1 / 12

MISSÃO E MISSIONÁRIOS

MISSÃO E MISSIONÁRIOS. Caríssimos,

onawa
Download Presentation

MISSÃO E MISSIONÁRIOS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. MISSÃO E MISSIONÁRIOS

  2. Caríssimos, Santa Teresa de Jesus, ou de Ávila, Teresa “a grande” é uma das figuras mais relevantes da história da espiritualidade cristã. “Andarilha” pelos caminhos da Espanha do século XVI. A vida desta mulher castelhana, mística e reformadora, divide-se em três períodos. De 1515 a 1535; de 1535 até 1562; de 1562 a 1582. “A “Nova Evangelização”: “Nova em seu ardor, em seus métodos, em sua expressão” como dizia o Papa João Paulo II, em suas catequeses, deve caracterizar a evangelização de nossos dias. Creio que não poderá ser uma realidade se não fizermos o “ardor”, os métodos” e a expressão dos místicos.” Meditemos hoje com Santa Teresa de Jesus. Carinhosamente, Graziela

  3. Suas atividade foram tão intensas e sua atividade espiritual foi tão forte que se percebeu que não era mais ela que agia mas sim Deus que agia nela. Eram situações conflitivas que aumentavam na vida e que com amor e diplomacia teresiana, soube superar tudo.

  4. Santa Teresa, em sua missão, funda vários Carmelos pelas terras da Espanha. Foi também a reformadora do Carmelo Descalço. Nada a pode deter porque encontrou o Deus da vida e sabe que na verdade “só Deus basta” e que “a paciência tudo alcança”.

  5. A palavra “fundar” é chave no livro das Fundações. Teresa tinha no sangue o espírito de multiplicar as coisas boas, sentia dentro dela um desejo imenso de que a Espanha fosse pontilhada de novos mosteiros e de novos conventos habitados por descalças e descalços. E nunca ela fugiu da responsabilidade e das dificuldades inerentes a este trabalho, a esta missão.

  6. O Livro da Vida, o primeiro escrito por Santa Teresa, é conhecido como sua autobiografia onde ela, com riqueza de pormenores, vai contando, sem uma sequencia lógica, temporal e histórica, os acontecimentos mais importantes de sua trajetória humana.

  7. As cartas de Santa Teresa constituem a metade dos escritos. Os destinatários das cartas são os mais variados: monjas, frades, bispos, pessoas importantes da política da Espanha... Mas o que importa é que Teresa, através das cartas, soube evangelizar.

  8. Teresa não convence pela sua dialética, mas sim pela sua coerência de vida, santidade. A leitura dos escritos teresianos não só apresenta “ao vivo”, diante dos olhos, esta mulher corajosa, movida pelo Espírito Santo, que sabe buscar a Deus e ensinar aos outros o caminho para chegar à verdadeira fonte, que é Cristo.

  9. Teresa abre diante de nós o “conteúdo” mais real e apaixonante da Boa Nova de Deus: Deus é dom de si para nós, como o é no mistério da comunidade trinitária. Vida de Deus para ser vivida, não só para ser sabida.

  10. Hoje, vivemos ainda uma época de Nova Evangelização. Amplos horizontes estão se abrindo ao anúncio do Evangelho, enquanto regiões de antiga tradição cristã são chamadas a redescobrir a beleza da fé. Os protagonistas desta missão são os homens e mulheres que como São Paulo, podem dizer: “Para mim, viver é Cristo” (Mensagem do Papa Bento XVI).

  11. Texto – Santos e Santas do Carmelo Descalço e Santas e Santos que influenciaram o II Milênio de Frei Patrício Sciadini, O.C.D. Imagens – Google Música – Nada te perturbe – Cânticos do Carmelo Formatação - Graziela Visite-nos em: www.tesouroescondido.com www.blog.tesouroescondido.com

More Related