Rock and roll
This presentation is the property of its rightful owner.
Sponsored Links
1 / 7

ROCK AND ROLL PowerPoint PPT Presentation


  • 45 Views
  • Uploaded on
  • Presentation posted in: General

Alunos(as): Ednilda Alves. Jeniffer Narcisa. Jéssica Benites. Karine Corrêa. Jussara Oliveira. ROCK AND ROLL. Escola Estadual José Serafim Ribeiro. Profª: Ariane Wust. 2º ano: “B”. Jaraguari, MS.

Download Presentation

ROCK AND ROLL

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Presentation Transcript


Rock and roll

Alunos(as): Ednilda Alves.

Jeniffer Narcisa.

Jéssica Benites.

Karine Corrêa.

Jussara Oliveira.

ROCK AND ROLL

Escola Estadual José Serafim Ribeiro.

Profª: Ariane Wust. 2º ano: “B”.

Jaraguari, MS.


Hist ria

O rock and roll (conhecido como rock'n'roll) é um estilo de musicalidade que surgiu nos Estados Unidos no final dos anos 40 e início dos anos 50, com raízes na música country, blues, R&B e música gospel e rapidamente se espalhou para o resto do mundo.

O instrumento mais comum neste estilo é a guitarra. Sempre presente nas bandas, podendo ser um único instrumentista ou dois com funções diferenciadas (guitarrista base e solo).

Normalmente as bandas além do instrumento predominate, a guitarra, são formadas por um: contrabaixo (após 1950, um baixo elétrico) e uma bateria. Nos primórdios do rock and roll também se utilizava o piano ou o saxofone frequentemente como instrumentos bases, mas estes foram substituídos ou suplantados geralmente pela guitarra a partir da metade dos anos 1950.

A batida é essencialmente um blues boogie-woogie com contratempo acentuado, este último quase fornecido por uma caixa clara. A enorme popularidade e eventual visão no mundo inteiro do rock and roll deu-lhe um impacto social único. Muito além de ser simplesmente um gênero musical como visto nos filmes e na televisão e de acordo com a mídia que se desenvolvia na época - influenciou estilos de vida, moda, atitudes e linguagem. Ele começou a gerar vários sub-gêneros - muitas vezes sem o contratempo característico originário - que são mais propriamente chamados Rock.

História


Rock and roll

Origens do gênero

As origens do rock and roll remontam na transição entre as décadas de 1940 e 1950, através de uma combinação de diversos gêneros musicais (predominantemente afro-americanos) populares naquele momento. Estes incluíram: o gospel norte-americano, a folk music, o blues - em especial as formas elétricas desenvolvidas em Memphis, Nova Orleans, Texas, e outros lugares - à base do boogie woogie tocado no piano e um jump blues que foram se tornando conhecidos coletivamente como rhythm and blues. Também adicionaram-se influências de country music e jazz.

No entanto, elementos de rock and roll podem ser ouvidos em gravações country da década de 1930 e blues dos anos 1920. Quando muitos brancos norte-americanos experimentaram o jazz e o blues afro-americanos, que frequentemente, era relegada a condição de produto musical racial (código da indústria fonográfica para estações de rádio de rhythm and blues) e raramente era ouvida pela corrente majoritária branca. Poucos músicos negros de rhythm and blues, notadamente Louis Jordan, The Mills Brothers e The Ink Spots, alcançaram algum sucesso, embora em alguns casos (como o da canção 'Choo Choo Ch'Boogie', de Jordan), este êxito tenha sido alcançado com canções escritas por compositores brancos. O gênero western swing da década de 1930, geralmente tocado por músicos brancos, também seduziu fortemente o blues e diretamente influenciou o rockabilly e o rock and roll, como pode ser ouvido, por exemplo, na canção Jailhouse Rock, de Elvis Presley, de 1957.

Voltando mais algumas décadas, o rock and roll pode traçar uma linhagem para o distrito de Five Points, em Manhattan, em meados do século XIX, cenário da primeira fusão pesadamente rítmica de danças africanas com a melodia de gêneros europeus (especialmente de origem irlandeses).

Em 1956 no filme Rock, Rock, Rock, Alan Freed interpreta a si mesmo, diz ao público que "Rock and roll é um rio musical que tem absorvido muitos riachos: rhythm and blues, jazz, ragtime, canções de cowboy, canções country e música folk. Todos contribuíram para o big beat."

A tabela abaixo aponta algumas, mas não todas, das principais influências sobre rock and roll. Qual deve ser salientado é que, antes do rock and roll, a música foi categorizada por: raça, nacionalidade, localização, estilo, instrumentação, técnicas vocais, até mesmo religião. No entanto, com a imensa popularidade e sucesso comercial de Elvis Presley em 1956, Rock and roll se tornou um objeto angular da indústria músical americana. Nunca mais a música foi definida e categorizada desta forma.


Rock and roll

Rock britânico

O movimento trad jazz e vinda de artistas de blues para a Grã-Bretanha, e a versão de Lonnie Donegan para "Rock Island Line" em 1955 a música skiffle passou a inspirar muitos jovens a terem um caminho musical. Dentre eles, John Lennon e Paul McCartney, cujo grupo The Quarrymen formado em março de 1957, iria mudar gradativamente e se transformar em The Beatles. Este desenvolvimento primário no Reino Unido era uma responda criativa ao rock and roll americano, que teve um impacto global. Na Grã-Bretanha, bandas de skiffle gravaram em pleno florescimento da cultura entre os jovens antes da era do rock, as barreiras como a musical racial foram sendo ignoradas. Inúmeros jovens britânicos escutavam R&B e os pioneiros do rock e começaram a formar suas próprias bandas, assim a Grã-Bretanha se tornou rapidamente um novo centro de rock and roll.

Em 1958 três adolescentes britânicos criaram Cliff Richard e os Drifters (mais tarde renomeado Cliff Richard e The Shadows). O grupo gravou o hit "Move It", o que viria a ser o primeiro verdadeiro rock and roll feito na Grã-Bretanha, mas também o início de um som diferente, o rock britânico. Richard e sua banda introduziu muitas alterações importantes na Grã-Bretanha, tais como a utilização de uma "guitarra base" (Hank Marvin) e um baixo elétrico.

A cena britânica se desenvolveu, com outros artistas como: Tommy Steele, Adam Faith e Billy Fury vying. Alguns shows tiveram bastante popularidade na Grã-Bretanha, um exemplo os do Gene Vincent. Isto inspirou muitos jovens britânicos a comprar discos cada vez mais e seguir o cenário musical, lançando assim as bases para a Beatlemania.

No início dos anos 1960, a música instrumental foi muito popular no Reino Unido. Hits como "Apache" por The Shadows e "Telstar" pelo The Tornados (produzido por Joe Meek), formam uma filial britânica da música instrumental.

Ao mesmo tempo, no final dos anos 1950 e início dos anos 1960, fãs de R&B, como Alexis Korner criavam um autêntico blues americano em clubes londrinos, num momento em que esta música teve um declínio de popularidade de nos EUA. Isto proporcionou diretamente formação de grupos como The Beatles, em Liverpool, The Rolling Stones e The Yardbirds, em Londres, The Animals em, Newcastle, e Them, em Belfast. Nos EUA, esses grupos se tornaram conhecidos como parte da Invasão Britânica.


Maiores bandas cantores rock and roll

Maiores Bandas / CantoresRock and Roll

1ª Beatles2ª Queen3ª Kiss4ª Roling Stones5ª Iron Maiden6ª Guns n" Roses7ª Van Halen8ª AC/DC9ª Bon Jovi10ª Ozzy Osbourne11ª Led Zepellin12ª Metallica13ª Black Sabbath14ª Dire Straits15ª Aerosmith16ª Nirvana17ª Pink Floyd18ª Deep Purple19ª Ramones20ª Jimi Hendrix21ª Scorpions22ª U223ª Rush24ª System Of A Down25ª Motorhead26ª Pearl Jam27ª Alice in Chains28ª Sex Pistols29ª Red Hot Chili Peppers30ª Cream


Rock and roll

Curiosidades do Mundo do Rock Curiosidades do Mundo do RockFonte : Site das Lojas AmericanasMichael Jackson é a pessoa que tem os direitos autorais das músicas dos Beatles. Comprou depois de cobrir a proposta de Paul McCartney, com uma oferta exorbitantemente acima do valor de mercadoNevermind do Nirvana foi eleito o melhor álbum de rock dos anos 90. A banda ainda ficou em quinto lugar na lista das maiores bandas de todos os tempos. Beatles, Ramones e Led Zeppelin são os grupo que ficaram no topo da lista.A Associação Protetora dos Animais não gostou da capa de "Get a Grip", álbum do Aerosmith, em que uma vaca aparece com piercing na teta. Depois de algumas reclamações a banda admitiu que a vaca tomou anestesia para aderir a moda. Na verdade a capa é montagem!Se o Queen não tivesse feito sucesso, cada integrante já teria uma carreira para seguir: o guitarrista Brian May é PHD em Astronomia; o baterista Roger Taylor é formado em Biologia; o baixista John Deacon é mestre em eletrônica; o vocalista Freddie Mercury era formado em Ilustração e Design.Para finalizar a música "Good Vibrations", que tem duração de três minutos, a banda The Beach Boys gastou 4.320 horas (quase seis meses), e passaram por dez estúdios diferentes.Após uma apresentação do Led Zeppelin em 18 de agosto de 1969 na cidade de Toronto, no Canadá, a banda resolver fazer um pequeno show acústico do lado de fora do clube. Entretanto, como ainda não eram muito conhecidos, quase ninguém reparou os cabeludos que tocavam na calçada.


Rock and roll

No disco "O Último Solo" de Renato Russo existem algumas músicas em inglês, que foram gravadas originalmente para estar no álbum "The Stonewall Celebration Concert", mas que ficaram de fora pois a fábrica que produziu os discos, naquela época, ainda não tinha tecnologia para fabricar CDs com mais de 70 minutos de duração.Gary Dobson, um inglês que assistia um show do Iron Maiden em 1989, entrou em como após cair e bater com a cabeça no chão. Só acordou seis meses depois quando tocava em um toca-fitas um K7 da banda!O que os rockstars faziam antes da fama: Chuck Berry foi cabelereiro; Deborah Harry (Blondie) foi garçonete de um clube da Playboy; Duff McKagan (Guns N'Roses) chegou a roubar carros; Elvis Presley foi motorista de caminhão; Phil Collins foi ator de teatro infantil; Sting foi leiteiro e professor; Van Morrison foi limpador de janelas; Joe Cocker foi encanador; Jimi Hendrix foi paraquedista no exército.Sobre a lápide de Jim Morrison está escrito "Kawa Ton Aaimona Eaytoy". A inscrição em grego significa "queime seu demônio interior". Em uma viagem de avião de Amarillo para Nashville em 1956 fez com que criasse em Elvis Presley um forte medo em voar. A razão foi uma pane mecânica na qual o piloto foi forçado a fazer uma aterrissagem de emergência.Em 1999, um professor de música americano chamado Peter Jeffrey processou o Smashing Pumpkins, alegando que havia perdido parte de sua audição após assistir um show da banda.Axl, do Guns N' Roses, foi casado com Erin Invicta, filha de Don Everly do The Everly Brothers. Porém esta união durou apenas quatro semanas.O disco "Freak Out" do Frank Zappa foi o primeiro álbum duplo da história do rock.Na capa de Be Here Now do Oasis, Noel imita uma cena de Ringo em Magical Mystery Tour. O Rolls Royce na piscina é igual a um que John Lennon teve, e a placa é a mesma do camburão que aparece na capa de Abbey Road. A cabine telefônica é uma referência ao filme Os Reis do Iê Iê Iê .Um pregador cristão interessado em fazer Ozzy Osbourne desistir do caminho do demônio chegou a segui-lo em uma turnê.


  • Login