na “IST web of knowledge”) e de publicações científicas de instituições. Efectuámos a busca de documentação relacionada com o tema, inclusive publicações de revistas científicas na biblioteca do IST. Procurámos artigos mais ou menos recentes, no máximo com 3 anos, uma vez que se trata de um tema actual. Encontrámos 4 artigos sobre energia nuclear nas seguintes revistas: “science magazine”, “new scientist”, “nature” e “tecnologias do Ambiente”. Destes 4 artigos de revistas apenas 1 se mostrou mais específico na área dos problemas sociais do uso de energia nuclear, sendo os restantes muito ambíguos. Retirámos também 2 artigos de publicações de institutos por parte de cientistas.

  5. Grelha de Leitura 1

  6. Grelha de Leitura 2

  7. Grelha de Leitura 3

  8. Crise petrolífera e Aquecimento global NÃO! SIM! Energia Nuclear? Resumo do Texto/Anexo 1: O texto pretende compreender a posição dos europeus face aos resíduos nucleares através de um inquérito. Este estudo revela que apesar dos europeus do norte estarem melhor informados face ao problema que os europeus do sul, a maioria das pessoas ainda receia e é contra a energia nuclear. Perante esta realidade, os governos de alguns países começam a alterar as suas políticas face ao nuclear, influenciados por uma opinião pública que, contraditoriamente, se mostrar cada vez mais vulnerável à crise petrolífera e ao aumento do efeito de estufa. Assim de um lado a indústria nuclear desvaloriza a opinião negativa das pessoas face à Energia Nuclear, do outro lado os ambientalistas são a favor dos resultados do inquérito. O interesse pela Energia Nuclear renova-se com a nova situação político-económica e mantém-se polémico, sendo a opinião pública divergente e influenciável, no que toca ao assunto. • Indústria Energética • Maioria das pessoas • Ecologistas Governos

  9. Aquecimento global Resumo do Texto/Anexo 2: O texto que se segue refere a Energia Nuclear como uma solução para impedir o aquecimento global. A terra está a aquecer a uma velocidade significativa, pelo que os efeitos já são visíveis e urge actuar. Actualmente encontramo-nos num período de crise energética e a população mundial em crescimento necessita da aplicação de novas tecnologias limpas e eficientes para a produção eléctrica; as energias renováveis, assumamos, ainda não estão tecnologicamente avançadas o suficiente. Os humanos são os principais responsáveis pelos danos causados no planeta e são os únicos capazes de inverter esta situação, logo, apesar da inicial rejeição da hipótese nuclear, esta fonte energética deverá ser tomada em conta para travar enquanto é tempo o problema do aquecimento global. Solução? Energia Nuclear!

  10. Movida por: Falta de conhecimento Factores sociais: Ex.: Proximidade física Percepção de risco Resumo do Texto/Anexo 3: O artigo pretende compreender a percepção de risco que as pessoas têm da energia nuclear. Estudos efectuados mostram que a maioria das pessoas avalia os riscos de um modo muito mais subjectivo do que científico, sendo a percepção desses riscos indispensável para a aceitação ou rejeição da situação em análise. Os mesmos estudos realizados pelo INSC revelam que a proximidade com o problema nuclear e o conhecimento sobre o assunto são fundamentais na aceitação dos riscos envolvidos. Assim, muito devido à ausência de conhecimento sobre o assunto, quando a percepção do risco da Energia nuclear supera o potencial dos seus benefícios, há 1 decisão negativa a respeito do uso desta tecnologia. No entanto, uma percepção de risco elevada nem sempre corresponde a uma percepção verdadeira. Concluindo, no processo de aceitação da Energia Nuclear, o conhecimento dos cidadãos sobre o assunto, bem como factores sociais como a proximidade física de um risco, neste caso uma central, influenciam bastante na percepção do risco e na do benefício. Subjectiva

  11. Resumo/ dos textos: O primeiro texto (Artigo 1), dá ênfase à posição dos europeus perante os resíduos nucleares. Se por um lado os governos são influenciados pela opinião negativa dos cidadãos em relação à energia nuclear e os ambientalistas apoiam esta opinião, por outro a indústria nuclear desvaloriza estes pontos de vista, permanecendo um clima de polémica em torno desta questão na qual a escolha pública se revela influenciável. Este excerto incide mais sobre o lado subjectivo da questão nuclear, aliado aos sentimentos e percepções imediatas por parte de cidadãos comuns que influenciam nas decisões políticas. É por isso também importante referir o lado mais científico da questão nuclear, daí a justificação para a escolha do nosso segundo excerto (Artigo 2). Neste segundo excerto a energia nuclear aparece como uma possível solução perante a crise energética da actualidade e o aumento constante do aquecimento global, procurando eliminar certos dogmas existentes face à energia nuclear, com provas científicas e estatísticas reais. No terceiro excerto (Artigo 3), procura-se compreender a percepção de risco em relação á energia nuclear, ajudando a esclarecer o motivo pelo qual as opiniões divergem em relação ao tema. Refere que no processo de aceitação da situação analisada a percepção de risco e de benefício depende do tipo de avaliação feita pelo público (científica ou subjectiva), da familiaridade com a problemática nuclear, do conhecimento sobre o assunto e da proximidade física em relação ao risco em questão (central nuclear). Estes três artigos situam-nos na problemática Nuclear e abrem as portas à discussão na qual o nosso trabalho se baseia: a percepção de risco das pessoas em relação à energia nuclear e os fenómenos por detrás desta percepção, na nossa opinião, falsa.

More Related