1 / 39

Como Iniciar Textos

Como Iniciar Textos. 1. Introdução A forma como se inicia um texto - e o próprio título - são importantes ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS. De nada adiantam os argumentos, a relevância do conteúdo, ou a própria informatividade, se o leitor não for persuadido a ler o que foi escrito.

peigi
Download Presentation

Como Iniciar Textos

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Como Iniciar Textos

  2. 1. Introdução A forma como se inicia um texto - e o próprio título - são importantes ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS. De nada adiantam os argumentos, a relevância do conteúdo, ou a própria informatividade, se o leitor não for persuadido a ler o que foi escrito. O esforço do escritor deve se concentrar, pois, em captar o interesse do destinatário de sua comunicação mediante um TÍTULO e uma INTRODUÇÃO atraente.

  3. "Te pego pela palavra", dizemos quando queremos cobrar de alguém coerência ou a manutenção da palavra dada. "Te pego pela introdução" - podemos parodiar - para retratar o principal empenho de quem escreve, que é de conquistar o leitor.

  4. 2. Fórmulas para iniciar textos      A seguir, apresentam-se doze fórmulas - as que se julgou mais comuns - para se iniciar textos. 2.1 Divisão Consiste em CITAR OS ASPECTOS que serão abordados ao longo do texto. É uma fórmula bastante empregada, que facilita a organização do que se vai expor.

  5. Cuidado especial merece a retomada dos pontos mencionados nesse tipo de introdução no desenvolvimento do texto. Expressões como: "Quanto ao primeiro item", "No que tange ao...", "Finalmente, no que diz respeito..." vão dar coesão ao texto.

  6. 2.2 Citação Direta    A citação direta é a REPRODUÇÃO LITERAL do que alguém falou ou escreveu.  Trata-se de uma fórmula que pode ser bastante importante e, ao mesmo tempo, uma importante estratégia argumentativa, uma vez que invoca, já no início do texto, a voz da autoridade.

  7. 2.3 Citação Indireta      É a reprodução NÃO-LITERAL do que alguém falou ou escreveu. A fórmula deve ser usada quando não sabemos textualmente a citação, pois assim não estaremos adulterando o que foi dito ou escrito, acrescentando, subtraindo ou substituindo palavras de seu autor.

  8. 2.4 Pergunta      Iniciar o texto mediante pergunta(s) desperta a atenção, o interesse do leitor para o tema, levando-o a refletir sobre ele.      A(s) pergunta(s) orienta(m) o desenvolvimento do texto, todo seu processo argumentativo.

  9. 2.5 Frase Nominal Uma fórmula bastante criativa de se iniciar textos é mediante o emprego de uma ou mais frases nominais, seguida(s), em geral, de uma explicação.

  10. 2.6 Alusão a um romance, filme, conto, etc. Escrever é aproveitar criativamente outros materiais interdiscursivos, isto é, outros textos. É muito comum, portanto, ao escrevermos sobre determinado assunto, nos reportamos a outros textos, como romances, filmes, contos, poemas, etc.

  11. 2.7 Narração - descrição por flashes      Introduzir um texto narrando - descrevendo um fato, uma cena de forma cinematográfica, mediante flashes, isto é, mediante frases curtas, nominais é uma forma bastante surpreendente de obter a atenção do leitor, fazendo com que ele se interesse pelo texto.

  12. 2.8 Narração de um fato     Pode-se desenvolver determinado tema iniciando-se o texto com a menção a um fato. Tal procedimento ajuda a despertar a atenção do leitor, ao mesmo tempo em que empresta ao tema exposto maior realismo.

  13. 2.9 Citação de Provérbio      O provérbio é utilizado, muitas vezes, como estratégia argumentativa, para sustentar o ponto de vista que se pretende defender ao longo do texto.

  14. 2.10 Alusão Histórica  Para iniciar textos, pode-se lançar mão de fatos históricos, confrontando-os com o presente.

  15. 2.11 Omissão de Dados Identificadores  Trata-se de iniciar um texto omitindo o tema nas primeiras linhas ou em todo o primeiro parágrafo, esclarecendo-o em seguida. Cria-se, assim, certa expectativa em relação ao que será abordado.

  16. 2.12 Declaração Uma declaração forte lançada no início do texto surpreende o leitor, desperta seu interesse e pode levá-lo facilmente à leitura.

More Related