NÚMEROS PRIMOS E CRIPTOGRAFIA RSA
This presentation is the property of its rightful owner.
Sponsored Links
1 / 1

Introdução Desde civilizações mais antigas é necessária a proteção de informações importantes. PowerPoint PPT Presentation


  • 38 Views
  • Uploaded on
  • Presentation posted in: General

NÚMEROS PRIMOS E CRIPTOGRAFIA RSA Jean Carlo Baena Vicente Programa de Educação Tutorial (PET) Carlos Henrique dos Santos.

Download Presentation

Introdução Desde civilizações mais antigas é necessária a proteção de informações importantes.

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Presentation Transcript


Introdu o desde civiliza es mais antigas necess ria a prote o de informa es importantes 2580375

NÚMEROS PRIMOS E CRIPTOGRAFIA RSAJean Carlo Baena VicentePrograma de Educação Tutorial (PET)Carlos Henrique dos Santos

uma nova sequência de blocos numéricos onde cada novo bloco, “a”, é o resíduo, módulo “n”, da e-ésima potência de cada um dos blocos “b”, sendo “e” inversível módulo . A nova sequência de blocos obtida será a mensagem codificada.

Para decodificar a mensagem basta tomar o resíduo módulo da potência d-ésima de cada bloco “a”, onde “d” é o inverso de “e” módulo . Assim os blocos originais são recuperados.

Introdução

Desde civilizações mais antigas é necessária a proteção de informações importantes.

Durante as guerras métodos de codificações eram utilizados para evitar que mensagens interceptadas pelos inimigos fossem de grande valia.

Atualmente, além da necessidade de proteção de dados de segurança nacional, há dados de natureza comercial, como os das transações bancárias ,por exemplo, para esse fim o método de criptografia RSA é o mais utilizado. No presente trabalho apresentamos o funcionamento deste método e as propriedades da teoria dos números nele envolvidos.

Conclusões

Ao estudar o método de criptografia RSA, percebemos que o seu bom funcionamento pode ser garantido com alguns teoremas da teoria de números, como os teoremas de Bézout e Fermat e mais algumas propriedades ligadas a números primos. Os problemas surgem quando a segurança do sistema deve ser assegurada. Basicamente, a segurança do processo se resume a escolha dos primos que compõem “n”, daí vem a necessidade de encontrar números primos que possuam características específicas, e por sua vez, um incentivo para o estudo de algoritmos de fatoração, testes de primalidade e funções geradoras de números primos.

Criptografia RSA

Para o método RSA, a primeira etapa da codificação consiste em atribuir a cada caractere da mensagem um número, de forma que seja possível identificar a mensagem uma vez que esta se torne um único número.

Em seguida deve-se separar este número em blocos formando números “b” menores que um certo número “n”. Este número “n” é chamado de chave pública, e deve ser o produto de dois números primos distintos.

A segunda etapa do processo consiste em obter

Referências

Coutinho, S.C. (2009) Números inteiros e criptografia RSA, IMPA, Rio de Janeiro.


  • Login