1 / 23

INVOCAÇÃO DOS DONS DO ESPÍRITO SANTO

INVOCAÇÃO DOS DONS DO ESPÍRITO SANTO. Canto: A NÓS DESCEI, DIVINA LUZ /: A nós descei, Divina Luz!:/ Em nossas almas acendei /: o amor, o amor de Jesus! :/ S – Vinde Espírito Santo e do céu mandai luminoso raio! T – Vinde Pai dos pobres, doador dos dons, Luz dos corações!

rimona
Download Presentation

INVOCAÇÃO DOS DONS DO ESPÍRITO SANTO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. INVOCAÇÃO DOS DONS DO ESPÍRITO SANTO

  2. Canto: A NÓS DESCEI, DIVINA LUZ /: A nós descei, Divina Luz!:/ Em nossas almas acendei /: o amor, o amor de Jesus! :/ S – Vinde Espírito Santo e do céu mandai luminoso raio! T – Vinde Pai dos pobres, doador dos dons, Luz dos corações! S – Grande defensor, em nós habitai e nos confortai! T – Na fadiga pouso, no ardor brandura e na dor ternura! S – Ó Luz venturosa, que vossos clarões encham os corações! T – Sem um tal poder, em qualquer vivente, nada de inocente! S –Lavai o impuro, e regai o seco, sarai o enfermo! T – Dobrai a dureza, aquecei o frio, livrai do desvio! S – Aos fiéis que oram com vibrantes sons, dai os sete dons! T – Dai virtude e prêmio e no fim dos dias, eterna alegria! S – Aleluia! Aleluia! Aleluia! T – Aleluia! Aleluia! Aleluia!

  3. Comentarista: A presença do Espírito Santo nas pessoas e na comunidade se torna perceptível principalmente através de seus dons e carismas, concedidos a todos e a cada um para viver a unidade e a comunhão de vida (Ef 4,1-7). Essa variedade de dons é resumida pela Igreja na doutrina dos sete dons Ordinários do Espírito Santo: sabedoria, entendimento, ciência, conselho, piedade, fortaleza e temor de Deus. Reflitamos brevemente sobre cada um deles.

  4. sabedoria Leitor: O dom da sabedoria fortalece nossa caridade e preparando-nos, desde já, para a visão plena de Deus, conferindo-lhe um conhecimento eminente. O sábio, segundo Deus, não é aquele que sabe coisas sobre Deus, mas que vive Deus. Não é o que simplesmente fala de Deus, mas quem o contempla. A sabedoria traz o gosto de Deus e de sua Palavra, permitindo-nos avaliar corretamente as realidades terrenas.

  5. Canto: Senhor vem dar-nos Sabedoria, que faz ter tudo como Deus quis. E assim faremos da Eucaristia o grande meio de ser Feliz. Dá-nos, Senhor, esses dons, essa luz, e nós veremos que pão é Jesus.

  6. entendimento Leitor: O dom do entendimento torna a nossa fé luz segura e sólida para o nosso caminho. Mediante este dom, o Espírito Santo nos permite perscrutar as profundezas de Deus, comunicando ao nosso coração uma particular participação no conhecimento divino, nos segredos do mundo e na intimidade do próprio Deus.

  7. Canto: Dá-nos, Senhor o Entendimento, que tudo ajuda a compreender. Para nós vermos como é alimento o pão e o vinho que Deus quer ser. Dá-nos, Senhor, esses dons...

  8. ciência Leitor: O dom da ciência nos permite um juízo reto sobre as criaturas, não colocando nelas a felicidade perfeita, nem o fim absoluto de tudo o que somos e temos. Faz com que o ser humano entenda que a aparência deste mundo é passageira (1Cor 7,31). O dom da ciência orienta-nos para Deus, desapegando-nos das criaturas.

  9. Canto: Senhor vem dar-nos divina Ciência, que como eterno faz ver sem véus: "Tu vês por fora, Deus vê a essência, pensas que é pão, mas é nosso Deus". Dá-nos, Senhor, esses dons,....

  10. conselho Leitor: O dom do conselho nos é dado para sanar a nossa natural precipitação ao dar uma resposta a um problema concreto que nos angustia, a uma escolha que devemos fazer. Quem acolhe este “conselho” sente-se em paz, sereno, readquire força e esperança. Também compreende que todos temos fraquezas e, portanto, devemos olhar-nos com olhos de compaixão.

  11. Canto: Dá-nos, Senhor , o teu Conselho, que nos faz sábios para guiar, homem, mulher, jovem e velho, nós guiaremos no santo altar. Dá-nos, Senhor, esses dons...

  12. piedade Leitor: O dom da piedade nasce de um Deus piedoso, bondoso e cheio de misericórdia para com os que erram. Nosso Deus é Deus da aliança e do perdão. Se Deus vive a sua aliança com o homem de maneira tão envolvente, o homem, por sua vez, sente-se também convidado a ser piedoso com todos.

  13. Canto: Dá-nos Senhor, filial Piedade, a doce forma de amar enfim; Para que amemos quem, na verdade, aqui amou-nos até o fim. Dá-nos, Senhor, esses dons...

  14. fortaleza Leitor: O dom da fortaleza nos torna corajosos para enfrentar as dificuldades da vida cristã. Torna forte e heróica a fé. Lembremos a coragem dos mártires. Dá-nos perseverança e firmeza nas decisões. A fortaleza manifesta-se também na esperança. Afirma o profeta Isaías: “Os que esperam em Jahweh renovam suas forças, criam asas como águias, correm e não se fadigam, andam e não se cansam” (Is 40,31). Todos nós precisamos da força do Espírito Santo!

  15. Canto: Senhor vem dar-nos a Fortaleza, a santa força do coração. Só quem vencer vai sentar-se à mesa, para quem luta Deus quer pão. Dá-nos, Senhor, esses dons...

  16. temor de Deus Leitor: O dom do temor de Deus, tratando-se de um dom do Espírito Santo, não deve confundir-se com o medo de Deus. Também não significa uma atitude servil diante de Deus. Este dom nos mantém no devido respeito diante de Deus e na submissão à sua vontade, afastando-nos de tudo o que lhe possa desagradar. A confiança no Senhor constitui a terceira característica do temor de Deus. Diz o livro do Eclesiástico: “O temor do Senhor é glória e honra, alegria e coroa de júbilo. Alegra o coração, dá contentamento, gozo e vida longa. A raiz da sabedoria é o temor do Senhor; e seus ramos são vida longa” (Eclo 1,9-10.18).

  17. Canto: Dá-nos, enfim, Temor sublime de não amá-los como convêm: o Cristo hóstia, que nos redime, o Pai celeste que nos quer bem. Dá-nos, Senhor, esses dons, essa luz, e nós veremos que pão é Jesus.

  18. A vinda do Espírito Santo fez dos Apóstolos, e hoje faz de nós, testemunhas e profetas (At 1,8; 2,17-18). Ele mesmo assume a função de “guia” e dá impulso à missão, “abre as portas” para a evangelização, reunindo o povo de Deus na escuta do Evangelho, na comunhão fraterna, na oração e na Eucaristia.

  19. Canto: VINDE, ESPIRITO SANTO Vinde, Espírito Santo, Vinde esplendor de Deus Pai! Vinde, Espírito de Jesus! Vinde, Espírito Santo! Vinde, nos confortai ! Vós sois o Pai dos pobres: vinde nos habitar! Vós sois a Luz Divina: vinde nos clarear! Vós sois de Deus consolo: vinde nos abrasar!Vós sois a paz da alma: vinde nos acalmar! Vós sois Divina água: vinde nos renovar! Vós sois materno seio: vinde regenerar! Vós sois Divina chama: vinde purificar!Vós, santa medicina que pode nos curar! Vós sois o dom, a graça: vinde nos elevar! Vós sois divino sopro: vinde nos inspirar! Vós sois celeste fogo: vinde nos abrasar!Vós o amor divino: vinde nos desposar! Vós sois o Santo óleo: vinde fortificar! Vós sois um vento forte: vinde nos transformar!

  20. Oração do Divino Espírito Santo Vinde Espírito Santo! Enchei os corações dos Vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o Vosso Espírito, e tudo será criado. E renovareis a face da terra. OREMOS Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei com que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. AMÉM.

  21. Ajuda-me Senhor Ajudai-me, Senhor, a amar como Tu me amas e a compreender como Tu me compreendes. Ensina-me, Senhor, a aceitar os outros como Tu me aceitas, respeitando-os como Tu me respeitas e suportando-os com paciência, como Tu me suportas com paciência infinita. Ajuda-me, Senhor, a perdoar como Tu me perdoas e a fazer pelos outros todo o bem que fazes por mim. Senhor, Tu que me aceitas como eu sou, ajuda-me a ser o que Tu queres que eu seja, Tua semelhança no amor. Transforma o meu coração para que ele seja bom, justo, manso, paciente, compreensivo, generoso, tolerante e cheio de misericórdia, para que através do meu amor humano, semelhante ao teu, eu possa levar ao meu irmão a alegria, a paz, o consolo, a esperança, o perdão e a salvação do Teu amor Divino. Amém.”Autor: Frei Anselmo Fracasso O.F.M.

  22. “O vento sopra onde quer. Ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim é todo aquele que é nascido do Espírito”  - João 3:8

  23. Texto: Pe. Valter Goedert Instituto Teológico de SC (Itesc) Florianópolis, SC

More Related