1 / 42

NATUREZA : PATRIM NIO AMBIENTAL

sampson
Download Presentation

NATUREZA : PATRIM NIO AMBIENTAL

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


    1. NATUREZA É: PATRIMÔNIO AMBIENTAL

    2. Observe a imagem a seguir:

    3. Atividade 1 1. Identifique os bens naturais que a compõem. 2. Descreva com palavras os planos que compõem a imagem... 3. Que sentimentos essa paisagem provoca em você?

    4. Você sabe o que significa a palavra PATRIMÔNIO ? Segundo o dicionário Aurélio – séc. XXI -a palavra tem pelo menos três significados. Observe cada um e veja o qual se encaixa melhor aos nossos estudos: 1. Riqueza 2. Bens de família 3. Bem, ou conjunto de bens culturais ou naturais, de valor reconhecido para determinada localidade, região, país ou para humanidade, e que, ao se tornar (em) protegido (s), devem ser preservado (s) para usufruto de todos os cidadãos.

    5. Se você escolheu o item 3... PARABÉNS! Frase 1 – autor Bruno Stranak PATRIMÔNIOS são os bens culturais, naturais, imateriais e materiais que devem ser preservados para que gerações futuras possam conhecer. É uma coisa que a gente guarda na memória, museus, fotografias...

    6. Frase 2 – autor Lucas Issao PATRIMÔMIO é uma riqueza, são bens. Patrimônios podem ser naturais ou culturais, para que todos possam ver ou sentir devem ser preservados. Frase 3 – autor Gustavo Monteiro Eu entendi que um patrimônio deve ser preservado e que tem que ser protegido, pois se as pessoas não cuidarem, não vai existir florestas, nem cidades...

    7. Mas o que significa PATRIMÔNIO AMBIENTAL? Na natureza do planeta Terra, existe uma enorme variedade de Vida ou Biodiversidade. Biodiversidade é a variedade de vida!

    8. Ecossistemas, biodiversidade... Aos poucos, a humanidade tomou consciência de que é necessário proteger toda espécie de vida existente. Foi por isso que 168 países do mundo, e o Brasil é um deles, assinaram um acordo de conservação e de proteção à sua biodiversidade. CADA PAÍS, POR SUA VEZ, DEVE RESPEITAR A BIODIVERSIDADE DE OUTROS PAÍSES. Por causa da biodiversidade, o mundo natural em vários lugares do nosso planeta Terra é cada vez mais valorizado e protegido por leis. As populações tradicionais que ali vivem são muito importantes para a preservação da vida. Elas sabem retirar da natureza o suficiente para seu sustento.

    9. A imagem da paisagem natural no início dos nossos estudos, revela uma beleza magnífica e uma biodiversidade que valorizada por leis é um patrimônio ambiental.

    10. MANGUE: berçário da vida marinha.

    11. No encontro de águas doces de um rio com águas salgadas do mar, formam-se gamboas e apicuns. O que é isso? Um brejo de águas salobras (de gosto salgado, não potável) que dão impressão de um lago tranquilo. Esse ecossistema é o MANGUE, um ambiente considerado o berçário da vida de muitos animais marinhos, pois oferece proteção e alimento.

    13. Apesar da importância, mais da metade dos mangues do Litoral Norte, 54%, se concentram em Ubatuba e correm sério risco de desaparecer. Proteção Os manguezais são, por lei, área de proteção ambiental permanente, por estarem localizados nas zonas costeiras. A legislação de 1998, proibiu expressamente a construção de casas, ruas e edifícios e suas proximidades.. No Rio Grande, a exploração de areia em suas margens foi o principal motivo do assoreamento do manguezal e redução da sua extensão.

    14. Você sabia? Aquecimento Global Muitas comunidades litorâneas ainda não perceberam a importância dos manguezais. Por ser um ambiente salobro, no mangue proliferam-se diversos tipos de microorganismos que servem de alimento para animais aquáticos. Por esse motivo, ele é o local preferido por muitas espécies para se reproduzirem. Além disso, o mangue é uma poderosa arma contra o aquecimento global, devido à sua grande capacidade de reter o carbono da atmosfera, principal causador do efeito estufa. Os mangues também são importantes para controlar as enchentes e proteger o litoral de ressacas e tempestades, sobretudo pela ameaça do aquecimento global e elevação dos oceanos, dizem especialistas. Fonte: Jornal Vale Paraibano

    15. Nesse ambiente de águas escuras e lamacentas, com pouco oxigênio, existem vários crustáceos, como caranguejos, siris, camarões, ostras, sururu, peixes e uma enorme variedade de vida ao redor. Todos estão em perfeita sintonia e ali encontram seu alimento. A vegetação do mangue é arbórea, intrincada e não tem variedade de espécies.

    16. O mangue também é fonte de alimentação e meio de vida de comunidades pesqueiras que vivem em seu entorno. Como é isso? 1. Além de usar peixes, siris, caranguejos, ostras, mariscos e camarões como de alimentação, os pescadores locais vendem para comercialização em hotéis e restaurantes.

    17. 2. O tronco das árvores é usado para construir casa e barcos 3. Das folhas, dos frutos, das raízes e da casca das árvores são feitos remédios caseiros.

    18. Distribuição do mangue no mundo... Além do Brasil, o ecossistema MANGUE existe na proximidade de todos os litorais do mundo de climas mais quentes. ATIVIDADE 2: Com a ajuda de um mapa-múndi, sua agenda e seu livro identifique os países e os continentes onde se encontram os mangues.

    20. Se o mangue é um patrimônio ambiental, fonte de alimentação e meio de vida de comunidades pesqueiras do litoral brasileiro, por que ele está sendo destruído? Está sendo destruído por instalações de empreendimentos imobiliários, como: resorts (hotéis de turismo); crescimento das cidades sem planejamento,construção de portos, poluição, falta de consciência da população...

    22. PARA PENSAR: Como o mangue é formado? Em quais continentes do mundo os mangues se localizam? Por que na Europa e na Antártida não há mangues? Cite o nome de alguns países que têm mangue? Como é a vegetação do mangue? Que animais vivem no mangue? Por que o mangue é considerado um berçário de vida marinha? Por que o mangue é tão importante para a comunidade que vive ao seu redor? Existe alguma relação? Por que o ecossistema mangue precisa ser protegido? Dê três sugestões para preservação do mangue.

    23. Ações de preservação do mangue: Diminuir a poluição dos rios e de dejetos lançados nos mares; Tornar esses ambientes APP – Áreas de Preservação Permanente; Cuidar da flora e fauna desses biomas; Evitar construções de casas, hotéis, etc. próximos dos mangues; Conhecer para poder defender!!!

    25. Explorando patrimônios ambientais

    26. PARQUE NACIONAL MARINHO DE ABROLHOS

    27. Em 1503, a expedição do descobridor italiano Américo Vespúcio passou por essa região e ele anotou na carta de navegação: "Quando te aproximares da terra, abre os olhos". Daí surgiu o nome Abrolhos para designar uma área cheia de recifes de corais, com cinco ilhotas de origem vulcânica, à cerca de 70 Km da costa baiana.

    28. O Arquipélago dos Abrolhos Trata-se de um complexo e maravilhoso ecossistema marinho, com águas transparentes (visibilidade de 25 a 30 metros), relativamente calmas e profundidades médias de cinco metros. A temperatura média da água é de 22/24 graus C.

    29.         O parque está assentado sobre cinco formações rochosas: as ilhas de Santa Bárbara, Siriba, Redonda, Sueste e Guarita. Dispostas em arco, por serem provavelmente restos da borda de uma cratera vulcânica, essas formações rochosas abrigam um dos maiores, mais raros e exuberantes recifes de coral do Atlântico Sul. Além das ilhas, o parque comporta também o Parcel dos Abrolhos e o Recife dos Timbebas.

    30.         No período de julho a novembro as baleias jubarte chegam e concentram-se com o propósito de reprodução e cria de seus filhotes.         Entre os peixes, destacam-se os parus, barracudas, garoupas, badejos, budiões, pargos, caranhas, meros, enguias, arraias, moréias, além da presença de tartarugas, golfinhos, tubarões e uma infinidade de peixinhos coloridos, transformando Abrolhos num magnífico aquário natural.         Já a superfície das ilhas vivem abarrotadas de aves marinhas, que também escolheram este paraiso para se multiplicarem.        

    31. Curiosidades: O parque Nacional Marinho dos Abrolhos Criado pelo decreto 88.218 de 06/04/1983         Poucos países no mundo possuem tantos Parques Nacionais (PARNA) quanto o Brasil: 35; dentre eles, o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos. Os PARNA foram criados com a finalidade de preservar atributos excepcionais da natureza, conciliando a proteção integral da flora e fauna e das belezas naturais, com a utilização para fins educacionais, recreativos ou científicos, sendo neles proibida qualquer forma de exploração dos recursos naturais.

    32. Dicas do Ibama para o turismo dentro do parque nacional: Não produza lixo dentro da área do Parque. Caso seja realmente inevitável, recolha tudo e leve consigo até uma lixeira na área urbana; Não realize a pesca e a caça esportiva, proibidas no interior do Parque; Deixe a vegetação nativa intacta; A coleta de qualquer material não é permitida; Ao fotografar ou desfrutar do lazer junto à natureza, evite molestar os animais; Quando em grupos, procure guias locais autorizados para melhor aproveitar sua visita; O Parque Nacional tem uma área de entorno de 10km, onde as atividades e usos são controlados, devendo ser compatíveis com a preservação ambiental; Não tire nada a não ser fotografia; Não deixe nada a não ser pegadas; Não mate nada a não ser o tempo; Tudo o que existe em um Parque Nacional pertence à comunidade/Estado. Aprenda a conhecê-lo e respeitá-lo. Aprenda a gostar dele; Com sua ajuda esse patrimônio poderá ser mostrado para as gerações futuras.

    34. PARQUE NACIONAL DE YELLOWSTONE PARK

    35. PARQUE NACIONAL DE YELLOWSTONE PARK O povo americano notou tamanha importância de preservar o parque! Nele concentra-se o berçário da vida selvagem, florestas, lagos, cachoeiras e fenômenos espetaculares que só a natureza pode realizar... O gêiser mais famoso do mundo! O Yelloostone possui uma megafauna, ou seja, uma variedade muito grande de espécies de animais.

    37. O que é um GÊISER?

    38. Gêiser é um fenômeno natural, a explicação é a seguinte: após uma erupção, a água da superfície e a água subterrânea se encontram e entram no sistema de abastecimento do gêiser. A água começa a esquentar em contato com as rochas quentes do interior da Terra. Cheio de água muito quente, inicia-se a passagem da água do estado líquido para o estado de vapor. Assim acontece um espetacular jorro de vapor que saí por causa da pressão. O Gêiser Velho Fiel realiza esse magnífico espetáculo a cada 1h e 19 minutos (79min.), a uma altura de 36 metros, há mais de 120 anos.

    40. Você aprendeu que o ambiente natural tem um tipo de funcionamento em que a própria biodiversidade sustenta a vida no planeta Terra. Que é preciso saber cuidar bem da natureza porque ela é patrimônio ambiental, aprendeu também que alguns patrimônios estão sendo destruídos em nome do progresso e do consumo, indústrias, rodovias, hotéis, ....

    41. Para complementar: Vídeos: www.youtube.com.br – Preservação do mangue, Mangue. ou Yellowstone National Park. Sites: www.agirazul.com.br/agirazul/AA12/mangue.htm www.ibama.gov.br/patrimonio/ www.abrolhos.com.br www.google.com.br

    42. Natureza é patrimônio ambiental. Conteúdo 2º bimestre Colégio Alpis Veredas Série: 3º ano Fund. I Professora: Sibele

More Related