Cidade alfabetizadora: uma proposta de alfabetização  por meio do estudo da história local e do c...
Download
1 / 22

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL BERNARDO GUIMARÃES - PowerPoint PPT Presentation


  • 93 Views
  • Uploaded on

Cidade alfabetizadora: uma proposta de alfabetização por meio do estudo da história local e do cotidiano Álbum de fotografias 5 BIBLIOTECA PÚBLICA “BERNARDO GUIMARÃES” 2012/2013. BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL BERNARDO GUIMARÃES. Objetivos

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about ' BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL BERNARDO GUIMARÃES' - rafael-kim


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

Cidade alfabetizadora: uma proposta de alfabetização por meio do estudo da história local e do cotidiano

Álbum de fotografias 5

BIBLIOTECA PÚBLICA

“BERNARDO GUIMARÃES”

2012/2013


BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL BERNARDO GUIMARÃES meio do estudo da história local e do cotidiano

  • Objetivos

  • Promover o contato da criança com o mundo letrado, alfabetizando-a por meio da socialização com outras pessoas.

  • Visitar espaços culturais que colaborem com o processo de alfabetização e letramento compreendendo melhor esse espaço alfabetizador para nele se inserir e transitar com mais autonomia a partir da ligação entre teoria e prática.

  • Estabelecer a ligação entre leitura e escrita por meio de atividades variadas e prazerosas.

  • Possibilitar a interação dos bolsistas acadêmicos com o cotidiano escolar e com a comunidade.


Saída da escola meio do estudo da história local e do cotidiano

Atividades anteriores à visita

Discussão sobre a importância da Biblioteca como

ambiente público de leitura e de pesquisa.


A VISITA meio do estudo da história local e do cotidiano

Visitando os diversos espaços da biblioteca

A chegada...

Biblioteca infanto-juvenil


Biblioteca infanto-juvenil meio do estudo da história local e do cotidiano


Biblioteca infanto-juvenil meio do estudo da história local e do cotidiano


Assinando a carteirinha de sócio usuário meio do estudo da história local e do cotidiano

Biblioteca infanto-juvenil


Sala de restauração de livros meio do estudo da história local e do cotidiano

Laboratório de Informática


Entrega das carteirinhas de sócio usuário meio do estudo da história local e do cotidiano

Trabalhando em sala de aula após a visita ...

As ações efetivadas por meio das pesquisas realizadas nos diferentes locais visitados, auxiliam significativamente no processo de aquisição de conhecimento pela criança, sendo consideradas como um ingrediente fundamental para o processo de alfabetização.

A diretora da escola, professora Gislene ,

fala sobre a importância das carteirinhas de sócio usuário da Biblioteca.


Recebendo as carteirinhas de sócio usuário da biblioteca meio do estudo da história local e do cotidiano


Ao estabelecer o vínculo entre as práticas escolares de leitura e escrita e as práticas de uma sociedade letrada, a criança percebe a importância do ato de ler e escrever porque identifica a necessidade do uso social dessas práticas para viver, conviver e se comunicar no mundo em que vive. Ser alfabetizado passa, então, a ter um sentido muito maior para a criança.

Recebendo as carteirinhas de sócio usuário da biblioteca


Trabalhando em sala de aula após a visita ... leitura e escrita e as práticas de uma sociedade letrada, a criança percebe a importância do ato de ler e escrever porque identifica a necessidade do uso social dessas práticas para viver, conviver e se comunicar no mundo em que vive. Ser alfabetizado passa, então, a ter um sentido muito maior para a criança.


Trabalhos de expressão artística – pintura coletiva leitura e escrita e as práticas de uma sociedade letrada, a criança percebe a importância do ato de ler e escrever porque identifica a necessidade do uso social dessas práticas para viver, conviver e se comunicar no mundo em que vive. Ser alfabetizado passa, então, a ter um sentido muito maior para a criança.


Historia do João Jiló leitura e escrita e as práticas de uma sociedade letrada, a criança percebe a importância do ato de ler e escrever porque identifica a necessidade do uso social dessas práticas para viver, conviver e se comunicar no mundo em que vive. Ser alfabetizado passa, então, a ter um sentido muito maior para a criança.


Trabalhos realizados... leitura e escrita e as práticas de uma sociedade letrada, a criança percebe a importância do ato de ler e escrever porque identifica a necessidade do uso social dessas práticas para viver, conviver e se comunicar no mundo em que vive. Ser alfabetizado passa, então, a ter um sentido muito maior para a criança.


Boneco “João Jiló” confeccionado pelas crianças leitura e escrita e as práticas de uma sociedade letrada, a criança percebe a importância do ato de ler e escrever porque identifica a necessidade do uso social dessas práticas para viver, conviver e se comunicar no mundo em que vive. Ser alfabetizado passa, então, a ter um sentido muito maior para a criança.


Criando outras histórias... leitura e escrita e as práticas de uma sociedade letrada, a criança percebe a importância do ato de ler e escrever porque identifica a necessidade do uso social dessas práticas para viver, conviver e se comunicar no mundo em que vive. Ser alfabetizado passa, então, a ter um sentido muito maior para a criança.

Produção de texto - atividade com o nome

História em quadrinhos

História muda


Produção de texto - atividade com o nome leitura e escrita e as práticas de uma sociedade letrada, a criança percebe a importância do ato de ler e escrever porque identifica a necessidade do uso social dessas práticas para viver, conviver e se comunicar no mundo em que vive. Ser alfabetizado passa, então, a ter um sentido muito maior para a criança.


Registro da história do João Jiló leitura e escrita e as práticas de uma sociedade letrada, a criança percebe a importância do ato de ler e escrever porque identifica a necessidade do uso social dessas práticas para viver, conviver e se comunicar no mundo em que vive. Ser alfabetizado passa, então, a ter um sentido muito maior para a criança.

Leitura de imagens

História da Filó


Considerando as riquezas culturais que possuímos em nossa cidade, a Escola Municipal Uberaba envolvida no subprojeto, juntamente com a instituição formadora -UNUBE - possibilitam às crianças participantes desta proposta a realização de pesquisas de campo nas quais elas

têm a oportunidadede aprender de forma prazerosa e descobrir as espaços de cultura e belezas pertencentes à cidade na qual vivem.

Depoimento dos piibdianos


REFERÊNCIAS cidade, a Escola Municipal Uberaba envolvida no subprojeto, juntamente com a instituição formadora -UNUBE - possibilitam às crianças participantes desta proposta a realização de pesquisas de campo

BORGES, Maria Soledade Gomes. O Ensino da História nas séries iniciais do ensino fundamental: estudo e construção de conceitos básicos. Capítulo 3. In: Conteúdos e procedimentos didático-metodológicos para os anos iniciais do Ensino Fundamental, volume 1. São Paulo, Pearson Education do Brasil, 2012.

BRASIL, MEC. Kleyman, Angela B.. Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e escrever? Cefiel/IEL/Unicamp, 2005-2010. Disponível:http://www.iel.unicamp.br/cefiel/alfaletras/biblioteca_professor/arquivos/5710.pdf Acesso em: 29.05.2013.

CHAVES, Fátima Garcia. EMANUEL, Adriana Vaz Efisio. FERREIRA, Márcia Regina. CUNHA, Neire Márcia da.Alfabetização. Letramento – Estudo e Ensino. UNIUBE, 2012.

FREIRE, Paulo. A importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. 22 ed. São Paulo: Cortez, 1988. 80 p. .Disponível em http//www.sul – sc.com.br/afolha/monografia/resenha ato ler.htm – Acesso em 28.05.2013.

Música: A Viuvinha / Grupo Parangolè

Fotos: Arquivo PIBID


ad