MEDIDA DE FLUXO EM ESTRUTURAS FLUÍDICAS BASEADAS EM PAPEL E POLÍMERO.
This presentation is the property of its rightful owner.
Sponsored Links
1 / 1

BEEBY, S. et al. MEMS Mechanical Sensors. Boston: Artech House Inc., 2004. PowerPoint PPT Presentation


  • 63 Views
  • Uploaded on
  • Presentation posted in: General

MEDIDA DE FLUXO EM ESTRUTURAS FLUÍDICAS BASEADAS EM PAPEL E POLÍMERO. Guilherme Augusto Dalri ( IC-Voluntária) Orientador: Cyro Ketzer Saul Co-Orientador : Fabio Adhemar da Silva Rahal.

Download Presentation

BEEBY, S. et al. MEMS Mechanical Sensors. Boston: Artech House Inc., 2004.

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Presentation Transcript


Beeby s et al mems mechanical sensors boston artech house inc 2004

MEDIDA DE FLUXO EM ESTRUTURAS FLUÍDICAS BASEADAS EM PAPEL E POLÍMERO.Guilherme Augusto Dalri (IC-Voluntária)Orientador: Cyro Ketzer SaulCo-Orientador: Fabio Adhemar da Silva Rahal

O aumento da demanda de sistemas tipo Lab-on-a-chip (LOC) que envolvem volumes cada vez menores, torna necessária a mensuração de vazões da ordem de nanolitro por minuto. Considerando que o INCT para Diagnósticos em Saúde Pública, visa o desenvolvimento de sistema de baixo custo. O presente trabalho visa o desenvolvimento de um dispositivo para a realização de medidas de vazão desta ordem de magnitude.

O dispositivo consiste em várias camadas de poliestireno expandido de baixa densidade que visam o isolamento térmico, por mais duas camadas de fita adesiva com espessura de 70μm onde se localizam os canais e duas camadas de acrílico de reforço estrutural do sistema. Todos os componentes do mecanismo foram fabricados em uma fresadora a laser. Nos testes de eficiência do mecanismo comparou-se um fluxo induzido por bombeamento de controle externo com o fluxo determinado pelo método proposto. Foram encontradas algumas dificuldades no processo de fabricação no que se refere à vedação do dispositivo e ao monitoramento das temperaturas.

O dispositivo consiste em um sistema calorimétrico, que mede a temperatura do líquido na entrada, submete o líquido a um aquecimento com potência conhecida e posteriormente mede sua temperatura na saída. Sendo conhecida sua capacidade térmica a determinação da vazão é imediata. O monitoramento da temperatura e o controle de potencia no aquecedor é realizado através do microcontrolador de plataforma aberta conhecido como Arduino

Neste desenvolvimento foi possível determinar as principais fontes de erro oriundas do processo de fabricação e também do sistema de coleta de dados que limita a precisão do dispositivo, na próxima validação do sistema vamos evitar tais fontes de erro, a fim de determinar vazões com maior precisão.

BEEBY, S. et al. MEMS Mechanical Sensors. Boston: Artech House Inc., 2004.

NGUYEN, N. T., WERELEY, S. T. Fundamentals and Applications of Microfluidics, first ed., Artech House, Boston, MA, 2002.


  • Login