1 / 21

EUROPA 2010

Divaldo Franco. EUROPA 2010. Istambul. Turquia. A Turquia situa-se na fronteira entre a Europa e a Ásia. Istambul, a sua maior cidade, une dois continentes sobre o estreito do Bósforo. A história turca tem milhares de anos.

sage
Download Presentation

EUROPA 2010

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Divaldo Franco EUROPA 2010 Istambul

  2. Turquia A Turquia situa-se na fronteira entre a Europa e a Ásia. Istambul, a sua maior cidade, une dois continentes sobre o estreito do Bósforo. A história turca tem milhares de anos. Éfeso, Troia e a casa da Virgem Maria estão situadas na Turquia. A área que compreende a atual Turquia recebeu a influência de numerosas religiões, desde o culto à Natureza dos hattis e dos hititas, até ao moderno Islamismo. Muitos deuses antigos provêm do Médio Oriente. O Cristianismo depressa se estendeu pela Anatólia, graças a Paulo de Tarso que se estabeleceu em sete igrejas no centro e no oeste: Éfeso, Smirna, Pergamon, Thyatira, Sardes, Filadelfia e Laodicea. O Islamismo entrou na Anatólia em 1071 quando os seljúcidas turcos venceram as tropas bizantinas cristãs. Na Turquia existe liberdade de credo. No entanto, 99% são muçulmanos, de modo que a cultura islâmica está presente por todas os lados. A diferença com outros países islâmicos é que a Turquia é uma nação laica. A religião foi separada do Estado e as escolas, universidades e órgãos do governo não funcionam com cerimônias religiosas.A confissão da fé islâmica é "Não existe outro Deus senão Alá e Maomé é o seu profeta". Os muçulmanos rezam cinco vezes ao dia e, pelo menos uma vez na vida, tentam viajar a Meca. O Islamismo reconhece as religiões judaica e cristã. Alá também é o seu Deus. A casa da Virgem Maria, situada próximo de Éfeso, na Anatólia ocidental, também é visitada e venerada por muçulmanos turcos.

  3. Istambul / Turquia A vista clássica de Istambul, com suas torres minaretes característica das mesquitas da cidade.

  4. A antiga Constantinopla, capital do Império Bizantino, hoje Istambul, ainda recepcionando o seu visitante com as ruínas das muralhas de então, recebeu Divaldo Franco para uma conferência sobre a Imortalidade e Comunicação com os Espíritos, no dia 31 de maio. Na foto, na chegada da travessia de barco, do lado europeu para o lado asiático de Istambul, onde a palestra foi realizada.

  5. O evento organizado pela Anadolu Aydınlanma Vakfı (Sociedade Anatoliana para Iluminação) realizou-se no Centro Cultural Municipal, na Rua Bayar Cad. Sok Jester, no lado asiático de Istambul. Divaldo Franco lembrou ao público que as tradições orientais resolveram a questão da Imortalidade do Espírito, pois foram elas que descobriram os chakras, a reencarnação, os diversos mundos habitados pelos Espíritos e outros conceitos espiritualistas e do Espiritismo.

  6. O Ocidente se apoiou na Mitologia grega. Os filósofos Sócrates e Platão afirmavam que o ser, a criatura humana, é constituída de dois elementos: a alma, que é imortal; e a matéria, o corpo, que é transitório e se desagrega.

  7. Daí originaram-se duas correntes de pensamento: o Atomismo, que mais tarde passou a ser chamado de Materialismo; e o da Imortalidade da alma ou Espiritualismo.

  8. Em 1987, o Dr. Michael Persinger publicou um livro sobre o assunto intitulado "Neuropsychological Bases of God Beliefs” (ou Bases neuropsicológicas da crença em Deus)".

  9. Nele, Persinger narra as suas experiências com a tomografia computadorizada, com pósitrons, e constatou que no cérebro humano existe um ponto específico, que se iluminava ao ser pronunciado o nome de Deus, levando-o a afirmar que a criatura humana possui um ponto de Deus no cérebro.

  10. Aclarando um pouco mais, Divaldo disse que, no final da década de 90, do século XX, Danah Zohar, física e filósofa americana, juntamente com o marido, escreveu o livro “Inteligência Espiritual”. Neste livro, de certa forma, Danah antecipa o que seria chamado o “Ponto de Deus” no cérebro, confirmado mais tarde, em 1997, pelo neurologista V. Ramachandran, e recentemente por Dean Hamer, descobridor do Gene de Deus, como sendo a área responsável pelas experiências espirituais do ser humano e pela busca de um sentido para a vida.

  11. Antes de finalizar seu trabalho, Divaldo colocou-se à disposição para responder perguntas, fazendo-lhe o público, de imediato, vários questionamentos. Aplaudido efusivamente, agradeceu a participação de todos, bem como o trabalho carinhoso dos organizadores do evento.

  12. Mais de 280 pessoas compareceram à palestra de Divaldo Franco em Istambul.

  13. Parte da Equipe do Livro de Divaldo, do Rio Grande do Sul, e dois membros da Sociedade para Estudos Espíritas Allan Kardec de Viena/Áustria, acompanharam Divaldo Franco e Nilson de Souza Pereira em sua viagem à Istambul.

  14. Em frente ao local da palestra – o Centro Municipal de Cultura de Kadiköy - o grupo reuniu-se para as fotos de despedida.

  15. Na saída da Mesquita do Sultão Ahmet, mais conhecida como Mesquita Azul, devido aos mosaicos azuis que adornam seu interior.

  16. O Hagia Sofia ( Sagrada Sabedoria)  é um monumento de grande beleza arquitetônica e importante para império bizantino e otomano. A igreja cristã foi primeiramente construída por Constantino II (337-361), queimada em tempo de pilhagens e reconstruída por Teodósio II (405) e depois por Justiniano, o Grande. Vários terremotos afetaram parcialmente a igreja, que foi sendo reconstruída e ampliada. Mais tarde, foi transformada em uma mesquita (1453), e agora é um museu. ( Hagia Sofia ao fundo )

  17. A Igreja de São Salvador em Chora (significa nos campos), dedicada a Jesus, é um dos mais belos exemplos de igreja bizantina. Foi construída pelo Imperador Justiniano I (527-565).

  18. O afresco - Ressurreição (Anastasis), na Igreja de Chora - mostra Jesus retirando Adão e Eva de seus sarcófagos, a qual podemos interpretar como a negação do pecado original, substituída por Jesus e pela doutrina Consoladora por Ele prometida, com a lei do perdão e a reencarnação. O pecado original deixa de existir, sendo substituído pela responsabilidade e a possibilidade da reparação, seja nesta vida, ou em outra reencarnação.

  19. No mosaico, A Morte da Virgem, também no interior da igreja de Chora, podemos notar a vida nova no mundo espiritual e a promessa da reencarnação, que estão simbolicamente representadas pelo fato de Jesus receber Maria Santíssima após a sua morte, representada no mosaico por um bebê recém-nascido. A imagem lembra-nos que os primeiros cristãos aceitavam a reencarnação e a vida depois da morte.

  20. O grupo reuniu-se no interior da Igreja de Chora, tendo ao fundo a cena da morte e do “renascimento” de Maria no mundo espiritual, simbolizando o acordar do espírito no mundo espiritual e a promessa da reencarnação, conforme a Doutrina Espírita.

  21. Texto: Paulo Salerno Colaboração: Maria Helena Marcon e Rejane de Santa Helena Músicas: Internet Jorge Moehlecke - jorgejhm@terra.com.br

More Related