1 / 30

FOLHETO/”FLYER” E AUTOCOLANTE

CÓDIGO DA ENERGIA. FOLHETO/”FLYER” E AUTOCOLANTE. CÓDIGO DA ENERGIA - FOLHETO E AUTOCOLANTE . O FOLHETO/”FLYER” . O FOLHETO O folheto é um dos suportes de comunicação mais utilizado nas diferentes áreas da sociedade. O seu destino é quase sempre a distribuição a um determinado

patsy
Download Presentation

FOLHETO/”FLYER” E AUTOCOLANTE

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. CÓDIGO DA ENERGIA FOLHETO/”FLYER” E AUTOCOLANTE

  2. CÓDIGO DA ENERGIA - FOLHETO E AUTOCOLANTE O FOLHETO/”FLYER” O FOLHETO O folheto é um dos suportes de comunicação mais utilizado nas diferentes áreas da sociedade. O seu destino é quase sempre a distribuição a um determinado público-alvo e de um modo geral tem carácter efémero. Podemos observar diferentes finalidades ou funções do folheto, como por exemplo: Informativa Cultural Didáctica Política Publicitária

  3. CÓDIGO DA ENERGIA - FOLHETO E AUTOCOLANTE O folheto é um poderoso meio de comunicação e tem uma função diferente conforme a mensagem a comunicar e o público-alvo a que se destina, assim as funções comunicacionais mais frequentes nos folhetos são: • Informativa – o folheto informa sobre a existência de serviços, o programa de espectáculos, de eventos, etc. • Didáctica – o folheto pode comunicar uma mensagem para ensinar algo, como por exemplo: apresentação de um mapa de metro, indicações técnicas sobre montagem de um equipamento, a apresentação da roda dos alimentos ou de um código de conduta. • Persuasiva – o folheto pode apelar para uma campanha social, publicitária ou política, promover a compra de um produto ou motivar para novos comportamentos sociais.

  4. CÓDIGO DA ENERGIA - FOLHETO E AUTOCOLANTE O folheto Função comunicacional Para que o folheto comunique melhor com o receptor, deve respeitar algumas regras de comunicação. Em todos os folhetos há sempre uma mensagem, essa mensagem pode ser transmitida através de imagem, através de texto ou através de ambos texto e imagem. A mensagem estabelece-se sobre um suporte plano, normalmente em papel e pode ter: • diferentes formas, mas de uma maneira geral é rectangular; • diferentes dimensões, que dependem sobretudo da função do folheto e do conteúdo que se pretende divulgar;

  5. CÓDIGO DA ENERGIA - FOLHETO E AUTOCOLANTE Técnicas - existem várias técnicas que podem ser utilizadas para execução da ilus- tração de um folheto, como fotomontagem, colagem, pintura a lápis de cor, guache, aguarela, canetas de feltro ou técnica mista e também se podem combinar as técnicas tradicionais com as ferramentas de informática dos diferentes programas. Para a composição do texto a utilização dos meios informáticos facilita o trabalho e a leitura, no entanto, pode-se utilizar texto manuscrito desde que tenha uma boa legibilidade e que fique harmonioso na composição.

  6. CÓDIGO DA ENERGIA - FOLHETO E AUTOCOLANTE Organização formal – paginação A distribuição dos elementos no folheto deve ser feita tendo em conta a harmonia e o equilíbrio da composição. Pode-se criar um módulo vertical e a partir desse módulo dividir a folha A4 criando o espaço para o texto ou para as imagens igual a um módulo, dois módulos, um módulo e meio, etc. Deve-se deixar uma margem aproximadamente de 1 cm entre o texto e o contorno de cada página do folheto, as imagens utilizadas podem respeitar esse contorno ou podem terminar coincidentes com a linha de contorno. Tendo em conta que o folheto é um tríptico pode-se dividir o interior em três partes iguais pelas dobras verticais ou definir uma composição para ser lida com o folheto todo aberto e ignorando a divisão provocada pelas linhas de dobragem. Não deve ter excesso de elementos diversificados, porque estes podem desviar a atenção do receptor em relação à informação principal que se pretende transmitir.

  7. CÓDIGO DA ENERGIA - FOLHETO E AUTOCOLANTE Esboços da paginação do folheto

  8. CÓDIGO DA ENERGIA - FOLHETO E AUTOCOLANTE Os elementos da capa de um folheto devem permitir uma leitura rápida e que permita fixar o essencial. A imagem é um elemento de atracção fundamental para o leitor. O texto e/ou a imagem da capa apresenta-se na vertical ou na horizontal. A combinação dos elementos do folheto – imagens, texto, formas e cores, provoca sempre um efeito visual global que pode tornar o folheto mais ou menos eficaz, por isso o equilíbrio entre texto e imagem e a organização da composição é muito importante.

  9. CÓDIGO DA ENERGIA - FOLHETO E AUTOCOLANTE O Texto O textodeve ter um tipo de letra facilmente legível. A dimensão da letra (corpo da letra) não deve ser muito pequena, para que permita a sua fácil leitura a todos os receptores, nem demasiado grande de forma a manter a harmonia dos elementos do folheto. No entanto o corpo da letra pode variar ligeiramente de tamanho de acordo com o destaque que se pretende atribuir a uma ou outra parte do texto. O espaçamento entre as letras (caracteres) também deve ser o normal ou pode ser um pouco superior ao espaçamento normal. Quanto às linhas de texto, o espaçamento deve ser de 1,5 linhas ou duplo no texto principal, no texto auxiliar pode manter-se este espaçamento ou o simples. Os parágrafos podem ter o texto alinhado conforme o gosto dos autores do folheto.

  10. CÓDIGO DA ENERGIA - FOLHETO E AUTOCOLANTE Texto da capa do folheto – texto principal e texto auxiliar O texto na capa não pode ser muito extenso, normalmente é apenas um título ou um slogan – frase identificativa da mensagem que se quer transmitir. O texto auxiliar serve para complementar a informação do título e deve ser motiva- dor do interesse, pela originalidade da mensagem que transmite, evitando, cansar o leitor. A cor do texto deve ter um contraste acentuado e harmonioso com a cor e/ou imagem do fundo. Texto do interior do folheto A linguagem deve ser cuidada e sintética, nunca demasiado descritiva. O texto deve ser objectivo, focado nos principais conceitos que se querem transmitir despertando a atenção do leitor para a mensagem.

  11. CÓDIGO DA ENERGIA - FOLHETO E AUTOCOLANTE Texto de rodapé – patrocínios, apoios ou outros Este texto deve ser colocado na contra capa do folheto e deve ter a letra num corpo bastante inferior aos restantes textos, podem estar representadas imagens corpo- rativas (logótipos e/ou símbolos) referentes a empresas ou entidades que patrocinaram ou apoiaram o projecto. Identificação do autor ou autores A indicação pode ser efectuada numa zona do folheto de forma discreta, de modo a que não interfira na leitura do folheto. Usualmente é composto ao alto com corpo de letra pequeno, numa das margens laterais da contracapa. NOTA IMPORTANTE: quando um folheto se destina a um concurso, deve-se ler com atenção o Regulamento do Concurso que deve ser rigorosamente respeitado. Na maior parte dos concursos, o autor do projecto não pode ser identificado nas peças que se apresentam a concurso.

  12. CÓDIGO DA ENERGIA - FOLHETO E AUTOCOLANTE Exemplo da paginação do interior de um folheto

  13. CÓDIGO DA ENERGIA - FOLHETO E AUTOCOLANTE Exemplo da paginação do interior de um folheto

  14. CÓDIGO DA ENERGIA - FOLHETO E AUTOCOLANTE Imagens – podem ser fotografias, ilustrações ou ambas “Uma imagem vale mais do que mil palavras” (Provérbio proveniente da China). Pela sua objectividade o recurso a imagens é recorrente nos folhetos. As imagens podem ser utilizadas como fundo ou como elemento central da comunicação, para ilustrar a mensagem. A selecção da imagem ou imagens para a capa do folheto é determinante porque permite motivar o receptor para a leitura do folheto. Pode-se utilizar fotografias ou desenhos a preto e branco ou coloridos. O espaço que cada imagem ocupa deve estar em equilíbrio com o espaço ocupado pelo texto e ambos devem ter uma relação harmoniosa entre si. As imagens podem adquirir diferentes tamanhos, como por exemplo, podem ter a largura igual à coluna de texto ou a largura inferior e nas diferentes páginas pode haver variedade na altura das imagens.

  15. CÓDIGO DA ENERGIA - FOLHETO E AUTOCOLANTE Simplicidade formal - dado que o receptor normalmente não dedica muito tempo à leitura do folheto, este deverá ser desenvolvido tendo em conta a simplicidade formal: • a utilização regrada de elementos (texto e imagens); • um conjunto de cores apelativas, não há necessidade de usar muitas cores porque tornam a composição confusa e, portanto, pouco legível ; • o recurso a formas facilmente perceptíveis, ajudam na descodificação da mensagem num espaço de tempo limitado.

  16. CÓDIGO DA ENERGIA - FOLHETO E AUTOCOLANTE Exemplo da paginação do interior de um folheto

  17. CÓDIGO DA ENERGIA - FOLHETO E AUTOCOLANTE Relação figura-fundo De forma a que a informação seja correctamente percepcionada, deverá ser assegurado contraste suficiente entre os diferentes elementos. Espaço vazio ou neutro De forma a que o folheto seja mais eficaz deveremos reservar espaços vazios ou neutros na composição. Deste modo permitimos uma melhor leitura da informação, através do isolamento de zonas sem texto/imagens. Originalidade Uma boa ideia pode servir para criar um folheto apelativo e com grande impacto visual. Quem projecta um folheto, recorre a uma série de desenhos ou esboços, antes da sua realização. Apresenta-se a seguir a estrutura de um folheto e as suas linhas de força.

  18. CÓDIGO DA ENERGIA - FOLHETO E AUTOCOLANTE CAMPO VISUAL DA CAPA DO FOLHETO Centro óptico – corresponde à área do folheto onde se tende a fixar a atenção. Centro físico – corresponde ao ao centro do folheto determinado pelo ponto de cruzamento das diagonais

  19. CÓDIGO DA ENERGIA - FOLHETO E AUTOCOLANTE CAMPO VISUAL NO INTERIOR DO FOLHETO TRÍPTICO Área indicada para títulos e/ou imagens ou para continuação de texto da página anterior. Área visual privilegiada para colocação de conteúdos. Área indicada para colocação de informação complementar , ou para continuação do texto ou das imagens.

  20. CÓDIGO DA ENERGIA - FOLHETO E AUTOCOLANTE CAMPO VISUAL NO EXTERIOR DO FOLHETO TRÍPTICO Área onde se pode repetir o título do projecto. Área visual mais importante da capa e da página de destaque quando se abre o folheto. Área indicada para colocação de informação complementar , como por exemplo os contactos e a referência aos apoios e patrocínios, embora esta possa também ser colocada noutro espaço da composição desta página. página de destaque - contracapa - capa

  21. CÓDIGO DA ENERGIA - FOLHETO E AUTOCOLANTE Exemplo de contracapa Exemplo de capa

  22. CÓDIGO DA ENERGIA - FOLHETO E AUTOCOLANTE Exemplo da paginação do interior de um folheto

  23. CÓDIGO DA ENERGIA - FOLHETO E AUTOCOLANTE RESUMO É muito importante constituir um grupo de trabalho que desenvolverá o projecto distribuindo diferentes tarefas pelos seus elementos. Deve-se seleccionar, esquematizar e sintetizar as ideias para o folheto a partir do tema escolhido e aplicar a metodologia de projecto na realização do folheto: • Definição do tema; • Definição do público a que se vai dirigir; • Pesquisa – estudo dos mecanismo do gosto desse público e pesquisa sobre o tipo de folhetos existentes relacionados com o tema escolhido ; • Escolha da técnica a utilizar; • Selecção do texto e das imagens adequadas à composição;

  24. CÓDIGO DA ENERGIA - FOLHETO E AUTOCOLANTE • Definição da composição formal, quanto aos espaços brancos: margens laterais, superior e inferior; • Definição dos espaços preenchidos pelo texto e pelas imagens; • Realização de esboços de conjunto a lápis de grafite; • Maquete no formato A4, com estudos de cor; • Arte final do folheto, realizada em computador ou pelo método tradicional de texto manuscrito ou escrito em computador e imagens coladas nos respectivos espaços.

  25. CÓDIGO DA ENERGIA - FOLHETO E AUTOCOLANTE O AUTOCOLANTE

  26. CÓDIGO DA ENERGIA - FOLHETO E AUTOCOLANTE O AUTOCOLANTE O autocolante, tem uma face com uma imagem e/ou texto e a face oposta coberta por uma película adesiva. Tal como o folheto é também um dos suportes de comunicação utilizado nas diferentes áreas da sociedade e o seu destino é quase sempre a distribuição a um determinado público-alvo, pode ter carácter efémero se não chegar a ser colado num determinado espaço, no entanto poderá ser colado e permanecer visível durante um longo período de tempo. Quando o receptor cola o autocolante, por exemplo, no frigorífico da sua cozinha permite assim que a mensagem do autocolante possa ser transmitida repetidamente aos vários receptores que entram nesse espaço, durante um determinado período de tempo. Se o autocolante estiver colado num local público num espaço adequado a sua mensagem será transmitida a um grande número de receptores.

  27. CÓDIGO DA ENERGIA - FOLHETO E AUTOCOLANTE O autocolante para o concurso Código da Energia tem de ser apresentado numa folha em formato A5, o tamanho do autocolante pode variar dentro desse espaço. O autocolante pode ter o contorno regular de uma forma geométrica: quadrado, rectângulo, elipse, circunferência, etc. ou pode ter um contorno irregular que pode ser por exemplo o contorno da imagem do autocolante ou apenas um contorno feito livremente com linhas curvas ou com linhas rectas. A composição do autocolante deve estar directamente relacionada com a composição do folheto e com a mensagem principal que se pretende transmitir, uma vez que é uma peça que complementa o folheto. Pode-se utilizar apenas uma imagem ou várias imagens para o autocolante, conforme a opção do autor tendo em conta o equilíbrio da composição, no entanto a imagem ou imagens devem também existir no folheto e devem ser seleccionadas as imagens com maior significado de acordo com o conteúdo da mensagem a transmitir.

  28. CÓDIGO DA ENERGIA - FOLHETO E AUTOCOLANTE O texto deve ser bem seleccionado para que a mensagem seja transmitida de uma forma objectiva e directa, uma vez que o espaço disponível para o texto é pouco e deve ser muito bem organizado, deve-se privilegiar o tamanho do corpo da letra e reduzir a quantidade de texto, deixando sempre uma margem livre até ao contorno do autocolante. Deve-se seleccionar, esquematizar e sintetizar as ideias a partir do tema escolhido e aplicar também a metodologia de projecto na realização do autocolante: • Definição do tema; • Definição do público a que se vai dirigir; • Pesquisa – estudo dos mecanismo do gosto desse público e pesquisa sobre o tipo de autocolantes existentes relacionados com o tema escolhido ; • Escolha da técnica a utilizar; • Selecção do texto e das imagens adequadas à composição;

  29. CÓDIGO DA ENERGIA - FOLHETO E AUTOCOLANTE • Definição da composição formal, formato do autocolante, contorno geométrico regular ou contorno livre e irregular; • Definição dos espaços preenchidos pelo texto e pela(s) imagem(s); • Realização de esboços de conjunto a lápis de grafite; • Maquete no formato A5, com estudos de cor; • Arte final do autocolante feita em computador ou com técnica tradicional de colagens. Exemplos de autocolantes com diferentes formatos

  30. Um Projecto de parceria entre: CÓDIGO DA ENERGIA ESCOLA DA ENERGIA – DESAFIOS E CONCURSOS “Dicas para execução de um Folheto e de um Autocolante” Ana Cristina J. G. Ramos Escola Secundária c/ 3º Ciclo de de Ferreira Dias em colaboração com a Associação Bandeira Azul da Europa, Eco-Escolas e Fundação Galp Energia Abril de 2011

More Related