1 / 32

O TABERNÁCULO DE DEUS

O TABERNÁCULO DE DEUS. Estudo feito à luz da Palavra de Deus. Elaborado pelo Pr. Sérgio Felizardo. A CONSTRUÇÃO. O Tabernáculo, assim como o homem é composto de três partes principais: O Pátio ou Átrio O Lugar Santo O Santo dos Santos (visto de fora para dentro).

Download Presentation

O TABERNÁCULO DE DEUS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O TABERNÁCULO DEDEUS

  2. Estudo feito à luz da Palavra de Deus Elaborado pelo Pr. Sérgio Felizardo

  3. ACONSTRUÇÃO

  4. O Tabernáculo, assim como o homem é composto de três partes principais: O Pátio ou Átrio O Lugar Santo O Santo dos Santos (visto de fora para dentro)

  5. Uma curiosidade é que quando o Tabernáculo era montado, cada vez que o povo parava no deserto, ele era montado de dentro para fora, ou seja do Santo dos Santos até ao Átrio

  6. Como crentes, sabemos que Deus inicia o Seu tratamento conosco a partir de dentro, daquilo que temos de mais interior: o espírito!

  7. As divisões citadas do Tabernáculo representam corpo, alma e espírito. E é justamente por causa disso que Deus inicia o seu processo de redenção no homem a partir do espírito, pois o Espírito de Deus tem comunhão com o nosso espírito nos ligando ao nosso Criador!

  8. Já após nossa conversão, a evolução do ser humano em sua caminhada para com Deus acontece de fora para dentro. Nossa caminhada tem início pelo Átrio em direção ao Santo dos Santos.

  9. OSARTÍFICES

  10. Foi Deus que indicou os nomes dos principais Artistas. Um foiBezaleel Êxodo 31:2-6 Bezaleel, foi chamado pelo seu nome, era cheio do Espírito de Deus. Deus lhe concedeu habilidade, inteligência, sabedoria, e conhecimento para elaborar desenhos e trabalhar (Êxodo 36.2-3). Foram-lhe dados alguns auxiliares (v.6). Fez aArca (Êxodo 37:1-5), aMesa dos Pães da Proposição(Êxodo 37:10-16), oCastiçal(Êxodo 37:17-24), oAltar de Incenso(Êxodo 37:25-28), oAltar dos Holocaustos(Êxodo 38:1) e aBacia de Cobre(Êxodo 38:8).

  11. O outro foiAoliabe(Êxodo 31:6).No Seu plano perfeito, Deusplaneja, instrui, chama,inclina corações, supre necessidades.Cada membro do Seu Corpo tem avocação individual e o Senhorconhece um por um.Aoliabe, com seus auxiliares, fezasCortinas para o Pátio, asColunas,osColchetes,asMolduras,asEstacas(Êxodo 38:9-20)e aCortinapara a porta do pátio(Êxodo 38:18).

  12. Os dois juntos, fizeram o Véu Interior, que separava o Lugar Santo do Lugar Santíssimo, e o Véu Exterior, para fechar a entrada para o Lugar Santo Êxodo 38:35-38 Igualmente, fizeram as Vestes para os Sacerdotes, as Cobertas para o Tabernáculo(para cobrir a Arca), a Mesa dos Pães da Proposição, o Castiçal e o Altar de Incenso Números 4:5-14

  13. O povo ajudava no trabalhoÊxodo 35:25; 36:8Todos usavam a sabedoria que o Senhor lhes havia dadopara fazerem a Sua vontade Êxodo 35:5, 10, 25-26, 31, 35Quando terminou toda aconstrução do Tabernáculo e orespectivo mobiliário, Moisésexaminou tudo com muita atenção,para verificar se estava de harmoniacom a ordem do Senhor..Em seguida, abençoou os quetinham trabalhadoÊxodo 39:1, 5, 7, 21, 26, 29, 31-32, 42-43

  14. Simbolismo Quando Deus chama alguém para uma tarefa sempre o capacita, dando-lhe toda a sabedoria, toda a inteligência e todo o conhecimento necessários para a realizar. Se realizarmos a Sua Obra, o Senhor dar-nos-á Sua bênção, assim como Moisés abençoou o povo Êxodo 39:43

  15. ASOFERTAS

  16. Como foi arranjado o financiamento para uma obra de tão grande envergadura?

  17. A ordem de Deus foi para que o povo levantasse os recursos necessários para a construção do Tabernáculo (Êxodo 25:1-7; 35:4-9)

  18. O apelo de Moisés visava dois tipos de ofertas:materiaisetrabalho voluntário, pois ao povo de Deus cabe a responsabilidade material da execução, através das suas ofertas de amor e gratidão por tudo que Deus tinha e continuava a fazer.Êxodo 3:4-9Este apelo foi atendido,pronta, liberal, voluntária ealegremente, com pedraspreciosas, ouro, prata,cobre (ou bronze), madeira,fazendas, peles de animaismarinhos e terrestres, azeitee especiarias.

  19. As Ofertas foram de tal maneira que Moisés foi obrigado a suspender as mesmasÊxodo 36:5-7

  20. PORQUEO POVOFEZ OFERTASA DEUS?

  21. 1.Porque Deus mesmo as pediu. (Êxodo 25:2-7).Será que temosa consciência dopedido de Deusao povo?

  22. 2.Porque a obra precisava das Ofertas.As Ofertas tinham umobjetivo definido:construção do Tabernáculo,para os utensílios que deveriam ser usados e para as pessoas quenele iriam trabalhar. Belo exemplo dedesprendimento e cooperação!

  23. 3.Porque o povo tinhacondições para darTodos os crentes têmsempre qualquer coisapara dar a Deus.Quem é mais pobre quea viúva citada emMarcos 12:14-44e Lucas 21:1-4?

  24. COMOFORAM FEITASASOFERTAS?

  25. 1.Foram dadas por todo o povo (Êxodo 35:21-22) As pessoas contribuíam com o que tinham: pedras preciosas, especiarias, e muitas outras coisas. O mesmo método de contribuição é aconselhado por Paulo: “Cada um de vós...” (I Coríntios 16:2)

  26. 2.Foram dadas conforme as posses de cada um (Êxodo 35:5) Nem todos possuíam as mesmas coisas. Era grande a variedade, mas tudo servia para o Tabernáculo (Êxodo 35:22-29) Todos os crentes devem dar “conforme a sua prosperidade” (II Coríntios 16:2)

  27. 3.Foram dadas voluntariamente (Êxodo 35:29) Ninguém deu coisa alguma obrigado, mas o fez voluntariamente, de coração aberto e alegre. Havia em todos gratidão. Deus não aceita o que é ofertado de contra vontade, porque, como diz Paulo, “Deus ama ao que dá com alegria” (II Coríntios 9:7)

  28. 4. Foram dadas com alegria (Êxodo 35:22). A expressão “dispostos do coração” mostra a alegria entre o povo, pelo privilégio de contribuir. Paulo diz que “Deus ama ao que dá com alegria” (II Coríntios 9:7). Ofertas dadas com tristeza, não podem ser aceitas por Deus.

  29. Êxodo 26:16-30 Estando peregrinando pelo deserto, tornava-se necessário aos israelitas terem uma construção simples, que pudesse ser facilmente erguida e desmontada com rapidez e ocupasse pouco espaço Por isso era portátil(Números 4) Esta a razão porque havia cortinas, colunas, ganchos, fitas, encaixes, anéis ou argolas, barras, etc...

  30. Cada detalhee objeto falava da obra redentora de Jesus Cristo CRISTOMORREU POR NÓS!

  31. No próximo Estudo veremos mais pormenorizadamente esta construção

  32. QUE DEUS A TODOS ILUMINE PARA QUE POSSAMOS COMPREENDER O SEU MARAVILHOSO ENSINO

More Related