1 / 15

Transforme seu imposto de renda em uma ação solidária.

Transforme seu imposto de renda em uma ação solidária.

oliana
Download Presentation

Transforme seu imposto de renda em uma ação solidária.

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Transforme seu imposto de renda em uma ação solidária.

  2. É direito de todo o cidadão ou empresa decidir o destino de parte do seu imposto de renda. Destiná-los aos trabalhos sociais executados pelo Sistema Divina Providência de Resgate da Dignidade Humana (SISTEMA), por meio do Fundo para a Infância e a Adolescência (FIA), é usar o dinheiro que seria pago ao governo para financiar projetos que causam profundos impactos sociais.

  3. Sistema Divina Providência de Resgate da Dignidade Humana O Sistema Divina Providência de Resgate da Dignidade Humana – SISTEMA abrange uma rede composta por entidades de cunho social, filantrópico, humanista e cultural, que tem como missão a promoção da dignidade humana. Além de garantir os direitos dos adolescentes estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), os projetos do SISTEMA alcançam toda a família, fortalecendo o trabalho de melhoria na qualidade de vida de nossas crianças e adolescentes.

  4. Profissionalização Objetivando a sustentabilidade do indivíduo, o Sistema Divina Providência acredita que a formação profissional é capaz de mudar a realidade das pessoas. Aprender uma profissão é o primeiro passo para a construção de uma vida digna. Para oferecer cursos profissionalizantes acessíveis à população de baixa renda, existem os Centros de Formação Profissional, que possuem certificação internacional de qualidade ISO9001 e apresentam cursos sintonizados com as necessidades do mercado.

  5. Centros de Formação Profissional Os Centros de Formação Profissional estão localizados em bairros carentes de seis municípios de Minas Gerais : Belo Horizonte, Ribeirão das Neves, Contagem, Ibirité, Itajubá e Santa Luzia. Atualmente existem 16 CFP´s. Os mais novos: CFP Padre Donato em Itajubá e CFP Professora Irene de Melo Pinheiro em Ibirité, foram inaugurados em fevereiro deste ano e já estão em plena atividade. Além de contribuir para a capacitação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade, os CFP´s constituem-se como locais de socialização, em que os alunos desenvolvem habilidades e competências.

  6. Centros de Formação Profissional Objetivo: Promover a autonomia e melhoria da perspectiva de vida de jovens em situação de vulnerabilidade social, através da capacitação profissional. Justificativa: A falta de qualificação profissional é um problema cada vez maior nas grandes cidades brasileiras. Sem qualificação, o indivíduo encontra maiores dificuldades para se inserir em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Os CFP´s constituem-se como uma oportunidade aos jovens e adolescentes menos favorecidos de adquirir conhecimentos para inserção no mercado de trabalho, garantindo seus direitos estabelecidos pelo Art. 69 do ECA- Estatuto da Criança e do Adolescente – de acesso à profissionalização. Público- alvo: jovens de baixa renda residentes nos bairros ou nas proximidades em que estão localizados os Centros de Formação Profissional. Meta: Atualmente com 16 CFP´s o Sistema Divina Providência tem como meta atingir a marca de 40 Centros até 2014.

  7. Número de Certificados entregues em 2008 pelos CFP´s

  8. Alguns dos cursos oferecidos nos CFP´s: ALIMENTAÇÃO Cozinheiro básico Salgadeira Cozinheiro industrial Garçom Padaria Confeitaria Pizzaiollo INFORMÁTICA Digitação Informática básica Informática avançada Manutenção em computadores CorelDraw Web Design BELEZA Manicura/pedicure Cabeleireiro Estética facial Depilação Massagista Maquiadora Estética corporal CONSTRUÇÃO CIVIL Armador ; Carpinteiro; Bombeiro hidráulico Pedreiro; Pintura predial; Eletricidade predial ADMINISTRATIVA Auxiliar administrativo; Secretariado; Auxiliar de escritório; Telefonista/recepcionista Oficie boy/girl

  9. Inserção no mercado de trabalho Após adquirirem conhecimentos sobre determinada profissão, os atendidos do Sistema tem acesso a unidades que responsáveis por orientá-los e direcioná-los ao mercado de trabalho. São elas: Central de Empregos – os atendidos são encaminhados para empresas cadastradas para receberem esses profissionais, podendo também ser contratados pela própria entidade. Tendo um aproveitamento significativo nos cursos, o atendido pode se tornar instrutor ou coordenador. A Central também oferece treinamento e orientações quanto a direitos e deveres trabalhistas. Banco Divina Providência– Banco de microcrédito que oferece empréstimos à baixos juros para o novo profissional que deseja abrir um negócio próprio.

  10. Como funciona o FIA O Fundo para a Infância e Adolescência – FIA, autorizado pela Lei Federal 8242/91, é um fundo criado para receber recursos destinados a políticas, programas e ações voltadas ao atendimento de crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, atendendo aos direitos fundamentais estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Lei Federal nº. 8069/90). Os recursos podem ser de várias fontes, dentre elas, a dedução de imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas. Pessoas físicas podem destinar 6% do seu imposto devido e pessoas jurídicas, 1%, ao projeto escolhido. O FIA é coordenado pelos Conselhos Municipais, Estaduais e Federal de Direitos da Criança e do Adolescente.

  11. Informações para doação pelo FIA • De acordo com a legislação, todas as empresas tributadas pelo lucro real, podem deduzir contribuições para os Fundos da Infância e da Adolescência. • Para as pessoas jurídicas a dedução esta limitada a 1% do IR devido ao mês, trimestre ou ano, calculado com base no lucro real. • A soma dos valores de incentivos fiscais referentes à destinação do FIA, Lei Rouanet e Audiovisual, é limitada a 4% do Imposto de Renda Devido.

  12. Passo a passo para doação 1°- Efetue o depósito na conta do Fundo para Infância e Adolescência do município escolhido. Contagem Santa Luzia CNPJ – 18.715.508/0001-31 CNPJ – 18.715.409/0001-50 Banco do Brasil – Agência: 0503-7 Banco do Brasil – Agência: 2582-8 Conta Corrente: 26.847-0 Conta Corrente: 12.938-0 IbiritéRibeirão das Neves CNPJ – 18.715.490/0001-78 CNPJ – 18.314.609/0001-09 Banco do Brasil – Agência: 2115-6 Banco do Brasil – Agência: 2532-1 Conta Corrente: 21.121-4 Conta Corrente: 42.563-0

  13. 2°-Envie o comprovante do depósito via fax, para (31) 3288-0015 (Associação Cultural) ou e-mail: penha.gracia@sistemadivinaprovidencia.org NÃO SE ESQUEÇA DE NOS ENVIAR O COMPROVANTE DE DEPÓSITO – Somente com ele poderemos fazer uso do recurso. 3°- Aguarde o recibo do Conselho Municipal dos Direitos da Infância e do Adolescente que será entregue em sua residência ou empresa. Guarde o recibo. 4° Informe a doação feita na declaração do imposto de renda. 5° Sua Doação será destinada para nossa instituição por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Infância e do Adolescente.

  14. Contatos Sistema de Resgate da Dignidade Humana Associação Divina Providência: Rua São Vicente, 300 – Olhos D’Água BH/ MG CNPJ: 00.981.069/0001-43 Telefones: (31) 3228-9240 -3288-0038 – 8675-5610 penha@redesolidariedade.org.br Penha Gracia Assessora de Parcerias Institucionais

  15. Agora que você já conhece esta maneira de declarar seu Imposto de Renda e ainda ajudar as crianças e os adolescentes, faça sua doação ao Fundo da Infância e da Adolescência. É uma maneira simples, mas muito eficiente de participar e criar uma sociedade melhor.

More Related