1 / 45

Em relação à cicatrização das feridas, assinale a alternativa correta .

Em relação à cicatrização das feridas, assinale a alternativa correta . a) A cicatrização por primeira intenção é um tipo de cicatrização conhecida como fechamento primário retardado , acontece com feridas que tem o fechamento prolongado por infecções .

Download Presentation

Em relação à cicatrização das feridas, assinale a alternativa correta .

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Em relação à cicatrização das feridas, assinale a alternativa correta. • a) A cicatrização por primeira intenção é um tipo de cicatrização conhecida como fechamento primário retardado, acontece com feridas que tem o fechamento prolongado por infecções. • b) A fase de maturação consiste na reorganização das fibras de colágeno, com remodelamento e amadurecimento destas, que ganham força e tensão. Essa fase leva de 21 dias a 2 anos. • c) A cicatrização por segunda intenção é um tipo de cicatrização que ocorre quando há perda mínima de tecido. A aproximação das bordas é realizada por sutura, o que permite que o processo de cicatrização aconteça sem contaminação. • d) A fase proliferativa é a fase defensiva inicial ou exsudativa,sendo uma etapa que prepara a ferida para a cicatrização,removendo restos celulares e tecidos desvitalizados. Caracteriza-se por uma reação natural do organismo a qualquer agressão local. Essa fase ocorre de 24 dias a 1 ano.

  2. 02) Um paciente do sexo masculino, 58 anos, internado na unidade de Clínica-Médica, encontra-se acamado e apresenta uma úlcera de pressão (UP) em região sacral, a qual apresenta-se infectada, com grande drenagem de exsudato. O enfermeiro responsável pela unidade avaliou a UP e prescreveu o curativo. Essa unidade dispõe dos seguintes produtos padronizados para curativo: Carvão Ativado, Clorexidina Alcoólica e Placa e Hidrocoloide. Considerando os tipos de curativos, bem como suas finalidades e os produtos disponíveis na instituição, a prescrição de enfermagem para esse paciente deverá ser curativo com a) placas de hidrocoloides, que são compostas por espuma de poliuretano, gelatina, pectina e carboximeticelulose sódica, por estimularem o desbridamen to autolítico e a formação de novos vasos sanguíneos, reduzindo a infecção da UP. b) cloroexidina alcoólica, por possuir uma atividade germicida, que atua na destruição da membrana citoplasmática de microrganismos, reduzindo a infecção da UP. c) apenas soro fisiológico 0,9%, pois as coberturas de curativos disponíveis nesta instituição não são indicadas para feridas infectadas, com exsudato. d) carvão ativado, por ser um antibiótico bactericida, que atua absorvendo o exsudato e reduz o odor da ferida

  3. 3) Em relação à administração de medicamentos, assinale a alternativa incorreta: a) A biodisponibilidade é um termo que indica a velocidade e a extensão de absorção de um princípio ativo em uma forma de dosagem, a partir de sua curva concentração/tempo na circulação sistêmica ou sua excreção na urina. b) O Medicamento Similar é aquele que contém o mesmo ou os mesmos princípios ativos, apresenta a mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica, e possui comprovação de sua eficácia, segurança e qualidade, devendo sempre ser identificado por denominação do princípio ativo,podendo ser um produto intercambiável. c) A bioequivalência refere-se à equivalência química entre dois ou mais produtos, isto é, medicamentos com a mesma substância, provenientes de diferentes fabricantes, no uso de doses iguais, possuem as mesmas concentrações sanguíneas e teciduais. d) O medicamento genérico é semelhante a um produto de referência ou inovador, que se pretende ser com este intercambiável, geralmente produzido após a expiração ou renúncia da proteção patentária ou de outros direitos de exclusividade, comprovada a sua eficácia, segurança e qualidade, e designado pela Denominação Comum Brasileira (DCB) ou, na sua ausência, pela Denominação Comum Internacional (DCI).

  4. 4) Considerando as unidades de medidas na administração de medicamentos, é incorreto afirmar que: • centímetro cúbico (cc ou cm3) é similar ao Litro (L), assim 1 cm3 equivale a 1L. • b) grama (g) é uma unidade de medida de peso, sendo que sua milésima parte é o miligrama (mg), assim 1g corresponde a 1000mg. • c) litro (L) é uma unidade de volume, sua milésima parte corresponde ao mililítro (mL), assim um volume de 1000 mL corresponde à 1L. • d) dependendo do diâmetro do contagotas, 1 mL corresponde a 20 gotas e 1 gota corresponde a 3 microgotas (no equipo de microgotas)

  5. 05) Considerando as coberturas e soluções utilizadas em curativos, leia as frases abaixo e marque (F) se a afirmativa for falsa e (V) se for verdadeira. Em seguida, assinale a alternativa que contém a sequência correta: ( ) A clorexidina alcoólica é uma solução que possui uma atividade germicida. É bacteriostática em baixa concentração e bactericida em alta concentração. É comumente aplicada em pele e mucosas, incluindo inserção de cateteres, atuando na prevenção de colonizações. Esta solução não pode ser aplicada em feridas abertas. ( ) O Alginato de Cálcio é uma cobertura composta por íon de prata e cálcio, agindo diretamente na membrana citoplasmática da bactéria, resultando em ação bactericida de imediato e bacteriostática residual. Seu uso é indicado em queimaduras, feridas sangrantes, abertas, com grande drenagem de exsudato. ( ) A colagenase trata-se de uma pomada com colagenase clostridiopeptidase A e enzimas proteolíticas, que agem seletivamente, degradando o colágeno nativo da ferida. É indicada no desbridamento enzimático suave e não invasivo das lesões. ( ) As placas de hidrocolóide possuem vários tamanhos, espessuras e formatos. São compostas por espuma de poliuretano, gelatina, pectina e carboximetilcelulose sódica, estimulando o desbridamento autolítico e a formação de novos vasos sanguíneos, acelerando o processo de granulação, sendo indicadas para a prevenção ou o tratamento de lesões não infectadas. a) V,V,V,f. b) f,V,V,V. c) V,f,V,V. d) V,V,V,V.

  6. 06) Após um trauma na pele que resulte em ferida, a forma de tratamento determina o tipo de cicatrização, que pode ser por primeira, segunda ou terceira intenção. A cicatrização por terceira intenção é: a) Um tipo de cicatrização que ocorre perda mínima de tecido, sem contaminação de microrganismos, sendo a aproximação realizada por sutura. b) Conhecida como fechamento primário retardado, ocorre com feridas que tem o fechamento prolongado por infecções. A ferida permanece aberta e, posteriormente, é realizada a aproximação das bordas. c) Denominada também como fechamento terciário, provém de lesões com perda tecidual mais acentuada, feridas extensas que não são passíveis de aproximação de bordas, necessitando de um período maior de cicatrização. d) Um tipo de cicatrização que ocorre perda de tecido acentuada, sem sinais de infecção, sendo a aproximação realizada por sutura.

  7. 07) Em relação aos cuidados básicos na assistência ao paciente, leia as frases abaixo e marque (F) se a afirmativa for falsa e (v) se for verdadeira. Em seguida,assinale a alternativa que contém a sequência correta: ( ) As sondas enterais permitem a administração de dietas de modo mais confortável e segura. Essas sondas possuem uma ogiva distal. Essa ogiva faz com que o peristaltismo gástrico e intestinal, agindo sobre ela,posicione a sonda corretamente, além do esfíncter pilórico. ( ) As sondas enterais são maleáveis e possuem guias metálicos e flexíveis, que facilitam sua introdução. O guia deve ser retirado após confirmação do posicionamento adequado da sonda por meio de exame radiológico. ( ) A sonda enteral é muito utilizada, podendo ser administrado alto volume de dieta, sem controle rigoroso de gotejamento, pois o posicionamento da sonda favorece a absorção rápida dos alimentos. a) f,V,V. b) V,V,V. c) V,f,f. d) f,f,V.

  8. 08) Uma mulher, com 80 anos, encontra-se emagrecida e acamada. Durante o exame físico, o enfermeiro verificou a presença de uma lesão em região sacral compatível com uma úlcera de pressão em Estágio I. Considerando o tipo de lesão e as coberturas de curativos disponíveis no mercado, a prescrição de enfermagem para essa paciente poderia ser com: a) Carvão ativado. b) Clorexidina alcoólica. c) Colagenase. d)Ácidos graxos essenciais.

  9. 09) O exame físico compreende a inspeção, a palpação, a percussão e a ausculta, além da utilização de alguns instrumentos e aparelhos. Para realização de cada etapa, o examinador utiliza os sentidos, sobretudo, a visão, o tato e a audição. Na ____________, é realizado o golpeamento com um dedo a borda ungueal ou a superfície dorsal da segunda falange do dedo médio ou indicador da outra mão, que se encontra espalmada e apoiada na região de interesse. O som encontrado em regiões que contenham ar, recobertas por membranas flexíveis, como o estômago é chamado ______________. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da afirmativa acima. a) percussão dígito-digital; timpânico. b) percussão direta; maciço. c) palpação; sub-maciço. d) palpação; ruído adventício.

  10. 10. Com relação aos princípios básicos envolvendo o preparo e administração de medicamentos, avalie as afirmativas abaixo:  Devemos observar no mínimo 05 itens antes de administrar a medicação: paciente certo, médico que prescreveu certo, medicação certa, dosagem certa, via de administração certa;  Devemos desprezar o medicamento que não apresentar identificação;  Não devemos administrar medicamentos preparados por outros;  A leitura e conferência da medicação devem ser realizadas ao pegar o frasco, ampola ou envelope de medicamento; antes de colocar o medicamento no recipiente próprio para administrar, durante a administração do medicamento e ao recolocar o recipiente na prateleira ou descartar a ampola/frasco ou embalagem; Quantas afirmativas acima estão corretas: a) 1 b) 2 c) 3 d) 4

  11. 11 - Em relação às anotações de enfermagem é incorreto afirmar: • Devem ser legíveis, completas, claras, concisas, objetivas, pontuais e cronológicas. • B) Devem iniciar com data e hora, assinadas e identificadas pelo profissional ao final de cada registro. • C) Não conter rasuras, entrelinhas, linhas em branco ou espaços. • D) Devem ser registradas observações efetuadas,cuidados prestados, sejam eles os já padronizados, de rotina e específicos. • E) Devem ser registradas ao final de cada plantão,momento no qual são colocados todos os cuidados realizados durante o período.

  12. 12-Sobre as necessidades humanas básicasreferentes a nutrição, assinale a alternativa correta. (A) As necessidades alimentares são invariáveis ao longodo ciclo vital, porém sofrem influências de certosfatores como atividade, clima, estado emocional egravidez. (B) Os alimentos são compostos por elementosque possuem funções biológicas diferenciadasdenominadas calorias ou princípios calóricos. (C) A maioria dos alimentos é formada por apenas umnutriente, que pode ser proteína ou gordura oucarboidrato ou vitamina e água. (D) Após ingeridos, os alimentos não sofrem nenhumatransformação no organismo. Portanto o alimento nãotem a função de fornecer energia ao homem para quedesenvolva suas atividades. (E) Fatores associados com as necessidades nutricionaisnão atendidas podem se caracterizar por cabeloquebradiço, seco, sem brilho, que se desprendedurante o pentear ou escovar.

  13. 13- As eliminações fisiológicas podem serinfluenciadas por diversos fatores entre eles onível de atividade, ingestão hídrica e dietética,padrões culturais e fatores ambientais. Sobre osproblemas intestinas e urinários mais comuns, • assinale a alternativa correta. • A anúria é a produção de urina superior a 100mldiários. • (B) A oligúria é a produção de quantidades reduzidas deurina, em torno de1000 a 5000ml diários. • (C) A poliúria é a produção e eliminação de quantidadesexcessivas de urina. • (D) A constipação é caracterizada por fezes amolecidas ede fácil eliminação. • (E) A flatulência é a presença excessiva de gás no interiordo esôfago ou traqueia.

  14. 14-Para compreender a higienização das mãos, énecessário conhecer a microbiota da pele. Sobreisso, é correto afirmar que • a estrutura básica da pele inclui, da camada externapara a mais interna: hipoderme, derme, epiderme eestrato córneo. • (B) a microbiota residente, que está aderida às camadasmais profundas da pele, é mais resistente à remoçãoapenas por água e sabonete. • (C) devido à sua localização e extensa superfície, apele dificilmente é exposta a micro-organismos doambiente. • (D) a microbiota transitória, que coloniza a camadasuperficial da pele, sobrevive por longos períodos detempo e não é passível de remoção pela higienizaçãosimples das mãos. • (E) a pele é um órgão dinâmico, pois a sua formaçãoe integridade estão sob controle homeostático,e qualquer alteração resulta em diminuição daproliferação de suas células.

  15. 15- Sobre os cuidados ao paciente com dreno de tóraxé INCORRETO afirmar que • o dreno originário do tórax deve ser mantidomergulhado em solução estéril contida no frascocoletor (selo de água). • (B) manter o frasco coletor sempre abaixo do nível dotórax do cliente. • (C) certificar-se de que as tampas e os intermediáriosdo dreno estejam corretamente ajustados e sempresença de escape de ar. • (D) observar a oscilação da coluna de líquido no interiordo frasco coletor – que deve estar de acordo com osmovimentos respiratórios do cliente. • (E) mensalmente, realizar a troca do frasco de drenagem,de maneira asséptica, cujo pinçamento de suaextensão deve durar apenas alguns segundos (omomento da troca).

  16. 16O dispositivo mais simples e bem tolerado pelopaciente para a administração de oxigênio consisteem um material plástico com uma alça para fixaçãona cabeça e uma bifurcação própria para seradaptada nas narinas, através da qual o oxigênio,ao sair da fonte e passar por um umidificador comágua estéril, é liberado. Qual é esse dispositivo? (A) cateter nasal. (B) cânula nasal. (C) máscara facial. (D) máscara de Venturi. (E) desfibrilador.

  17. 17- É a administração de medicamentos, cuja dosessão pequenas, variando entre 0,5 ml a 1 ml.Também conhecida como hipodérmica, é indicadaprincipalmente para vacinas (ex. antirrábica),hormônios (ex. insulina), anticoagulantes (ex. heparina) e outras drogas que necessitam deabsorção lenta e contínua. O enunciado refere-sea qual via de administração de medicamento? (A) Via intramuscular. (B) Via intravenosa. (C) Via subcutânea. (D) Via intradérmica. (E) Via parenteral.

  18. 18. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a segurança do paciente é a redução do risco de dano desnecessário, associado com o cuidado à saúde ao mínimo aceitável. Assim, o técnico de enfermagem deve prevenir eventos adversos relacionados ao processo de cuidar. Os eventos adversos em saúde são: a. ( ) não intencionais, decorrentes do atendimento à saúde e não relacionados com a evolução natural da doença base, que ocasionam lesões nos pacientes e prolongamento da internação, mas nunca a morte. b. ( ) não intencionais, decorrentes do atendimento à saúde e não relacionados com a evolução natural da doença base, que ocasionam lesões nos pacientes, prolongamento da internação e/ou morte. c. ( ) intencionais, decorrentes do atendimento à saúde e não relacionados com a evolução natural da doença base, que ocasionam lesões nos pacientes, prolongamento da internação e/ou morte. d. ( ) não intencionais, decorrentes do atendimento à saúde e relacionados com a evolução natural da doença base, que ocasionam lesões nos pacientes, prolongamento da internação e/ou morte. e. ( ) não intencionais, decorrentes do atendimento à saúde e relacionados com a evolução natural da doença base, que ocasionam lesões nos pacientes e prolongamento da internação, mas nunca a morte

  19. 19. Quando prestamos assistência de enfermagem a um cliente, sabemos da importância da assepsia em todos os momentos. No entanto, em alguns casos utilizamos a assepsia médica e em outros, a assepsia cirúrgica. Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação a estes dois tipos de assepsia. ( ) A assepsia cirúrgica está relacionada com a ausência total de micro-organismos da área, por meio da esterilização e do rigor no manuseio do material estéril. ( ) Entre os procedimentos que utilizam a assepsia cirúrgica podemos citar a lavagem das mãos, troca de curativos e aspiração de secreções. ( ) A assepsia médica está relacionada com a redução do número de micro-organismos e os cuidados e as técnicas utilizados para evitar sua disseminação. ( ) Entre os procedimentos que utilizam a assepsia médica podemos citar as sondagens, os banhos e a troca de curativos. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo. a. ( ) V – F – V – F b. ( ) V – F – F – F c. ( ) F – V – V – V d. ( ) F – V – F – V e. ( ) F – F – V – V

  20. 20. Algumas drogas podem ser tóxicas ao organismo.Por exemplo, o uso prolongado de digitálicos pode causar bradicardia, o que demanda da enfermagem a verificação da pulsação antes de administrá-los. Sendo assim, o digitálico não deve ser administrado se o pulso estiver abaixo de: a. ( ) 40 bpm. b. ( ) 50 bpm. c. ( ) 60 bpm. d. ( ) 70 bpm. e. ( ) 80 bpm.

  21. 21. Para manter um ambiente asséptico, limpo ou higienizado, quando prestamos assistência aos nossos clientes, utilizamos alguns produtos. Relacione corretamente as colunas 1 e 2 em relação aos produtos utilizados nas instituições de saúde. Coluna 1 Agente ou substância 1. Esporicida 2. Bacteriostático 3. Desinfetante 4. Detergente 5. Bactericida Coluna 2 Descrição ( ) Agente químico que destrói as bactérias patogênicas, mas não necessariamente os esporos. ( ) Substância química que produz limpeza, purifica, clareia e desintegra a matéria orgânica. ( ) Agente químico que mata a bactéria na sua forma vegetativa e esporular. ( ) Substância que destrói os micro-organismos patogênicos, inativa os vírus, mas não necessariamente mata os esporos. ( ) Agente químico que inibe o crescimento ou proliferação de bactérias. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo. a. ( ) 1 – 3 – 2 – 5 – 4 b. ( ) 2 – 1 – 4 – 3 – 5 c. ( ) 4 – 5 – 3 – 2 – 1 d. ( ) 5 – 2 – 3 – 4 – 3 e. ( ) 5 – 4 – 1 – 3 – 2

  22. 22. A coleta de urina para urocultura pode ser feita através do jato médio ou através da sonda vesical de demora.Em relação à urocultura, assinale a alternativa correta. • ( ) Não há necessidade de fazer higiene íntima. • b. ( ) Através de sonda vesical de demora, deixar o coletor do sistema fechado por 10 minutos. • c. ( ) O material pode ser encaminhado ao laboratório até duas horas após a coleta. • d. ( ) Através do jato médio, deve-se dar preferência à primeira micção da manhã. • e. ( ) Deve-se realizar uma boa higienização das mãos, não sendo necessário o uso de luvas de procedimentos.

  23. 23. Os sinais vitais são indicadores das condições de saúde de uma pessoa. Compreendem a temperatura, a respiração, o pulso e a pressão arterial. Atualmente se considera também a dor como um sinal vital. Os técnicos de enfermagem são os responsáveis pela verificação dos sinais vitais; por esta razão, devem conhecer os valores considerados normais de acordo com a idade do paciente. Sendo assim, relacione os valores normais de pulsação da coluna 1, com as suas respectivas faixas etárias na coluna 2. Coluna 1 Pulso 1. 120 a 140 bpm 2. 90 a 120 bpm 3. 70 a 90 bpm 4. 60 a 90 bpm 5. menor que 70 bpm Coluna 2 Faixa etária ( ) 20 a 60 anos ( ) recém-nascido a 02 anos ( ) 10 a 20 anos ( ) mais de 60 anos ( ) 2 a 10 anos Assinale a alternativa que indica a sequência correta,de cima para baixo. a. ( ) 1 – 3 – 5 – 2 – 4 b. ( ) 2 – 5 – 1 – 3 – 4 c. ( ) 3 – 4 – 2 – 1 – 5 d. ( ) 4 – 1 – 3 – 5 – 2 e. ( ) 5 – 2 – 4 – 1 – 3

  24. 24. Pressão arterial é a pressão exercida pelo sangue contra a parede das artérias. Durante um ciclo cardíaco normal, a pressão sanguínea atinge um pico, seguido de uma queda. Na aferição da pressão arterial, avaliamos a pressão máxima e a pressão mínima. Em relação à pressão arterial, complete as lacunas com a palavra correspondente: ƒ. A pressão máxima, ou melhor, o trabalho cardíaco ocorre durante a_______________ Valores de pressão arterial de um adulto, entre 160×80 mmHg, são denominados._____________.A queda de pressão ou repouso cardíaco é chamado de . ƒ. Denominamos pressão arterial quando a pressão máxima e a mínima estão muito próximas. . Valores de pressão arterial de um adulto,entre 90×60 mmHg, são denominados. Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as lacunas do texto. a. ( ) diastóle ; convergente ; sístole ; hipotensão ; hipertensão b. ( ) hipertensão ; diástole ; hipotensão ; convergente ; sístole c. ( ) convergente ; hipotensão ; hipertensão ; diástole ; sístole d. ( ) hipotensão ; sístole ; convergente ;hipertensão ; diastóle e. ( ) sístole ; hipertensão ; diastóle ; convergente ; hipotensão

  25. 25. A higiene oral do paciente objetiva a limpeza da língua e dos dentes, a prevenção de infecções, bem como o conforto e o bem estar.Em relação a esse assunto, assinale a alternativa correta quanto a sua periodicidade. a. ( ) Para todos os pacientes deve ser realizada de 2 em 2 horas. b. ( ) Deve ser realizada pela manhã, após as refeições e à noite. Em clientes graves, febris, inconscientes ou com sonda gástrica, de 2 em 2 horas. c. ( ) Para todos os pacientes deve ser realizada pela manhã, após as refeições e à noite. d. ( ) Deve ser realizada de 2 em 2 horas. Em clientes graves, febris, inconscientes ou com sonda gástrica, de 1 em 1 hora. e. ( ) Deve ser realizada de 4 em 4 horas. Em clientes graves, febris, inconscientes ou com sonda gástrica, de 3 em 3 horas.

  26. 26. Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) entre as medidas preventivas para úlcera de decúbito. ( ) Mudanças de decúbito de 2 em 2 horas ou quando necessário. ( ) Massagem e exercícios que estimulem a circulação. ( ) Exercícios passivos, sendo desaconselhados exercícios ativos. ( ) Manter a pele e as roupas do cliente limpas e secas. ( ) Deambulação precoce para todos os pacientes, e cuidados com a alimentação. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo. a. ( ) V – V – F – V – F b. ( ) V – F – V – F – F c. ( ) V – F – F – V – V d. ( ) F – V – V – V – F e. ( ) F – F – V – F – V

  27. 27. Um dos objetivos da restrição no leito é a proteção de pacientes com alterações de comportamento ou consciência, devendo, no entanto, ser utilizada com cautela. Em relação à restrição no leito, assinale a alternativa correta. a. ( ) As restrições devem ser avaliadas uma vez por dia e trocadas sempre que estiverem sujas. b. ( ) Massagens e lubrificações no local da restrição são contraindicados. c. ( ) A restrição realizada por meio de talas, ataduras, grades é denominada restrição manual. d. ( ) O tórax não é um dos locais indicados para aplicar medidas de contenção e. ( ) Na restrição, a posição anatômica dos membros deve ser conservada.

  28. 28. A notificação compulsória tem sido, historicamente, a principal fonte da vigilância epidemiológica, a partir da qual, na maioria das vezes, se desencadeia o processo informação-decisão-ação. A notificação é a comunicação da ocorrência de determinada doença ou agravo à saúde, feita à autoridade sanitária: a. ( ) exclusivamente por médicos. b. ( ) exclusivamente por enfermeiros. c. ( ) exclusivamente por profissional de saúde. d. ( ) por profissional de saúde ou qualquer cidadão. e. ( ) exclusivamente por enfermeiro e técnico de enfermagem.

  29. 29. Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação às funções específicas do técnico de enfermagem. ( ) Prestar assistência de enfermagem integral ao cliente em todos os níveis de atendimento à saúde, tendo como base a fundamentação técnico-científica específica em Enfermagem, com supervisão da enfermeira. ( ) Realizar atividades de cunho administrativo relacionado a recursos materiais, ambientais e humanos, conhecendo a dimensão intelectual e a operacional deste processo, com supervisão da enfermeira. ( ) Desenvolver competências e habilidades necessárias para a assistência de enfermagem especializada ao paciente/cliente dentro de seu âmbito de atuação. ( ) Realizar consulta de enfermagem nas Unidades Básicas de Saúde, com a supervisão da enfermeira. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo. a. ( ) V – V – V – F b. ( ) V – V – F – F c. ( ) V – F – V – F d. ( ) F – F – V – V e. ( ) F – F – F – V

  30. 30. Nos casos de lesões, a pele pode apresentar alterações de cor, formações sólidas, coleções líquidas, alterações de espessura e perdas teciduais. Relacione abaixo as colunas 1 e 2 em relação às coleções líquidas, que podem ser serosas, sanguinolentas ou purulentas. Coluna 1 Tipo 1. Pústula 2. Hematoma 3. Bolha 4. Vesícula 5. Abscesso Coluna 2 Descrição ( ) Conteúdo líquido claro com até 1 cm de diâmetro. ( ) Elevação de até 1 cm contendo pus. ( ) Coleção localizada de pus, causada por supuração no interior do tecido ou órgão. ( ) Conteúdo líquido claro maior que 1 cm de diâmetro. ( ) Coleção de sangue na pele ou subcutâneo, proeminente ou não, de tamanho variado. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo. a. ( ) 1 – 4 – 2 – 3 – 5 b. ( ) 2 – 3 – 1 – 5 – 4 c. ( ) 4 – 1 – 5 – 3 – 2 d. ( ) 4 – 2 – 3 – 1 – 5 e. ( ) 5 – 3 – 4 – 2 – 1

  31. 31) Quanto ao objetivo do prontuário, pode se afirmar que A) oferece dados estatísticos para o hospital. B) serve de documento para fins de aposentadoria. C) permite pesquisa da patologia. D) constitui-se de dados avaliados pelo paciente. E) permite o registro quanto ao diagnóstico e tratamento do paciente.

  32. 32. Assinale a alternativa CORRETA. A.( ) O banho de chuveiro é também conhecido como ablusão. B.( ) O banho de leito, por ser uma atividade de rotina, não requer planejamento e organização dos materiais. C.( ) Na higiene íntima feminina, a limpeza deve ser realizada no sentido posterior-anterior. D.( ) A finalidade do banho é a higiene e a limpeza da pele, pois nesse momento são removidas células mortas, sujidades e micro-organismos aderidos à pele.

  33. 33. Garantir a segurança dos trabalhadores da saúde e dos pacientes é fundamental para a recuperação do estado de saúde dos que recebem tratamento.Para isso, é necessário que todos os profissionais reconheçam os riscos existentes no ambiente de assistência à saúde. Sobre tais riscos, considere as seguintes afirmativas: 1. Infecção hospitalar é um processo normal que ocorre nos ambientes de tratamentos hospitalares. 2. Infecção hospitalar é um processo infeccioso que não estava presente ou evidente na ocasião em que o paciente foi internado na instituição de assistência à saúde. 3. Entre as causas mais comuns de infecções hospitalares, encontramos as infecções do trato urinário em pacientes com cateter urinário de demora e as de vias respiratórias. 4. Dispositivos usados por longa permanência, como cateteres intravenosos, não costumam ser fonte de infecção. Assinale a alternativa correta. A.( ) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. B.( ) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras. C.( ) Somente a afirmativa 1 é verdadeira. D.( ) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

  34. 34-São procedimentos que o técnico em enfermagem deve seguir para a medida correta da pressão arterial, conforme as diretrizes brasileiras de hipertensão: • certificar-se de que o usuário não está com a bexiga cheia, praticou exercícios físicos há pelo menos 30 minutos, ingeriu bebidas alcoólicas, café ou alimentos e não fumou nos 60 minutos anteriores. • (B) obter a circunferência do braço do usuário e selecionar o manguito adequado, observando que, em adultos com 27-34 cm de circunferência de braço, a bolsa de borracha deve ter 12 cm de largura por 23 cm de • comprimento. • (C) explicar o procedimento ao usuário, instruindo-o a não conversar durante a medida e deixá-lo em repouso por pelo menos sete minutos, em ambiente tranquilo e calmo antes do procedimento. • (D) colocar o usuário na posição sentada, pernas descruzadas, pés apoiados no chão e dorso recostado na cadeira. O braço deve estar no nível do ponto inferior do esterno ou do quinto espaço intercostal, livre de • roupas.

  35. 35-Além de aliviar a dor, a aplicação local do frio tem por finalidade. (A) aumentar a circulação no local da aplicação. (B) diminuir a congestão e o processo inflamatório. (C) facilitar os processos supurativos. (D) fluidificar os exsudatos.

  36. 36-O registro de enfermagem deve: (A) ser feito imediatamente após a observação de fatos e da execução de ações junto ao usuário. (B) incluir o relato detalhado sobre fatos ocorridos ao término de cada plantão. (C) conter informações subjetivas e objetivas relacionadas às observações do profissional sobre o usuário. (D) descrever as atividades de vida diária do usuário a intervalos regulares.

  37. 37-De acordo com o “Caderno de Educação Popular e Saúde” (Ministério da Saúde, 2007) (A) a educação popular é um projeto pedagógico que valoriza a diversidade e heterogeneidade dos grupos sociais, a intercomunicação entre os diferentes atores e o diálogo entre o saber popular e o saber científico. (B)a educação em saúde é uma prática na qual existe a participação passiva da comunidade, que proporciona informação, educação sanitária e aperfeiçoa as atitudes indispensáveis para a vida. (C) a educação em saúde é tema transversal, e o Ministério da Saúde assume o compromisso de gerenciar, ampliar e fortalecer a participação da sociedade, desde sua formulação ao exercício do controle social. (D) a educação popular, criada por Paulo Freire, é resultado da experiência dos movimentos sociais, que têm mostrado que este modo de conduzir o processo educativo pode ser aplicado com sucesso na formação dos profissionais.

  38. 38-A classificação dos artigos médico-hospitalares contribui para a escolha do tipo de processamento a que cada artigo deve ser submetido. Os artigos semicríticos são aqueles que: (A) entram em contato com pele íntegra ou não íntegra e requerem limpeza e desinfecção de médio nível. (B) penetram em tecidos e devem passar por desinfecção de alto nível ou esterilização em autoclave. (C) entram em contato com membrana mucosa íntegra ou pele não íntegra e requerem, no mínimo, desinfecção de alto nível. (D) entram em contato com membrana mucosa, córnea ou pele íntegra e requerem esterilização química ou Física –técnico.

  39. 39. Marque a opção que expressa a contraindicação para a lavagem gástrica: a) Frente a uma substância estranha ingerida. b) Em situações de hipertermia maligna. c) Em casos de obstrução ou sangramento. d) Em intoxicações exógenas. e) Ingestão recente de substância corrosiva.

  40. 40. Associe a coluna B com a coluna A estabelecendo as posições indicadas para a realização de exames no paciente: Coluna A I. Fowler. II. SIMs. III. Litotomia. IV. Trendelemburg. V. Genu-peitoral. Coluna B ( ) Lado direito: deitar o paciente sobre o lado direito flexionando-lhe as pernas, ficando a direita semi flexionada e a esquerda mais flexionada, chegando próxima ao abdômen. Para o lado esquerdo, basta inverter o lado e a posição das pernas. ( ) Paciente é colocado em decúbito dorsal, as coxas são bem afastadas uma das outras e flexionadas sobre o abdômen; para manter as pernas nesta posição usam-se suportes para as pernas (perneiras). ( ) Paciente se mantém ajoelhado e com o peito descansando na cama, os joelhos devem ficar ligeiramente afastados. ( ) Paciente fica semi sentado. ( ) Paciente fica em decúbito dorsal, com as pernas e pé acima do nível da cabeça. Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA: a) III- IV – I – II – V. b) II – III – V – I – IV. c) I – III – II – V – IV. d) II – V – III – IV – I. e) I – II – IV – III – V.

  41. 41. A sondagem vesical de demora é contraindicada: a) Na disfunção vesical. b) Em casos de bexiga neurogênica. c) Após cirurgias urológicas e pélvicas. d) Em pacientes incontinentes de urina e comatosos. e) Na presença de infecção do trato urinário baixo.

  42. 42. A atuação do técnico de enfermagem frente à convulsão se inicia com a segurança do paciente, afastando os objetos e condições que representem risco. Com relação a crise convulsiva, é correto afirmar: a. ( ) A via preferencial de administração de medicamentos é a intramuscular. b. ( ) Após a cessação das contrações, reavaliar a permeabilidade das vias aéreas e necessidade de aspiração de secreções. Em presença de prótese dentária, remova-a assim que possível. c. ( ) É fundamental que seja realizada a proteção do paciente; assim, recomenda-se a contenção física dos seus movimentos. d. ( ) A via preferencial de administração de medicamentos é a oral. e. ( ) A duração de uma crise convulsiva é de aproximadamente 30 minutos, podendo sobrevir cefaleia, confusão mental, dores musculares e fadiga.

  43. 43. Os locais de administração de medicamentospor via intramuscular são: a região ventro-glútea ou de Hochstetter, região lateral da coxa ou face ântero- -lateral da coxa, região glútea e região deltóidea. Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação a estes locais. ( ) A região ventro-glútea é contraindicada para idosos ou pessoas muito magras ou imobilizadas no leito. ( ) A região deltóidea não tolera soluções irritantes e grandes dosagens. ( ) A região lateral da coxa ou face ântero-lateral da coxa é indicada para todas as idades. ( ) A região glútea é indicada para adolescentes, adultos e crianças a partir de dois anos com bom desenvolvimento dos músculos glúteos. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo. a. ( ) V – V – F – F b. ( ) V – F – V – V c. ( ) V – F – V – F d. ( ) F – V – F – V e. ( ) F – F – V – V

  44. 44. Os acidentes causados por animais peçonhentos são preocupantes, sendo que o atendimento adequado da pessoa que sofreu esse tipo de acidente é fundamental para a sua recuperação. Em relação a esse assunto, assinale a alternativa correta. a. ( ) Em acidentes ofídicos, de 6 a 12 horas após a picada, aumentam os riscos de complicações. b. ( ) A picada de um animal peçonhento geralmente atinge os membros superiores. c. ( ) Esses acidentes, apesar de graves, não precisam ser notificados. d. ( ) O uso de torniquetes ou garroteamento no local da picada são indicados. e. ( ) Furar, fazer sucção e espremer o local picado são medidas que contribuem para melhorar o quadro, reduzindo danos.

  45. 45. Ao administrar soluções por via intramuscular, é importante que o profissional da Enfermagem conheça as dimensões das agulhas em relação às soluções e espessura da tela subcutânea, tanto de crianças como de adultos. Sendo assim, assinale a alternativa correta quando da administração de uma solução oleosa ou suspensão em uma criança magra. a. ( ) 20×8 b. ( ) 25×8 c. ( ) 30×8 d. ( ) 20×6 ou 7 e. ( ) 25×6 ou 7

More Related