1 / 11

A Vivissecção e a Lei

A Vivissecção e a Lei. “O maior obstáculo para o progresso da raça humana é a raça humana”. . Don Marquis . 1878 – 1937 – humorista americano. Created by. Rildo Silveira. rildosilveira@yahoo.com.br Cruzília – MG – Brasil. A legislação brasileira não veda a vivissecção.

othello
Download Presentation

A Vivissecção e a Lei

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A Vivissecção e a Lei “O maior obstáculo para o progresso da raça humana é a raça humana”. Don Marquis 1878 – 1937 – humorista americano Created by • Rildo Silveira rildosilveira@yahoo.com.br Cruzília – MG – Brasil

  2. A legislação brasileira não veda a vivissecção. Exige, contudo, certos cuidados no manejo dos animais, tais como a obrigatoriedade do uso de anestesia. As primeiras experiências em animais se deram na Europa, nos séc. XVII e XVIII, e se baseavam na idéia articulada por René Descartes de que os animais não tinham a capacidade de sentir dor, supondo que tanto a matéria inerte como os organismos vivos obedecem às leis da física. Descartes considerava os animais máquinas complexas, insuscetíveis à dor: o lamento deles era comparado ao tique-taque de um relógio.

  3. Também Charles Darwin, ao defender a existência de vínculos entre todas as espécies num único processo evolutivo, forneceu aos cientistas o respaldo necessário para que vislumbrassem a possibilidade de extrapolar os dados obtidos por meio de pesquisas animais para os seres humano e a utilização dos animais para experimentações tornou-se mais e mais freqüente. Muitos defendem a utilização dos animais em experiências afirmando que os benefícios que tais práticas trazem para a humanidade são muito mais relevantes do que o sacrifício e a dor das cobaias.

  4. A primeira regulamentação acerca do uso de animais foi proposta pela British Cruelty to Animal Act, em 1876, no Reino Unido, mas já existia na Inglaterra, desde 1822, a Lei Inglesa Anticrueldade, aplicável somente aos animais domésticos de grande porte. Mais contemporaneamente, uma das obras que causou grande impacto na opinião científica e no público em geral, e com isso ensejou uma reflexão mais profunda em relação aos experimentos com os animais foi o livro Animal Liberation, de Peter Singer, publicado em 1975.

  5. Por maiores que sejam as artimanhas para justificá-la, é ética e moralmente repudiável a utilização de animais em experiências, cujos resultados visem ao benefício única e exclusivamente dos seres humanos. A medicina e a ciência, obviamente, não podem estagnar, mas o moralmente aceitável, nesse caso, seria fazer experiências em humanos para auxiliar os humanos.

  6. A utilização dos animais em experimentos só se justificaria, do ponto de vista deste estudo, e assim mesmo desde que minimizada a dor ao máximo, quando essas práticas tivessem por objetivo promover a saúde e o bem-estar de outros animais. Lamentavelmente, não fosse o sacrifício de alguns indivíduos, não existiria a medicina veterinária, que tantas outras vidas tem conseguido salvar.

  7. Respeite todas as coisas vivas, especialmente as indefesas.

  8. Faça sua parte. Divulgue este documento. Mande para seus amigos. A NATUREZA AGRADECE !!!

  9. “O homem é um animal com instintos elementares de sobrevivência. Por conseguinte, desenvolveu primeiramente a sua engenhosidade e só depois a sua alma. Assim, o progresso da ciência tem sido muito mais rápido do que o da conduta moral do homem”. Charles Spencer Chaplin

  10. Este, e outros slides, você encontra nos sites www.abcanimal.org.br www.floraisecia.com.br www.petfeliz.com.br http://danielcaixao.multiply.com Artigos em www.petgree.vet.br www.territorioselvagem.org.br www.abcanimal.org.br www.floraisecia.com.br www.petfeliz.com.br

More Related