1 / 12

MULTIPLICANDO EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO ATRAVÉS DA TECNOLOGIA

MULTIPLICANDO EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO ATRAVÉS DA TECNOLOGIA Programa de educação para a prática do consumo consciente e defesa dos direitos do consumidor. Liliane Fonseca Promotora de Justiça Coordenadora do CAOP-Consumidor (MPPE). O PAPEL DO MPPE

rod
Download Presentation

MULTIPLICANDO EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO ATRAVÉS DA TECNOLOGIA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. MULTIPLICANDO EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO ATRAVÉS DA TECNOLOGIA Programa de educação para a prática do consumo consciente e defesa dos direitos do consumidor Liliane Fonseca Promotora de Justiça Coordenadora do CAOP-Consumidor (MPPE)

  2. O PAPEL DO MPPE O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) é a instituição responsável por defender os direitos e interesses da sociedade de maneira coletiva. Não cabe aos Promotores de Justiça (membros do MPPE) atuarem quando a questão tratar de uma demanda individual. No entanto, a instituição sempre atuará quando os casos trazidos ao Ministério Público, mesmo que por uma pessoa, atingirem grandes grupos, seja de maneira definida (ex: usuários do plano de saúde tal), ou difusa (ex:consumidores de carne bovina).

  3. ATUAÇÃO DO MPPE Para defender o consumidor, o MPPE pode atuar através de ações civis públicas, termos de ajustamento de conduta (acordos), recomendações, e, em alguns casos, através de ações penais. O Ministério Público tem atuação autônoma e independente, não precisando sequer receber alguma denúncia para poder agir. A instituição não faz parte, nem está subordinada a qualquer dos Poderes do Estado (Judiciário, Legislativo ou Executivo).

  4. COMO DENUNCIAR AO MPPE Na capital e em algumas cidades maiores, há Promotorias de Justiça especializadas na defesa do consumidor, nas demais, deve-se procurar o Promotor de Justiça da cidade. Para denúncia, em Recife: prodecon@mp.pe.gov.br (81) 3182 7443 Avenida Visconde de Suassuna, 99, Santo Amaro, Recife-PE, Cep 50.050-540. Ligue também 0800.281.94.55 (funciona para todo o Estado)

  5. SISTEMA ESTADUAL DE DEFESA Defensoria Pública A defensoria pública é a instituição estadual que presta assistência jurídica àqueles que não podem pagar a um advogado. Portanto, caso você tenha tido um direito desrespeitado e queira ingressar com ação na Justiça para ter seu dano reparado (seja por indenização, restituição, acesso a serviço negado ou outra forma), e não possa pagar a um advogado, basta procurar um defensor público.

  6. SISTEMA ESTADUAL DE DEFESA Procon O Procon é o órgão estadual que atua recebendo reclamações individuais ou coletivas com o intuito de promover acordo entre o consumidor e seu fornecedor do produto ou serviço. Também cabe ao Procon fiscalizar os estabelecimentos comerciais para fazê-los cumprir a legislação. Para tanto, o órgão tem o poder de aplicar multas, interditar estabelecimentos, apreender produtos, cassar o registro de produtos, entre outras penalidades.

  7. SISTEMA ESTADUAL DE DEFESA Juizados Especiais Caso tenha tido um direito desrespeitado e a causa envolva até 40 salários mínimos, você pode ajuizar uma ação junto ao Juizado Especial de Consumo ou qualquer outro Juizado Especial. Já quando a causa ultrapassar esse valor, deve-se ajuizar ação na Justiça comum. Se a outra parte envolvida for uma instituição ou órgão federal e o valor da causa chegar a até 60 salários mínimos, a questão é tratada em Juizados Especiais Cíveis Federais.

  8. SISTEMA ESTADUAL DE DEFESA Delegacia do Consumidor Se o dano causado ao consumidor também constituir crime ou infração penal, a questão deve ser levada à Delegacia de Polícia. Em Recife, há uma delegacia especializada em Crimes contra o Consumidor (Decon), que, embora seja localizada na capital, tem atribuição em todo o Estado. No entanto, a demanda pode ser levada à delegacia comum mais próxima.

  9. SISTEMA ESTADUAL DE DEFESA Agências Reguladoras O cidadão também pode denunciar as irregularidades sofridas ou observadas às agências reguladoras. Essas instituições são independentes e responsáveis por criar as normas de funcionamento e fiscalizar os serviços de relevância pública. Sempre que detectam algum desrespeito à legislação, as agências agem para defender direitos e interesses coletivos, tendo o poder de aplicar penalidades, tais como multas, apreensão, interdição, suspensão ou até cancelamento de serviços.

  10. SISTEMA ESTADUAL DE DEFESA Agências Reguladoras ANS:planos de saúde ANEEL: energia elétrica ANATEL: rádio, internet, TV por assinatura, além de telefonia fixa e móvel ANAC: transporte aéreo ANP: combustíveis ANTT: transporte terrestre ARPE: A Agência de Regulação de Pernambuco atua fiscalizando os serviços públicos delegados pelo Estado relativos à energia elétrica, saneamento, transporte, loterias e organizações sociais.

  11. SISTEMA ESTADUAL DE DEFESA Outros órgãos de fiscalização Denuncie Adagro: responsável por fiscalizar a entrada, o trânsito e o comércio de produtos e derivados de origem animal (carne, leite, queijo ...) e vegetal. Vigilância Sanitária : conjunto de ações que visam eliminar ou prevenir riscos à saúde. A Vigilância pode atuar em restaurante, fábricas (de alimentos, medicamentos e agrotóxicos), cinemas, redes de esgoto e fornecimento de água, escolas, hospitais, etc.

  12. MULTIPLICANDO A EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO ATRAVÉS DA TECNOLOGIA “A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original.” Albert Einstein Obrigada!!! Liliane Fonseca Promotora de Justiça Coordenadora do CAOP-Consumidor (MPPE)

More Related