Nossos sonhos, jogos, brincadeiras e aprendizagens...

Nossos sonhos, jogos, brincadeiras e aprendizagens... PowerPoint PPT Presentation


  • 219 Views
  • Uploaded on
  • Presentation posted in: General

Este um espao em que todos os sonhos so permitidos. Nossos sonhos no tm fim, como dizia aquele velho feiticeiro aposentado do reino - o av de Tiago: \"os melhores sonhos so aqueles que continuam quando sonhamos acordados.\" E este ser o nosso novo desafio: sonharmos acordados sonhos pos

Download Presentation

Nossos sonhos, jogos, brincadeiras e aprendizagens...

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Presentation Transcript


1. Nossos sonhos, jogos, brincadeiras e aprendizagens...

2. “Este é um espaço em que todos os sonhos são permitidos. Nossos sonhos não têm fim, como dizia aquele velho feiticeiro aposentado do reino - o avô de Tiago: \"os melhores sonhos são aqueles que continuam quando sonhamos acordados.\" E este será o nosso novo desafio: sonharmos acordados sonhos possíveis vividos em nossa prática cotidiana pessoal e profissional...” Neusa Sá

3. “É aqui o lugar dos sonhos? Então abram bem os olhos e sonhem comigo...” (Zinara B. Mistrello)

5. “...E quando entrei na disciplina, se falava em vir aqui no fórum falar de sonho.” (Maria Inês Dalpiás)

6. “...Adultos têm outras tarefas que são gostosas para eles. Estudar é como brincar. Dá muito prazer saber das coisas...!” (Luciene Borba S.)

7. “...Final de carreira...e descubro que ludicidade tem outro significado! Se tenho um objetivo a ser alcançado, se determino com o que meu aluno vai brincar, o tempo que deverá se envolver nesta brincadeira, não tem nada de "lúdico"! Uma atividade só pode ser considerada lúdica quando for dissociada de obrigações, livre e voluntária! Acima de tudo deve proporcionar alegria, satisfação e muita diversão! “Vivendo e aprendendo"!!” (Joci Aparecida de Souza )

8. “Sonhos! Quem já não sonha mais, desculpe-me, já perdeu o verdadeiro sentido de viver. Quando sonhamos, lutamos para tornar estes sonhos realidade. Nós professores deveríamos ser proibidos de parar de sonhar...” (Rejane Petro)

9. “... não é a toa que tenho o apelido de “Alberico”... mas para mim sonhar é viver; por isso vivo, pois sonho. E meu maior sonho profissional é ter uma escola onde a equipe docente seja comprometida com o bem estar dos alunos... formar cidadãos capazes, críticos, autônomos...” (Denise Ribeiro Martins)

10. “...Não diga que o céu está sem estrelas só porque às vezes você não as enxerga. Esta frase nos diz tudo... Devemos enquanto professores despertar em nossas crianças o desejo de sonhar. Observo que nós seres humanos sonhamos as coisas de acordo com a nossa realidade. Portanto, é de suma relevância que observemos os sonhos de nossos alunos... vitórias são possíveis e derrotas são aprendizados para novos objetivos.” (Elisângela Garcia)

11. “O sonho é o meu alimento, é ele que nos dá força e vontade de seguir em frente e lutar por nossos ideais...sonho com uma escola, dita como ideal, poucos alunos, salas organizadas e limpas, com mais recursos, qualidade de ensino, mais valorização do professor, maior autonomia...” (Ana Paula Pereira Cardoso)

12. “A beleza existe porque o ser humano é capaz de sonhar" (GADOTTI, 2003).(Ivana Molina)

13. “...lembrei de um sonho que me acompanhou durante algum tempo: sonhava que, ganhadora de um concurso, gincana qualquer, meu prêmio era permanecer uma madrugada dentro de uma grande livraria, escolhendo os livros que mais gostasse. No início da manhã, sairia com um carrinho repleto de livros escolhidos.” (Maria Beatriz Guterres)

14. “Estamos falando de sonhos, capacidade e prática de sonhar, em concretização e renovação mental e eu me sinto privilegiada, pois estou na educação infantil e lá o sonho vira realidade e o imaginário cria asas...” (Katia Diehl)

15. “Porque não fazermos como muitos colegas já sugeriram? Montar uma brinquedoteca em nossas salas de aula? Este é um sonho que aos poucos podemos tornar real basta plantar uma sementinha na escola.” (Roselana Rodrigues)

16. “Sou professora porque gosto de ver a vida em movimento, gosto de crescimento, de resultados e mudanças, não importa o tempo em que essas coisas aconteçam o importante é semear.” (Aline Bittencourt)

17. “... trago a vocês o pensamento de Chico Xavier: "A vida é construída nos sonhos e concretizada no amor ". (Jaqueline A. Ferreira)

18. “... o que seria de nós se não sonhássemos com nada? Hoje renovada pela vida, sonho pelos meus filhos, pela minha neta, pelos meus alunos e por mim mesma, pois sonhar é o que nos motiva a viver.” (Elisabeth Fátima Santos)

19. “...não podemos deixar de sonhar... se perdermos a essência do sonhar nem nas nossas salas de aula vamos conseguir resgatar o sentindo da aprendizagem. Como vamos falar de futuro se duvidamos dele?...” (Luciana da Silva Dias)

20. “...mas sonhar é o que muitas vezes nos faz ir em frente, levantar motivado,olhar para as coisas e acreditar, faz a vida ter sentido...” (Selva Luzia de Moraes Vieira)

22. “Para quem vive a sonhar é muito mais fácil viver! Sou com certeza uma pessoa sonhadora, mas com os pés no chão. Sempre sonhei em estar em uma faculdade e posso dizer que hoje estou realizando um dos meus maiores sonhos. Quer sonho realizado melhor que este? Só ganhando na mega sena acumulada...” (Nair Marili)

23. “...é difícil sonhar quando temos alunos que vão para a escola sem o material necessário e principalmente quando a merenda da escola é a única refeição do dia. ...me sinto realizada quando os alunos começam a ler e escrever, ver o brilho no olhar deles é algo que não têm preço.” (Sandra B. da Rocha)

24. “... acho que os nossos sonhos também têm a ver com o momento em que vivemos.” (Lidiane Dias)

25. “Estou surpresa comigo mesma! Nunca participei tanto de um fórum como estou participando nesse. Confesso que não gostava muito desse espaço do curso, mas esse tema "Sonhos" tem me feito refletir muito sobre minha trajetória de vida, sobre minha prática docente.” (Ilsa Berenice)

26. “...estamos no final deste ano e só agora percebi que, com brincadeiras e jogos, meus alunos aprenderiam com mais facilidade e felicidade. Dei uma avaliada na minha turma e constatei, que brincar é o que meus alunos mais precisam e é o que menos temos feito.” (Andréia Rodrigues)

27. “Sonhar é possível!!! Isso ajuda a construir um amanhã!” (Glauber Henrique)

28. “...estamos no final do ano, cansadas e ao mesmo tempo querendo mais um tempinho em campo para marcar um gol que possivelmente tem condições de acontecer, essa é a diferença da nossa profissão não desistir nunca de melhorar e de sonhar. Sabem quem ganha com isso? Nossos alunos, pois não desistimos deles nunca e quem sabe no ano seguinte ele melhora... Sonhar é viver!!!” (Marcia de Medeiros Kemele)

29. “A idéia que a Ilsa coloca, parece ser talvez um dos objetivos do nosso curso. Dentro das nossas escolas levarmos aquilo que estamos interagindo com o curso e dessa forma nos transformarmos em multiplicadores de novas idéias...” (Neusa Teresinha Dias)

30. “... sonhos todos nós temos, na realidade o que ocorre é que estamos deixando de alimentar nossos SONHOS. Como sonhar com esta vida atribulada e muitas vezes sem sentido que vivemos?” (Rosária L. Moraes)

31. “Há algum tempo escolhi trabalhar através de projetos, pois ao meu ver fica melhor de visualizar e mais interessante, ao mesmo tempo que ficam evidentes as necessidades da turma. Através desta forma de trabalhar, tenho podido realizar um antigo sonho, trabalhar os conteúdos curriculares dentro de projetos de contos de fadas. É impressionante o retorno...” (Cristina Coelho)

32. “ ...Os sonhos são o alimento da alma, ludicidade pura, brincadeira que satisfaz e faz sorrir sozinho, brinquedo criado com os recursos da imaginação individual e suas peculiaridades...Um sonho que se sonha só é um sonho; um sonho que se sonha junto é uma realidade... Temos a esperança de que a união faz a força e de que o desejo é a arma para atingirmos a meta. Será que este é o segredo?” (Tatiani Roland)

33. “...sonho em trabalhar numa escola onde a vaidade do professor nunca sobressaia ao aluno, onde a ignorância dos professores nunca apague o sonho das crianças, onde a individualidade dos mestres nunca apague a realidade da coletividade.” (Ana Claudia Del Monego)

34. “Sonhar é muito bom, mas melhor ainda é ver alguns dos nossos sonhos realizados. Há alguns anos atrás, sonhei em ministrar música através de flauta doce e que meus alunos pudessem ler partituras... Um aluno meu, surgiu no outro dia timidamente tocando sem olhar para mim e sim para a partitura, interpretando a música do pézinho. A minha felicidade foi inominável.” (Rosane Beltrão)

35. “Como educadoras, cada dia nos permite ter sonhos diferentes para cada um de nossos alunos. Um sonho que não deixo de ter é o ESPAÇO. Espaço para brincar, uma sala de aula onde possa ter tapetes, brinquedos, jogos para jogar nos tapetes, etc...” (Ana Maria Rossi)

36. “Quem é capaz de esquecer as aprendizagens feitas nos momentos de brincadeiras? Ninguém, pois o sujeito desta situação participa, sentindo-se pleno, ligado ao mundo e a ele mesmo.”

37. “Muitas vezes em alguns momentos, os adultos passam a ser crianças e se entregam a brincadeira de corpo e alma. As brincadeiras devem estar presentes independentes do tipo de vida que se leve. Crianças, jovens e adultos precisam da brincadeira e de alguma forma de jogo, sonho e fantasia para viver.” (Camila Lima)

39. “...Acredito que as vitórias que a gente conquista são do tamanho de nossos sonhos.” (Tatiani Roland)

40. "Adultos que vivem para brincar podem fazer viver pelo brincar novas formas de vida". (Tânia Fortuna)

42. Esperamos que vocês tenham aproveitado bastante a interdisciplina de Ludicidade!

  • Login