1 / 27

Professora: Érica Cristine ( erica@ccta.ufcg.br )

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar Unidade Acadêmica de Ciências e Tecnologia Ambiental. Fenômenos de Transporte I Aula teórica 07. Professora: Érica Cristine ( erica@ccta.ufcg.edu.br ) Curso: Engenharia Ambiental e de Alimentos .

robert
Download Presentation

Professora: Érica Cristine ( erica@ccta.ufcg.br )

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar Unidade Acadêmica de Ciências e Tecnologia Ambiental Fenômenos de Transporte I Aula teórica 07 Professora: Érica Cristine(erica@ccta.ufcg.edu.br ) Curso: Engenharia Ambiental e de Alimentos

  2. MEDIDAS DA PRESSÃO

  3. Já vimos que: • BARÔMETRO instrumentos utilizado para medir a pressão atmosférica Mas temos também os PIEZÔMETROS e os MANÔMETROS para a medida da pressão efetiva

  4. Manômetros • PIEZÔMETRO • O mais simples dos manômetros • Consiste em um tubo de vidro ou plástico transparente, acoplado diretamente ao reservatório que se deseja medir a pressão do líquido O líquido é empurrado pela pressão reinante no reservatório Da Lei de Stevin:

  5. Manômetros • PIEZÔMETRO • Não mede pressões negativas (não se forma a coluna de líquido) • É impraticável para medida de pressões elevadas (a altura da coluna será muito alta) • Não mede pressão de gases (o gás escapa, não formando a coluna)

  6. Manômetros • MANÔMETRO DE TUBO EM U • Foi concebido para permitir a leitura de pressões negativas

  7. Manômetros • MANÔMETRO DE TUBO EM U Da Lei de Stevin:

  8. Manômetros • MANÔMETRO DE TUBO INCLINADO • Ideal para leitura de pequenos valores de pressão, oferecendo uma maior precisão

  9. Manômetros • MANÔMETRO DE TUBO EM U COM LÍQUIDO MANOMÉTRICO • Foi concebido para permitir a medição de pressões de gases O líquido impede que o gás escape

  10. Manômetros • MANÔMETRO DE TUBO EM U COM LÍQUIDO MANOMÉTRICO Da Lei de Stevin:

  11. Manômetros • MANÔMETRO DE TUBO EM U COM LÍQUIDO MANOMÉTRICO Se o líquido manométrico tiver um LM muito maior do que o  do fluido em análise (LM /  >>>1), também é possível medir pressões elevadas sem a geração de colunas muito altas Ex.: Para medidas de pressões da água, normalmente se utiliza o mercúrio como líquido manométrico (LM /  =13,6 >>1)

  12. Manômetros • MANÔMETRO DE TUBO EM U COM LÍQUIDO MANOMÉTRICO Se o líquido manométrico tiver um LM muito maior do que o  do fluido em análise (LM /  >>>1), também é possível medir pressões elevadas sem a geração de colunas muito altas Ex.: Para a medição da pressão em gases, normalmente se utiliza a água como líquido manométrico (LM /  =833,3 >>>1),

  13. Manômetros Diferenciais • Os manômetros diferenciais determinam a diferença de pressões entre dois pontos A e B, quando a pressão real, em qualquer ponto do sistema, não puder ser determinada.

  14. De um modo geral: Resolução de problemas envolvendo manômetros 1) Começar numa extremidade e escrever a pressão do local numa escala apropriada, ou indicá-la por um símbolo apropriado se a mesma for uma incógnita. 2) Somar à mesma a variação de pressão, na mesma unidade, de um menisco até o próximo. 3) Continuar desta forma até alcançar a outra extremidade do manômetro e igualar a expressão à pressão neste ponto, seja a mesma conhecida ou incógnita. Menisco acima  pressão diminui Menisco abaixo  pressão aumenta

  15. Manômetros • MANÔMETRO METÁLICO OU DE BOURDON • Mede a pressão de forma indireta, por meio da deformação de um tubo metálico um sistema do tipo engrenagem-pinhão, acoplado à extremidade fechada do tubo, transmite o movimento a um ponteiro, que se desloca sobre uma escala O tubo deforma-se sobre o efeito da mudança de pressão

  16. Manômetros • MANÔMETRO METÁLICO OU DE BOURDON • Mede a pressão de forma indireta, por meio da deformação de um tubo metálico Se a pressão ambiente for igual a pressão atmosférica local, a pressão indicada é a pressão relativa

  17. EXERCÍCIO RESOLVIDO 1 A uma tubulação que transporta um fluido de peso específico 850 kgf/m³ acopla-se um manômetro de mercúrio, conforme indicado na figura. A deflexão no mercúrio é de 0,9 m. Sendo dado Hg=13600 kgf/m³, determine a pressão efetiva a que o fluido está submetido, no eixo da tubulação. Dados: Pede-se:

  18. Pela Lei de Stevin: 0 Como trata-se de pressão efetiva Como P e Q estão na mesma horizontal, pelo princípio de Pascal: Logo: A pressão no eixo da tubulação é :

  19. EXERCÍCIO RESOLVIDO 2 Um piezômetro de tubo inclinado é usado para medir a pressão no interior de uma tubulação. O líquido no piezômetro é um óleo com = 800 kgf/m³. a posição mostrada na figura é a posição do equilíbrio. Determinar a pressão no ponto P em kgf/cm², mm Hg e em mca. Dados: Pede-se:

  20. Pela Lei de Stevin: 0 Como trata-se de pressão efetiva Pelo princípio de Pascal: Logo:

  21. Em kgf/cm² Em mm/Hg  Se o fluido fosse mercúrio: ou: Em mca ou:

  22. EXERCÍCIO RESOLVIDO 3 O recipiente da figura contém três líquidos não miscíveis de densidades relativas 1=1,2 , 2=0,9 e 3=0,7. Supondo que a situação da figura seja a de equilíbrio, determinar a leitura do manômetro colocado na sua parte superior. Dados: Pede-se:

  23. Pela Lei de Stevin: 0 Como trata-se de pressão efetiva Pelo princípio de Pascal: Mas não temos  temos !

  24. Da aula 4 Voltando ao problema: A leitura no manômetro é :

  25. EXERCÍCIO RESOLVIDO 4 Para a instalação da figura 2.8 são fornecidos: pressão indicada no manômetro de Bourdon (pindicada=2,5 kgf/cm²) e o peso específico do mercúrio (hg=1,36x104kgf/m³). Pede-se determinar a pressão no reservatório 1. Pede-se: Dados:

  26. Pela Lei de Stevin: 0 Pelo princípio de Pascal: Sabemos também que em um manômetro de Bourdon: É o que queremos: P1 P2 Logo:

  27. A pressão no reservatório 1 é:

More Related