Diretoria de PlanejamentoControle e Avaliação do SUS
Download
1 / 15

Diretoria de PlanejamentoControle e Avaliação do SUS - PowerPoint PPT Presentation


  • 50 Views
  • Uploaded on

Diretoria de PlanejamentoControle e Avaliação do SUS. A Gestão Estadual e a articulação loco - regional.

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about ' Diretoria de PlanejamentoControle e Avaliação do SUS ' - price-bates


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

A gest o estadual e a articula o loco regional
A Gestão Estadual e a articulação loco - regional

Entre os ideários da Reforma Sanitária brasileira estava a busca de uma gestão democrática, compartilhada e solidária entre os entes federados, focada em compromissos com resultados, e com a efetiva participação da sociedade.


Pacto pela sa de
Pacto pela Saúde

Nesse cenário favorável surge, em 2006, com a edição de uma série de portarias estruturantes, o Pacto pela Saúde, nas suas três dimensões:

1. O Pacto em Defesa do SUS: representa um pacto político, que busca consolidar e estabelecer responsabilidades sanitárias e em defesa do financiamento adequado e estável para o SUS (...);


...

2. O Pacto pela Vida: sintetiza os compromissos sanitários dos três gestores para com a saúde da população (...);pactua os indicadores.

(PT 325/07 e a 48/08).

Indicadores do Pacto


3. O Pacto de Gestão: além de estabelecer um choque de descentralização de processos, (...) atribui responsabilidades solidárias para os Gestores com respeito às diversidades regionais, propõe a estruturação da Rede Horizontal de Serviços Regionalizados e Financiamento Tripartite, considerando as iniqüidades loco-regionais e a implantação dos colegiados de gestão regional.


Consolidar o Pacto da Saúde, estabelecendo o Pacto de Gestão como instrumento de negociação solidária e permanente para a consecução dos objetivos do SUS, superando o paradigma da municipalização autárquica e consolidando, em seu lugar, a regionalização cooperativa.


Nesta perspectiva é que a Secretaria de Estado da Saúde reforça o seu papel de articuladora com os municípios e o seu apoio técnico aos municípios através das regionais de saúde e do nível central.

A articulação entre os municípios e destes com as regionais de saúde devem ser fortalecidas. O PDR (Plano Diretor de Regionalização), os CGR(Colegiados de Gestão Regional) e a CIB (Comissão Intergestores Bipartite) são algumas ferramentas para uma efetiva articulação.




Com a finalidade de qualificar a ação gerencial nos municípios e regionais de saúde estão em andamento várias ações (capacitações, cursos, oficinas) implementadas através do PlanejaSUS, da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP e do co -financiamento da SES, cujo objetivo é a atuação contínua, articulada e solidária entre o estado e os municípios com vistas a qualificação da gestão do SUS.


APROVEITAMOS PARA REPASSAR UMA BIBLIOTECA MOVEL AOS SENHORES municípios e regionais de saúde estão em andamento várias ações (capacitações, cursos, oficinas) implementadas através do PlanejaSUS, da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP e do co -financiamento da SES, cujo objetivo é a atuação contínua, articulada e solidária entre o estado e os municípios com vistas a qualificação da gestão do SUS.

-CD com materiais da: Educação Permanente, Livros do Pacto,

PDR 2008, PlanejaSUS, Coleção Progestores, Saúde e Cidadania,

Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e

Manual de Orientação para Gestores Municipais de Saúde.

-Livro do Pacto volumes 1 e 3

-Folder da Capacitação Introdutória para Secretário

Municipal de Saúde - PLANEJASUS

-Livros: Gerências Regionais de Saúde – Diretrizes de Organização e Regionalização da Ciência e Tecnologia em Saúde em Santa Catarina

-Manual de Orientações para Gestores Municipais de Saúde.

-Folder explicativo: O SUS perto de você

-Relação de Eventos de Capacitação / Educação Permanente Programados / Em Desenvolvimento Pela SES/SC em 2009

-Plano Estadual de Saúde

- Legislação do SUS


Além destes materiais temos outras ferramentas como a pagina da SES www.saude.sc.gov.br,

e o e-mail da Diretoria [email protected] .


Para encerrar gostaríamos de ressaltar a importância de trabalharmos em parceria, centrados na finalidade última de nosso trabalho que é garantir o pleno funcionamento do SUS.

Gostaríamos que os gerentes de saúde se levantassem e se apresentassem aos gestores municipais, eles que são os braços da SES e que devem estar sempre perto de vocês.

Obrigada


ad