UNIJUÍ
Download
1 / 16

UNIJU Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ci ncia Pol tica e Teoria do Estado Profe - PowerPoint PPT Presentation


  • 146 Views
  • Updated On :

UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma Cremonese Aluno: Ronaldo de Freitas Conceito para Estudo: Filosofia do Direito Cidade: Ijuí Data: 24/03/08.

Related searches for UNIJU Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ci ncia Pol tica e Teoria do Estado Profe

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about 'UNIJU Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ci ncia Pol tica e Teoria do Estado Profe' - powa


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
Slide1 l.jpg

UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.Ciência Política e Teoria do EstadoProfessor: Dr. Dejalma CremoneseAluno: Ronaldo de FreitasConceito para Estudo: Filosofia do DireitoCidade: Ijuí Data: 24/03/08


Slide2 l.jpg

Conceito:Segundo Dell Vecchio, a Filosofia do Direito é a disciplina que define o Direito na sua universalidade lógica, investiga os fundamentos e os caracteres gerais do seu desenvolvimento histórico e avalia-o segundo o ideal de justiça traçado pela razão pura.


Slide3 l.jpg

Filosofia do Direito: Conhecida também por Filosofia Jurídica, aborda os temas Teoria da Justiça, Metodologia Jurídica e a inserção do Direito em face da totalidade social. Esta matéria tem sido abordada tanto por Filósofos de formação, quanto por Juristas.


Slide4 l.jpg

Para alguns autores para desenvolver o conceito de Direito precisa recorrer ao estudo da Filosofia da Linguagem e a Lingüística. A Filosofia da Linguagem é o ramo da Filosofia que estuda a essência e a natureza dos Fenômenos Lingüísticos.


Slide5 l.jpg

Os Fenômenos Lingüísticos procuram investigar:* O significado das palavras nas frases;* O que fazemos com a linguagem;* Como a linguagem se relaciona com a mente;* Como a linguagem se relaciona com o mundo.


Slide6 l.jpg

A filosofia do Direito procura explicar:* O que é o Direito. (essência)* O Direito existe. (existência)* Para que o Direito serve. ( justificativa)* O que é Justiça. ( Problema da Justiça)


Slide7 l.jpg

Outra questão fundamental da Filosofia do Direito e que tem dividido Juristas e Filósofos há séculos é a da suposta concepção de uma Ciência Jurídica autônoma. Segundo Hans Kelsen, a Ciência Jurídica seria a ciência das relações inter-humanas, enquanto relações Jurídicas, isto é, como relações que são constituídas através de Normas Jurídicas .


Slide8 l.jpg

Escolas da Filosofia do Direito:* Filosofia Marxista - Interpreta a vida social, pretendetransformar o mundo e não pensa-lo.* Teoria da Argumentação- Utiliza o discurso Jurídico como caso especial do discurso prático. O silogismo Judicial não esgota o raciocínio Jurídico e são inevitáveis juízos de valor da parte do julgador.


Slide9 l.jpg

* Axiologia - Teoria do valor, fatos valorizados pelo homem que se transformam em Jurídicos por alguma Normatização.* Deontológica –( Ciência do que deve ser) , deve satisfazer o espirito do homem sempre insaciável e jamais passivo diante do Direito, visa ao direito ideal como ideal de Justiça.


Slide10 l.jpg

* Epistemologia – O estudo do conhecimento relativo ao campo de pesquisa, em cada ramo das ciências. * Lógica – Compreende a definição do Direito, num determinado sistema, País ou civilização. Trata da preservação da verdade e dos modos de se evitar a interferência e raciocínios inválidos


Slide11 l.jpg

* Gnoseologia- É o ramos do Direito que se preocupa com a validade do conhecimento em função do sujeito ou seja daquele que conhece o objeto.* Sociologia Jurídica – Estuda como se forma e transforma o Direito, verificando qual é a sua função no seio da coletividade e como influi na vida social.


Slide12 l.jpg

* Fenomenologia – Estuda o Direito Positivo como fenômeno comum a todos os povos e a todos os tempos.* Positivismo – Estudo do Direito que considera que somente é Direito , aquilo que é posto pelo Estado. Sua tese básica é que o Direito constitui produto da ação e vontade humana.


Slide13 l.jpg

* Jusnaturalismo – Segundo Thomas Hobbes, o Direito Natural é a liberdade que cada homem tem de usar livremente o próprio poder para a conservação da vida, e portanto para fazer tudo aquilo que o juízo e a razão considerarem como os meios idôneos para a consecução desse fim.


Slide14 l.jpg

Segundo Juscelino Vieira Mendes A Filosofia do Direito parte de dogmas pré -estabelecidos para indagações, transcendendo o conhecimento Positivo através de uma análise crítica, que levará a um conhecimento mais completo e justo tanto para a interpretação como a aplicabilidade da lei..


Slide15 l.jpg
Pensamento:“ Toda autoridade que tenho repousa apenas em meu conhecimento que quão pouco eu sei”Sócrates


Slide16 l.jpg

Bibliografia:Introdução ao Estudo do Direito / Ronaldo PolettiEditora Saraiva, 3° edição 1996 São Paulowww.wikpedia.com.br - Filosofia do Direito – O livro de Hengel Ver Princípios da Filosofia.www.google.com.br - Filosofia do Direito em www.unb.br/fd/professoreswww.wikpedia.com.br - Ensaio de Filosofia do Direitowww.wikpedia.com.br - Xavier Zubiri , Teoria do conhecimento,da Ontologia e da gnoseologia www.wikpedia.com.br- Positivismo, Método do Positivismo de Auguste Comte.www.wikpedia.com.br- Jusnaturalismo, Direito Natural


ad