1 / 51

Bases Nitrogenadas nos Ácidos Nucleicos

Bases Nitrogenadas nos Ácidos Nucleicos. Purinas. Pirimidinas. 5-Metildicetopirimidina. Dicetopirimidina. Purificação de DNA por gradiente de Cloreto de Césio e visualização por luz U.V.

ramiro
Download Presentation

Bases Nitrogenadas nos Ácidos Nucleicos

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Bases Nitrogenadas nos Ácidos Nucleicos

  2. Purinas Pirimidinas 5-Metildicetopirimidina Dicetopirimidina

  3. Purificação de DNA porgradiente de Cloreto de Césio e visualizaçãoporluz U.V. O CsCl tem sua solução aquosa com uma gravidade específica próxima a do DNA . Quando esta solução é centrifugada por um longo período de tempo e em alta velocidade, atinge-se um equilíbrio com a formação de um gradiente de densidade contínuo, com a porção mais concentrada de CsCl no fundo do tubo e a porção menos concentrada no topo.

  4. DOSAGEM DE ÁCIDOS NUCLEICOS POR ABSORÇÃO DE LUZ U.V. • D.O 260nm = 1,0 corresponde a • 50g/mLde DNA dupla fita • 40 g/mL de DNA ou RNA simples fita • 20 g/mL de oligonucleotídeos. • D.O 260nm/ D.O 280nm : fornece a pureza de uma preparação de ácidos nucleicos (1,8 e 2,0 para DNA e RNA respectivamente). Valores inferiores indicam contaminação com fenol e proteínas.

  5. MARCAÇÃO NÃO RADIOATIVA DO DNA VIA BASES NITROGENADAS • DIGOXIGENINA: O DNA é ligado ao glicosídeo digoxigenina-11-UTP • BIOTINA: O DNA é ligado à biotina • COMPOSTOS FLUORESCENTES: O DNA é ligado a compostos fluorescentes como Texas Red.

  6. dUTP-Digoxigenina dUTP- Biotina

  7. Grupamentos Fosfatos nos ácidos nucleicos

  8. dATP

  9. α β

  10. MARCAÇÃO DO DNA MARCAÇÃO RADIOATIVA: Isótopos: Átomos que tem o mesmo número de prótons e diferentes números de nêutrons são chamados isótopos uns dos outros. Os isótopos são ditos radioativos quando contém uma combinação instável de prótons e nêutrons. A quebra e desintegração do isótopo radioativo, resulta na liberação de energia. As sondas genéticas podem ser marcadas com nucleotídeos marcados com radiosótopos no fosfato α, por exemplo α 32P .

  11. AÇÚCARES DOS ÁCIDOS NUCLEICOS

  12. Ligação P-O sensível a alkali e enzimas

  13. Ligações Fosfodiéster Ligações fosfodiéster constituem o núcleo principal da vida já que são parte da constituição básica de todos os ácidos nucleicos. A hidrólise das ligações fosfodiester são catalisadas pelas fosfodiesterases (quebra do DNA)

  14. Grupos fosfatos das ligações fosfodiester são carregados negativamente

  15. Por quê o mesmo tamanho molecular pode migrar diferentemente no gel de eletroforese?

  16. Etanol e isopropanol: A natureza higroscópica do DNA forma precipitados quando colocado em presença de etanol ou isopropanol e pequenas concentrações de cátions monovalentes.

  17. Base-Pareamento nos ácidos nucleicos

  18. Tratamento ácido: depurinação

  19. A: desidratada B: Helicoidal alongada Laboratório de Biofísica do Kings College Química de formação : Rosalind Franklin (1920-1958):Novembro de 1951- Cadeia de fosfato-desoxiribose no exterior com bases no interior havendo entre 2 e 4 hélices co-axiais.

  20. Maurice Wilkins 15/12/1916- 05/10/2004

  21. 25 de abril de 1953 - Prêmio Nobel em 1962 junto com Maurice Wilkins) Uma estrutura de ferro e madeira, imitando uma hélice dupla, foi a forma que os biólogos James Watson e Francis Crick encontraram para demonstrar como é a forma da molécula de DNA.

  22. DNA B • Hélice gira para a direita e a rotação entre 2 pares de bases é de 34,6° • Volta completa da hélice a cada 10,4 pb • Diâmetro da hélice é de 2,37nm • Uma volta percorre 3,4nm e cada base adiciona 0,34nm

  23. Estrutura e propriedades dos RNAs • 80% do material genético das células: rRNA • 15%: tRNA • 5%: mRNA • 2%: sn RNA e scRNA • Regiões dupla fita (Pontes de H) são rompidas por altas temperaturas e calor (como no DNA!) • Ligações fosfodiester são rompidas por alkalis (NÃO OCORRE NO DNA!!!!)

  24. BASE PAREAMENTO RNA-DNA (FORMAÇÃO DE HETERODUPLEXES ou Hélices híbridas) HETERODUPLEXES dA : rU (+estável) rA : dT (+ estável) dG : rC (++ estável) dC : rG (+++ estável) HOMODUPLEXES DNA dC : dG (+ estável) dA : dT HOMODUPLEXES RNA rA : rU rG : rC rG : rU (---- estável)

  25. P= procariotos, E= eucariotos

  26. Transcrição do mRNA

  27. Cap:Consiste de uma guanina modificada que é ligada ao terminal 5’ do pré-mRNA e é adicionada pela RNA polymerase II. Protege o mRNA de degradação por enzimas que degradam a partir do terminal 5’ e serve como ponto de encontro (“asssemby”) das proteínas necessárias para recrutar a subunidade ribossomal menor para iniciar a tradução. Cauda Poli A: É uma agregação de adeninas adicionadas pela RNAP II ao terminal 3’do mRNA. Completa a molécula deixando-a pronta para ser transportada para o citoplasma.

  28. mRNA RNA polimerase II: Transcreve os genes do mRNA (e também o snRNA).

  29. Ribosomos são compostos por moléculas de RNA e proteínas formando grandes complexos que compreendem a maior parte da massa de uma célula. O ribossomo tem um coeficiente de sedimentação de 70S, e pode ser dividido em duas subunidades: 50S e 30S. Estas subunidades são compostas por unidades separadas: a subunidade 50S possui 2 moléculas de RNA, uma de 23S e outra de 5S bem como 34 proteínas diferentes. A subunidade 30S tem como subunidades a molécula de rRNA de 16S e 21 proteínas diferentes.

  30. rRNA RNA polymerase I (Pol I): Transcreve os genes do rRNA dos precursores 23S e 16S RNA polymerase III (Pol III): Transcreve os genes para o rRNA 5S

  31. tRNA RNA polymerase III (Pol III): Transcreve os genes para os tRNAs.

More Related