1 / 26

Modelos atômicos

Modelos atômicos. . . . do começo aos nossos dias. Á t o m o : i n d i v i s í v e l.

owen-strong
Download Presentation

Modelos atômicos

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Modelos atômicos . . . do começo aos nossos dias

  2. Á t o m o : i n d i v i s í v e l Surgido praticamente de forma intuitiva, o conceito de átomo teve sua origem na Grécia Antiga (há 2400 anos) com os filósofos Demócrito, Leucipo. Não tendo base científica, tais gregos imaginavam um modelo atômico no qual o átomo fosse indestrutível, imutável.

  3. P e n s a m e n t o a r i s t o t é l i c o Ainda na Grécia antiga surgiu algum tempo depois a teoria dos quatro elementos, que foi apoiada por Aristóteles.

  4. T e r r a , a r , f o g o , á g u a Aristóteles divagando em seus pensamentos tenta integrar os quatro elementos . . . "Da terra passamos à água pelo frio.Da água passamos ao ar pela via úmida.Do ar passamos ao fogo pelo calor.Do fogo passamos à terra pela via seca."

  5. O t e m p o p a s s a . . . Graças a isso, o atomismo de Demócrito e Leucipo perdeu força e . . . . . . permaneceu em descrédito durante muitos séculos. *O mundo muçulmano continuou acreditando no atomismo.

  6. Séculos depois, surgem os modelos atômicos . . . . . . Dalton . . . Thomson . . . Rutherford . . . Bohr . . . Sommerfeld . . . Modelo atual

  7. Séculos depois, surgem os modelos atômicos . . . Levando-se em conta os objetivosda disciplina de Ciências, na 8.a série (9.o ano), costuma-se trabalhar alguns modelos atômicos e de forma bastante simplificada.

  8. U m m o d e l o e x p e r i m e n t a l John Dalton propõe um modelo atômico que ficou conhecido por “bola de bilhar”, por lembrar uma bola maciça e indivisível, foi suficiente para explicar as reações químicas como sendo um “rearranjo” entre os átomos. John Dalton (1766-1844)

  9. “ B o l a d e B i l h a r ” Modelo de Dalton. (1808)

  10. E l e t r i c i d a d e é r e a l i d a d e Thomson sugeriu que o átomo seria formado por uma esfera positiva “incrustada” de elétrons (carga elétrica negativa). A conclusão de que a esfera deveria ser positiva está relacionada ao fato de os átomos apresentarem carga elétrica total nula. Joseph Thomson (1856-1940)

  11. “ P u d i m d e A m e i x a s ” O grande mérito de Thomson foi admitir (e comprovar) que o átomo seria divisível. Modelo de Thomson. (1897)

  12. E x p e r i m e n t o d e T h o m s o n Os raios catódicos – estudou a passagem de corrente elétrica por um gás (rarefeito) no interior de um tubo de vidro, que continha duas peças metálicas, uma positiva e outra negativa.

  13. I m p o r t â n c i a . . . J. J. Thomson demostrou, em 1897, a existência de partículas carregadas negativamente, os elétrons. Os átomos, portanto, são divisíveis! Também, determinou a relação entre a carga e a massa dos elétrons, demonstrando que esta relação era constante e independente do material utilizado.

  14. M o d e l o s e v o l u e m Rutherford propôs o modelo que admite um núcleo com cargas elétricas positivas (denominou-as prótons). Ao redor, muitos distantes estariam girando os elétrons (negativos). Entre prótons e elétrons haveria grande espaço vazio. Ernest Rutherford (1871-1937)

  15. “ P l a n e t á r i o ” Modelo de Rutherford. (1911)

  16. Experimento de Rutherford Rutherford bombardeou uma fina lâmina de ouro (0,0001 mm) com partículas "alfa" (núcleo de átomo de hélio: 2 prótons e 2 nêutrons), emitidas pelo "polônio" (Po), contido num bloco de chumbo (Pb), provido de uma abertura estreita, para dar passagem às partículas "alfa" por ele emitidas.    Após a lâmina de ouro (Au), foi colocada uma tela protetora revestida de sulfeto de zinco (ZnS).

  17. Experimento de Rutherford Esquema de funcionamento Equipamento utilizado

  18. Conclusões de Rutherford O átomo seria um imenso vazio, no qual o núcleo ocuparia uma pequena parte, enquanto que os elétrons o circundariam numa região negativa chamada de eletrosfera, modificando assim, o modelo atômico proposto por Thomson. Como ficou o modelo de Rutherford?

  19. U m g r a n d e s a l t o Bohr formulou um modelo atômico com elétrons girando em orbitas circulares e somente a determinadas distâncias do núcleo (órbitas, camadas ou níveis de energia). Niels Bohr (1885 -1962)

  20. N í v e i s e n e r g i a Modelo de Bohr. (1913) núcleo elétrons órbita

  21. E n e r g i a é o q u e i m p o r t a Saliente-se que um elétron não pode permanecer entre dois níveis de energia. Pode “saltar” de níveis internos para níveis externos, quando absorve energia. Ao retornar, devolve ao a energia recebida, geralmente na forma de luz.

  22. P o s t u l a d o s d e B o h r . . . e fogos de artifício A linha vermelha no espectro atômico é causada por elétrons saltandoda terceira órbita para a segunda órbita

  23. N ú c l e o p e s a d o James Chadwick descobriu/comprovou uma outra partícula subatômica de massa muito próxima à massa do próton, mas sem carga elétrica (neutra, portanto). Essa partícula passou a ser chamada nêutron e localiza-se no núcleo do átomo. James Chadwick (1891 -1974)

  24. T r a b a l h o d e e q u i p e Modelo de .Rutherford-Bohr- Sommerfeld Chadwick. (1932)

  25. C o n s i d e r a ç õ e s f i n a i s . . . O estudo dos modelos atômicos não se encerra aqui. Muitos detalhes foram descobertos nos anos seguintes, culminando, por exemplo, estudo aprofundado da energia nuclear e suas consequências para a humanidade. A Química, por sua vez, avançou extraordinariamente graças aos estudos desses cientistas pioneiros. Tal abordagem a resepeito dos modelos atômicos, contudo, deixaremos para o Ensino Médio.

More Related