1 / 30

A Constituição da República Portuguesa

A Constituição da República Portuguesa. trocada por [para] miúdos. A CONSTITUIÇÃO. Todas as sociedades têm regras para o seu funcionamento. Geralmente estas regras são postas por escrito num texto, que é a sua lei fundamental, A CONSTITUIÇÃO. A CONSTITUIÇÃO PORTUGUESA.

orenda
Download Presentation

A Constituição da República Portuguesa

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A Constituição da República Portuguesa trocada por [para] miúdos

  2. A CONSTITUIÇÃO • Todas as sociedades têm regras para o seu funcionamento. Geralmente estas regras são postas por escrito num texto, que é a sua lei fundamental, A CONSTITUIÇÃO.

  3. A CONSTITUIÇÃO PORTUGUESA Olá, nós somos um grupo de amigos e vamos “dar um passeio” através da nossa Constituição! Eu sou a Inês. A Constituição Portuguesa é uma Lei muito grande, importante e completa que abranger quase tudo o que tenha importância para a vida do nosso país e dos seus habitantes. Esta Lei fica acima de todas as outras e é ela que determina o que deve fazer o Presidente da República, a Assembleia da República, o Governo e os Tribunais. E eu sou a Ana. Eu sou o João.

  4. SÍMBOLOS NACIONAIS[ARTIGO 11º] Ana, sabes o que representam a Bandeira e o Hino Nacional? São os símbolos do nosso país! Lembra-te por exemplo o que acontece nos Jogos Olímpicos… É a Constituição que estabelece no artigo 11º a bandeira e o Hino desde que Portugal passou a ser uma República.

  5. A Constituição Portuguesa considera a Vida Humana muito importante… nem para os crimes graves aceita a Pena de Morte. Foi o 1º país do Mundo a abolir legalmente a Pena de Morte. VIDA[ARTIGO 24º] Direito à vida!? Esse é o principal Direito Humano!

  6. IDENTIDADE[ARTIGO 26º] A Lei garante a todos os portugueses no artigo 26º, o direito ao seu “bom-nome” ou seja, a não se inventar coisas más sobre as pessoas. E … garante ainda a todos, o direito a terem uma vida privada e a serem tratados do mesmo modo.

  7. LIBERDADE E SEGURANÇA[ARTIGO 27º] Sabias que ninguém pode estar preso antes do seu julgamento a não ser que seja apanhado em flagrante a praticar um crime , ou se for acusado de um crime muito grave!!?? Não…!!!???!!!!!! Não sabia!!!

  8. FAMÍLIA[ARTIGO 36º] Claro que sim… Mas… e se um bebé nascer sem os pais serem casados? E sabes o que também descobri? …que no artigo 36º que se refere à família, diz que todos têm o direito a casar. …E diz ainda, que assim que o casamento for registado, cada um no casal, terá direitos e deveres a cumprir! Na família, o pai e a mãe têm direitos iguais quanto à educação dos filhos? Em relação á criança tanto faz, todas as crianças têm os mesmos direitos.

  9. A Constituição refere ainda que o Estado deve defender a família, ou seja, ajudar a que cada família possa ter a sua independência. Por exemplo, o Estado tem que criar impostos de acordo com o que recebe e gasta cada família. E em famílias em que há filhos, os pais têm o direito a ser apoiados durante toda a sua educação.

  10. Segundo a Constituição todos podem dizer livremente aquilo que pensam sem serem censurados. É uma das vantagens da democracia! LIBERDADE DE EXPRESSÃO [ARTIGO 37º] Primeiro que tudo, não o devem fazer! E se isso acontecer… deve-se esclarecer tudo. Se alguém ficar mesmo ofendido pode pedir justiça ao tribunal. E se disserem mentiras ou ofenderem os outros?

  11. LIBERDADE DE IMPRENSA[ARTIGO 38º] É, é,… isso também vem na Constituição. Deve haver Liberdade de Imprensa! Os jornalistas têm o dever de informar e procurar sempre informações verdadeiras. Isso também se aplica ao jornais e à TV?

  12. CRIAÇÃO E CULTURA[ARTIGO 42º] Tudo aquilo que fazemos com a nossa imaginação ( pintura, fotografia, música, filme em vídeo, escrita ou qualquer outra invenção) é nosso e ninguém pode utilizar sem a nossa autorização. Chama-se direitos de autor … porque a Constituição protege a nossa criação.

  13. ENSINO[ARTIGO 43º] Professora, e o que diz a Lei Sobre o Ensino? …Diz que os vossos pais podem escolher o género de ensino que querem para vós. Para além do Ensino Público, há também Escolas Particulares e Cooperativas.

  14. LIBERDADES[ARTIGOS 45º, 46º, 47º] Na nossa Constituição, os portugueses são livres para se reunir, manifestar, associar (a não ser se for para acções de violência…) e podem escolher a sua profissão à vontade.

  15. PARTICIPAÇÃO POLÍTICA[ARTIGO 48º] Todos os portugueses têm o direito de participar na vida política do seu país… Ora, é aquilo que os políticos fazem: Reúnem-se e discutem coisas importantes para o país. Mas o que é isso de “vida política”?

  16. Nos regimes democráticos, se o que os políticos fizerem, não agradar ao povo, eles podem ser substituídos nas eleições seguintes. As eleições são muito importantes pois são a forma de todas as pessoas participarem e poderem dar a sua opinião.

  17. …E nas Autárquicas (para as Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia) podem concorrer pessoas independentes. Sim… mas isso acontece quando se vota para a Assembleia da República… porque quando se vota para Presidente da República, vota-se numa pessoa . E quando se vota, vota-se num Partido…

  18. DIREITOS SOCIAIS[ARTIGO 63º] Sim senhora! Ela afirma que todos têm direito à Segurança Social. E que as pessoas devem ser protegidas quando se sentem mal, na velhice, no desemprego, quando tenham grandes dificuldades… Mas eu vejo algumas pessoas a viverem tão mal… A Constituição também se preocupa com isso?

  19. SAÚDE[ARTIGO 64º] E quando estão doentes? A Constituição fala nisso? Sim. Afirma que todos têm o direito à saúde e devemos ter boas condições de vida e de trabalho. Há um Serviço Nacional de Saúde que deve chegar a toda a parte, a todos os lugares de Portugal.

  20. HABITAÇÃO[ARTIGO 65º] Mas já me explicaram que ter saúde não é só estar doente… Sim, Vem na Constituição que cada pessoa deve ter qualidade de vida e casa decente. Diz também que todos têm direito para si e para a sua família a uma habitação higiénica, confortável e onde possa existir privacidade.

  21. INFÂNCIA[ARTIGO 69º] A Constituição protege as crianças do abandono, de serem postas de lado e da violência quer na família quer fora dela.

  22. … Não é permitido que as crianças andem a trabalhar enquanto tiverem idade para andar na escola – 16 anos. E se soubermos que isso acontece com alguém, devemos denunciar o caso à polícia.

  23. JUVENTUDE[ARTIGO 70º] E os jovens têm direito ao ensino, cultura, formação profissional, primeiro emprego, segurança social …

  24. DEFICIÊNCIA[ARTIGO 71º] E as pessoas que são diferentes, que têm uma deficiência e não podem fazer as coisas da maneira que os outros fazem, a Constituição também pensa nelas? É claro, além dos direitos que todos temos, o Estado tem o dever de garantir o tratamento dessas pessoas e de organizar condições para que elas possam viver bem e sintam que fazem parte da sociedade.

  25. IDOSOS[ARTIGO 72º] A Lei diz que todos os idosos têm o direito a viver em segurança , a ter companhia e respeito. Eu gosto muito de pessoas idosas… Gosto de as ajudar!

  26. ESCOLA[ARTIGO 74º] …Refere que todos têm direito à educação e cultura . O estado tem que assegurar um ensino básico, obrigatório e gratuito a todos. E quem quiser estudar mais? Escola?! Este é o campo que nos diz respeito! O que é que a Constituição refere sobre este tema? Também se garantem outros graus de ensino.

  27. CULTURA[ARTIGO 78º] Ahhhh…. Por isso é que a Constituição refere que todos têm direito à Cultura. É muito importante valorizarmos o Património Cultural do nosso país . Devemos conservar e valorizar os monumentos , visitar castelos , bibliotecas, jardins…. … e ver espectáculos também é muito importante! Só assim conseguimos conhecer o nosso património cultural.

  28. Mas o Direito à Cultura só se refere ao Património Cultural?? Claro que não! A Constituição quando se refere à Cultura até aponta a Cultura Física e o Desporto como pontos a ter em conta. É importante fazermos desporto e conhecermos a vida desportiva do nosso país e do mundo.

  29. Estive a contar e vi que tem quatro Partes. Cada uma delas divide-se em Títulos que às vezes se dividem em Capítulos. Ao todo tem 299 Artigos. Bem, há ainda muito mais coisas que vêm na Constituição. Nós só vimos o que interessa mais mas a Constituição Portuguesa é bastante grande. Adeus… É muito interessante e se calhar vamos ver isto tudo melhor quando formos mais crescidos. Até lá podemos ir ler a Constituição à Internet em: www.parlamento.pt Adeus… Adeus…

  30. Escola Básica 1/JI do Alto do MoinhoAgrupamento Vertical de Escolas de Vale de Milhaços Participação nas Comemorações dos 100 anos de República em Portugal Apresentação elaborada pelas Prof. Zélia Santos e Ana Rita Charneca Outubro de 2009

More Related