1 / 10

A arte do antigo Egito

A arte do antigo Egito. Baixo relevo de Hathor e do Faraó Seti I . ÍNDICE:. Como se caracterizam a pintura, a escultura e as artes decorativas; Como se caracteriza a arquitetura egípcia; A escrita hieroglíca; A lei da frontalidade: como pintavam as figuras dos deuses egípcios.

saber
Download Presentation

A arte do antigo Egito

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A arte do antigo Egito Baixo relevo de Hathor e do Faraó Seti I

  2. ÍNDICE: • Como se caracterizam a pintura, a escultura e as artes decorativas; • Como se caracteriza a arquitetura egípcia; • A escrita hieroglíca; • A lei da frontalidade: como pintavam as figuras dos deuses egípcios.

  3. Como s caracteriza a pintura, a escultura, e as artes decorativas : Os monumentos egípcios eram decorados com pinturas baixos relevos e esculturas. As pinturas e os baixos relevos das paredes dos túmulos, templos e palácios representavam mitos religiosos ,cenas do quotidiano, deuses e faraós. Na representação da figura humana aplicavam a lei da frontalidade. A cabeça as, pernas e os pês aparecem de perfil, enquanto o resto do corpo e dos olhos eram representados de frente. A dimensão das figuras encontrava-se diretamente relacionada com a importância social.

  4. Na escultura egípcia a rigidez e a falta de expressã0 das estatuas colossais dos faraós constatam com o naturalismo dos movimentos e a expressividade das estatuetas de pessoas comuns, normalmente escribas, sacerdotes e nobres . Os artistas utilizavam a pedra, a madeira e o barro. A originalidade dos egípcios também esta presente nas artes decorativas tais como a joelharia, a ourivesaria, as peças de vidro o mobiliário, as peças de marfim e a cerâmica.

  5. Como se Caracteriza a arquitetura egípcia : A arte egípcia esta profundamente ligada a religião . Os egípcios, edificaram, sobretudo, grandes templos dedicados aos deuses , e túmulos e palácios para o faraó e para a família real alguns dos quais ainda hoje existem . Os templos mais imponentes são os de luxor, karnak e abu símbel. A arquitetura egípcia caracteriza-se pela monumentalidade, durabilidade e grandiosidade das construções.

  6. As mastabas ,pirâmides e os hipogeus eram túmulos construídos em pedra e embelezados com estatuas ,ou obeliscos, colunas ,pinturas e relevos murais . Os primeiros túmulos a ser construídos foram as mastabas, baixas construções retangulares destinadas a familiares do faraó, a nobres e altos funcionários. As pirâmides surgiram posteriormente. A primeira a ser construída foi a pirâmide de degraus de Djoser, mas as mais famosas são as pirâmides de Gizé, dos

  7. Faraós Quéops, Quéfren e Miquerinos. Os hipogeus eram túmulos subterrâneos, constitruídos totalmente debaixo da terra. Como os túmulos eram locais freuentemente saqueados e violados, porque escondiam muitas riquezas, os faraós foram optando por ser sepultados em hipógeus. O hipogeu do faraó tutancámon é um dos mais conhecidos.

  8. A escrita hieroglífica: A escrita hieroglífica constituída por sinais, os hieróglifos representam figuras humanas, animais, objetos e plantas. O principal material é o papiro, a planta que crescia junto do nilo, mas também a pedra continuou a ser utilizada.

  9. A lei da frontalidade: Era usada para representar as figuras dos deuses:

  10. Fim FEITO POR: ÉRICA FERNANDES Nº 8 7ºB

More Related