1 / 15

Tema: Tratamento dos efluentes, medidas de prevenção.

Tema: Tratamento dos efluentes, medidas de prevenção. Em primeiro lugar vamos abordar os seguintes temas: 1-Fases de tratamento; 2-Tratamentos das águas residuais; 3- Pré-tratamento; 4-Tratamento primário; 5-Tratamento esgoto; 6-Prevenção à poluição. Fases de Tratamento.

rianna
Download Presentation

Tema: Tratamento dos efluentes, medidas de prevenção.

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Tema:Tratamento dos efluentes, medidas de prevenção.

  2. Em primeiro lugar vamos abordar os seguintes temas: 1-Fases de tratamento; 2-Tratamentos das águas residuais; 3- Pré-tratamento; 4-Tratamento primário; 5-Tratamento esgoto; 6-Prevenção à poluição.

  3. Fases de Tratamento. No primeiro conjunto de tratamentos, designado por pré-tratamento ou tratamento preliminar, o esgoto é sujeito aos processos de separação dos sólidos mais grosseiros tais como a gramagem que pode ser composto por grades grosseiras, grades finas ou peneiras rotativas.

  4. Desinfecção. A desinfecção das águas residuais tratadas objectiva a remoção dos organismos patogénicos. O método de coloração também tem contribuído significativamente na redução de odores em estações de tratamento de esgoto. Revelou-se entre os processos artificiais o de menor custo e de elevado grau de eficiência em relação a outros processos como a organização que é bastante dispendiosa e a radiação ultra-violeta que não é aplicável a qualquer situação.

  5. Tratamento de aguas residuais. Tratamento de águas residuais é a designação genérica para um vasto número de técnicas, geralmente implementadas em Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), onde se combinam os sistemas e tecnologias necessárias que permitem adequar as águas residuais à qualidade requerida para descarga no meio receptor. No caso do tratamento de águas residuais de origem doméstica podem ser referidos, de forma resumida, os seguintes sistemas: Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) que, não são estações que tratam as águas residuais de origem doméstica ou industrial, comum entre chamadas de esgotos sanitários ou despejos industriais , para depois serem escoadas para o mar ou rio com um nível de poluição aceitável (ou então, serem "reutilizadas" para usos domésticos), através de um emissário, conforme a legislação vigente para o meio ambiente receptor. Passam por vários processos de tratamento com o objectivo de separar ou diminuir a quantidade da matéria poluente da água.

  6. Tratamento de aguas residuais (E t a r)

  7. Pré-Tratamento. O pré-tratamento ou tratamento preliminar visa retirar da água sólidos grosseiros ou separar quantidades excessivas de líquidos orgânicos, como óleos e graxas. É feito através de um dispositivo de retenção, frequentemente através do gradeamento. Porém existem outros métodos como as peneiras estáticas e as peneiras móveis. A remoção de óleos e graxas pode ser feita através de caixas de gordura (domiciliares ou colectivas), da adaptação de um dispositivo remo vedor de gorduras em decantador, tanque areado ou separador de óleo..

  8. Tratamento primário. Consiste na remoção de poluentes inorgânicos, metais pesados e outros através de vários processos como sedimentação, flutuação ou decantação. O principal objectivo nessa fase é obter um efluente clarificado. Este processo gera um lodo, que deverá ser manejado de maneira adequada, através do processo de adensamento de lodo. Os processos de tratamento de efluentes visam reduzir a emissão de substâncias poluentes na atmosfera, solo ou corpos de água. As emissões decorrem principalmente de processos industriais, esgoto doméstico, veículoautomotores e actividade agrícola.

  9. Tratamento esgoto. Existem quatro graus de tratamento: pré-tratamento, tratamento primário, tratamento secundário e tratamento terciário.

  10. Prevenção à poluição. A Prevenção à Poluição é um conceito que tem sido bastante difundido actualmente, por ter como objectivo a máxima. Redução, e até mesmo, quando possível, a não geração de resíduos, através da minimização de seu volume e de sua Toxicidade. Esta prevenção surge não para substituir o controle de poluição, mas para que trabalhem em conjunto aplicação desta alternativa, devem ser considerados e utilizados a reciclagem, o tratamento em último caso, a disposição final de resíduos.

  11. Trabalho realizado por: Sara nº2 Bruna nº5

More Related