1 / 16

Tipagem sanguinea

Tipagem sanguinea. Tipagem Sanguínea. Tipagem sanguíneo: é um exame realizado para saber qual tipo sanguíneo e fator Rh um indivíduo possui. Grupos sanguíneos: Existem quatro grupos possíveis de tipos sanguíneos A, B, AB ou O.

rivka
Download Presentation

Tipagem sanguinea

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Tipagemsanguinea Tipagem Sanguínea Tipagem sanguíneo: é um exame realizado para saber qual tipo sanguíneo e fator Rh um indivíduo possui. Grupos sanguíneos: Existem quatro grupos possíveis de tipos sanguíneos A, B, AB ou O. O princípio básico do teste é a aglutinação observada a olho nu.

  2. Tipagemsanguinea 1.º) Coloca-se em tubo de ensaio, lado a lado, uma gota de soro anti-A , outra de soro anti-B e outra de soro anti-Rh. 2.º) Sobre cada gota de soro coloca-se uma gota do sangue a ser identificado. Observando-se o resultado, temos: a) Se não houver aglutinação em nenhum dos lados, o sangue em exame é do grupo O. b) Se houver aglutinação nos dois lados, o sangue é do grupo AB. c) Se houver aglutinação somente com o soro anti-A, o sangue é do grupo A. d) Se aglutinar somente com o soro anti-B, o sangue é do grupo B. e) Se houver aglutinação com o soro anti-Rh, o sangue é Rh positivo, se não ocorrer aglutinação, o sangue é Rh negativo.

  3. Luminol: Fluidos no travesseiro O luminol é uma substancia sensível a alguns metais e cátions metálicos. Quando essa substância entra em contato com o átomo de Ferro presente na hemoglobina ou com o sódio ou potássio Presente na saliva essa substância emite luz. Para intensificar essa emissão de luz é utilizada uma lâmpada de Luz negra, essa lampadaexcita ainda mais os elétrons do luminol. Quando esses elétrons saem desse estado de excitação é emitida luz.

  4. Datiloscopia Ciência que identifica pessoas por meio das impressões digitais O que é uma digital? Depósito de materiais orgânicos deixados em uma superfície pelo contado dos dedos com a superfície de um objeto. Cristas Papilares únicas de um indivíduo.

  5. Datiloscopia CIANOCRILATO Substância que compõem as super colas: O vapor de Cianoacrilato reage com águas e outros possíveis componentes das impressões digitais formando um depósito duro e esbranquiçado sobre as impressões reveladas. Este depósito é rígido, e por este motivo protege as impressões reveladas.

  6. Datiloscopia Procedimento

  7. Datiloscopia Classificação Podem ser classificadas segundo o tipo de desenho e o número de estrias que aparecem entre determinados pontos estabelecidos dentro do desenho. Recaem em quatro grupos principais:

  8. IDENTIFICAÇÃO DOS COMPONETES PRESENTES NA AMOSTRA DE CHÁ Amostra de chá Verificar se algum dos componentes presentes na amostra é solúvel em água. não sim x Realizar Filtração Sólido-Líquido Chá + ? Solução (Filtrado) Realizar a Catação Realizar teste de chama ? Chá 1.Colocar a amostra obtida em um tubo de ensaio Anotar a cor da chama observada Adicionar HNO3 e anotar a cor final observada.

  9. IDENTIFICAÇÃO DOS COMPONETES PRESENTES NA AMOSTRA DE CHÁ • Solubilidade : • Solubilidade é a propriedade que uma substância tem de se dissolver espontaneamente em outra substância denominada solvente.

  10. IDENTIFICAÇÃO DOS COMPONETES PRESENTES NA AMOSTRA DE CHÁ • Métodos de Separação: • Para analisar a composição de qualquer amostra que é supostamente uma mistura, é preciso separar seus componentes por métodos físicos e identificar cada substância presente. [ Atkins,Peter e Jones,Loretta] Filtração • Usa as diferenças de solubilidade. • Utilizada na separação de uma mistura heterogênea1 formada por um sólido e um líquido pela passagem por um filtro fino. • O material solúvel da mistura se dissolve no líquido e passa pelo filtro, mas os componentes insolúveis ficam nele retidos. 1 Mistura em que os componentes , embora misturados, estão em regiões diferentes que podem ser distinguidas por meio de um microscópio óptico

  11. IDENTIFICAÇÃO DOS COMPONETES PRESENTES NA AMOSTRA DE CHÁ • Métodos de Separação: Catação • É um método de separação bastante rudimentar, usado para separação de sistemas sólido – sólido . Baseia-se na identificação visual dos componentes da mistura e na separação manual dos mesmos. Obs: Nem sempre somente um único método de separação é suficiente para separar todos os componentes de uma mistura.

  12. IDENTIFICAÇÃO DOS COMPONETES PRESENTES NA AMOSTRA DE CHÁ • Propriedades dos Metais: Propriedades Físicas: • Bons condutores de eletricidade; • Maleáveis; • Dúcteis; • Lustrosos; • Tipicamente: • Sólido • Alto ponto de fusão • Bons condutores de calor Propriedades Químicas: • Reagem com ácidos; • Formam óxidos básicos ; • Formam cátions;

  13. IDENTIFICAÇÃO DOS COMPONETES PRESENTES NA AMOSTRA DE CHÁ Identificação do cobre metálico • A identificação do metal cobre é possível com a adição de ácido nítrico a amostra; • Como resultado, pode-se observar a corrosão do cobre metálico e a formação de solução esverdeada, que se torna azul, conforme o dióxido de nitrogênio (gás castanho observado acima da solução) é liberado.

  14. Teste da Chama O teste de chama é um procedimento utilizado em Química para detectar a presença de alguns íons metálicos, baseado no espectro de emissão característico para cada elemento. O teste envolve a introdução da amostra em uma chama e a observação da cor resultante. As amostras geralmente são manuzeadas com um fio de platina previamente limpo com ácido clorídrico para retirar resíduos de analitos anteriores. O teste de chama é basicamente fornecer uma quantidade de energia para um determinado elemento químico, através da chama, fazendo com que os elétrons da camada de valência absorvem esta energia passando para o estado excitado e quando esses retornam ao estado fundamental, liberam energia em forma de radiação. Cada elemento libera a radiação em um comprimento de onda característico, alguns elementos possui comprimento de onda na faixa do visível, ou seja, o olho humano é capaz de enxergá-las através de cores e com isso, é possível identificar a presença desses elementos.

  15. Cores de alguns elementos no teste de chama

  16. Referências • http://luizclaudionovaes.sites.uol.com.br/metsep.htm [acessado dia 14/11/2010 as 19:20 horas] • Atkins, Peter e Jones Loretta – Princípios de Química : Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente; tradução Ricardo Bicca de Alencastro. – 3.ed – Porto Alegre: Bookman,2006. • Aucélio Q, Ricardo e Teixeira R.S,Letícia - Sala de Leitura: Solubilidade

More Related