1 / 37

Escola de Médiuns Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida

Escola de Médiuns Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida. Aula de hoje:. Comunicabilidade dos Espíritos. Comunicabilidade dos Espíritos. Livro dos Médiuns Questão n° 1 - “Há Espíritos?”. Como eles se tornam visíveis?. Podemos atrai-los e nos relacionar com eles?.

rigg
Download Presentation

Escola de Médiuns Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Escola de Médiuns Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida Aula de hoje: Comunicabilidade dos Espíritos

  2. Comunicabilidade dos Espíritos

  3. Livro dos Médiuns Questão n° 1 - “Há Espíritos?” Como eles se tornam visíveis? Podemos atrai-los e nos relacionar com eles? Raul Teixeira - Esclarece

  4. O que é Mediunidade? Todas as pessoas são médiuns? A Mediunidade foi descoberta pelo Espiritismo? A Mediunidade pode causa problemas para as pessoas? Preconceitos contra a mediunidade.

  5. Vestidos de Luz Os Espíritos têm forma determinada, limitada e constante? – Para vós, não; para nós, sim. O Espírito é, se quiserdes, uma chama, um clarão, ou uma centelha etérea. O Livro dos Espíritos - 88

  6. Vestidos de Luz Essa chama ou centelha tem cor ? –Tem uma coloração que, para vós, vai do colorido escuro e opaco a uma cor brilhante, qual a do rubi, conforme o Espírito é mais ou menos puro. Livro dos Espíritos – Questão - 88.a

  7. O dom da mediunidade é antigo! • Os profetas eram médiuns. • Os Caldeus e os Assírios tinham médiuns. • Sócrates era dirigido por um Espírito. • As inspirações de Joana d'Arc não eram mais do que vozes de Espíritos. KARDEC, Allan. O livro dos médiuns. Cap. 31, item 11.

  8. O que é Mediunidade? [...] a mediunidade é inerente a uma disposi-ção orgânica, de que qualquer homem (Es- pírito encarnado) pode ser dotado, assim co-mo da de ver, de ouvir, de falar. KARDEC, Allan. O Evangelho segundo o Espiritismo. Cap. 24, item 12

  9. Comunicabilidade dos Espíritos • Influência dos Espíritos em nossos pensa-mentos e atos, e nos acontecimentos da vida. • Mediunidade e médium. • Mediunidade com Jesus.

  10. Sobre a Mediunidade ... “Para que o homem conheça as coisas do mundo visível e desvende os segredos da Na-tureza material, Deus lhe deu a vista do corpo, os sentidos e instrumentos especiais. Com o telescópio ele mergulha o olhar nas profun-dezas do espaço e com o microscópio desco-bre o mundo dos infinitamente pequenos. Para que penetre no mundo invisível, deu-lhe a mediunidade.” (KARDEC, Allan. A prece segundo o Evangelho. Parte III. Item 9)

  11. Outro Conceito de Mediunidade A faculdade mediúnica é uma propriedade do organismo e não depende das qualidades mo-rais do médium; [...] KARDEC, Allan - O que é o Espiritismo. Cap. 2, item 79

  12. Mais um conceito de Mediunidade Faculdade orgânica, a mediunidade se encon-tra, em quase todos os indivíduos, não consti-tuindopatrimônio especial de grupos nem pri- vilégio de castas; [...] FRANCO, Divaldo - Estudos Espíritas. (Joanna de Ângelis). Cap. 18

  13. Conceito fisiopsíquico de Mediunidade A mediunidade é expressão fisiopsíquicaine-rente ao homem [Espírito encarnado], por cujo meio é-lhe possível entrar em contato com outras faixas vibratórias, além e aquém da-quelas que são captadas pelos seus equipa-mentos sensoriais. FRANCO, Divaldo - Temas da vida e da morte. (Manoel Philomeno). Capítulo: Psiquismo mediúnico.

  14. Se a mediunidade é “inerente a uma disposição orgânica”, onde ela estaria localizada? Explicações do Espírito Alexandre

  15. “No exercício mediúnico de qualquer modali-dade, a epífise [glândula pineal] desempenha o papel mais importante. Através de suas forças equilibradas, a mente humana intensifica o poder de emissão e re-cepção de raios peculiares à nossa esfera.” Livro: Missionários da luz – Chico Xavier - Espírito André Luiz. Cap. 1: O psicógrafo.

  16. O que é ser médium?

  17. Ser médium não é apenas receber Espíritos. Ser médium é, acima de tudo, ser discípulo do bem, habilitando-se dia a dia, no intercâmbio regenerador com o Alto a proveito da re-formageral da Humanidade, do planeta e de si próprio. PEREIRA, Yvonne A. À luz do Consolador. 2 ed. RJ: FEB, 1994. Capítulo: O grande compromisso.

  18. Ser médium é, sobretudo, viver o Evangelho, seguir os ensinamentos de Jesus, amando o próximo, perdoando e respeitando o seme-lhante, ajudando-o, inclusive, a crescer. SCHUBERT, Suely. Testemunhos de Chico Xavier. 2 ed. RJ: FEB, 1998. Capítulo: Novos médiuns.

  19. Conceito de Médium “O médium é o indivíduo que serve de traço de união aos Espíritos, para que estes possam comunicar-se facilmente com os homens: Es-píritos encarnados. Por conseguinte, sem médium, não há co-municações tangíveis, mentais, escritas, físi-cas, de qualquer natureza que seja.” KARDEC, Allan - O livro dos médiuns. Cap. 24, item 12.

  20. Todos são médium “Médiuns, meu amigo, inclusive nós outros, os desencarnados, todos o somos, em vista de sermos intermediários do bem que procede de mais alto, quando nos elevamos, ou porta-dores do mal, colhido nas zonas inferiores, quando caímos em desequilíbrio”. Missionários da luz Cap. 18 - Chico Xavier - André Luiz.

  21. O processo de ComunicaçãoMediúnico O Espírito comunicante transmite seu pensa-mento ao perispírito do médium, o qual após ser captado, é encami-nhado ao seu cérebro. Informativo ComCiência Ano I – N. 2 (Jan-Fev/2006)

  22. Mecanismos da Mediunidade O perispírito do médium se expande O Espírito transmite sua vontade ao médium O perispírito do Espírito comunicante também se expande Uma atmosfera fluídico perispiritual comum é formada

  23. Pontos para nossa reflexão “A mediunidade é a faculdade humana, na-tural, pela qual se estabelecem as relações en-tre homens e espíritos.” (PIRES, J. Herculano. Mediuni-dade. Cap. 1, pag. 9) “O médium é o indivíduo que serve de traço de união aos Espíritos, para que estes possam comunicar-se facilmente com os homens: Espí-ritos encarnados.” (KARDEC, Allan - O livro dos médiuns. Cap. XXVII, Item - 306)

  24. Pontos para nossa reflexão [...] “A moral do médium determina seu com-portamento como criatura humana e regula as suas relações com os espíritos.” (PIRES, J. Herculano. Mediunidade. Cap. 9, pag. 71). “O bom médium não é portanto aquele tem fa-cilidade de comunicação, mas o que é simpáti-co aos Bons Espíritos e só por eles é assistido”. (Allan Kardec - O Evangelho Segundo o Espiritismo Cap. XVI. Item, 12)

  25. Recapitulando Que se entende por mediunidade? A mediunidade é uma faculdade inerenteao ho-mem[Espírito encarnado] que possibilita o inter- câmbio entre os habitantes dos mundos: espiri-tual e físico.

  26. Conceito de médium. “Todo aquele que sente, num grau qualquer, a influência dos Espíritos é, por esse fato, mé-dium. Pode, pois, dizer-se que todos são, mais ou menos, médiuns.” KARDEC, Allan - O livro dos médiuns. Cap. 24, item 12.

  27. Odesenvolvimento da mediunidade guarda relação com o desenvolvi-mentomoraldosmédiuns? "Não; a faculdade propriamente dita se radi-cano organismo; independe do moral. O mes- mo, porém, não se dá com o seu uso, que pode ser bom, ou mau, conforme as qualidades mo-rais do médium." KARDEC, Allan - O livro dos médiuns. Cap. 20 - item 226.

  28. Outra visão sobre a Mediunidade ... “A mediunidade é conferida sem distinção, a fim de que os Espíritos possam trazer a luz a todas as camadas, a todas as classes da so-ciedade, ao pobre como ao rico; aos retos, para fortificar no bem, aos viciosos, para os corrigir. Livro: Temas da vida e da morte Divaldo Franco - Manoel Philo-meno de Miranda- Capítulo: Psiquismo Mediúnico)

  29. Por que a mediunidade não implica relações habituais com os Espíritos superiores? “A mediunidade é uma aptidão de que dispõe o Espírito encarnado para servir de instrumento mais ou menos dúctil aos Espíritos, em geral.” Isso não significa que o médium esteja automa-ticamente pronto para se comunicar com os Es-píritos superiores. XAVIER, Francisco Cândido. Dicionário da alma. Verbete: Mediunidade.

  30. Qual a finalidade da mediunidade? A mediunidade tem por finalidade estabelecer um canal de comunicação entre os Espíritos en-carnados e desencarnados, visando contribuir para a renovação moral e intelectual da cria-tura terrena.

  31. Testando nosso aprendizado!

  32. V V F F

  33. V F F V

  34. Não é a mediunidade que te distingue. É aquilo que fazes dela. XAVIER, Francisco Cândido. Seara dos médiuns. Pelo Espírito Emmanuel. Capítulo: Na mediunidade

  35. Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida.

More Related