Datura stramonium
This presentation is the property of its rightful owner.
Sponsored Links
1 / 3

Datura stramonium PowerPoint PPT Presentation


  • 138 Views
  • Uploaded on
  • Presentation posted in: General

C onhecida dos “feiticeiros” e dos “magos” , na antiguidade e na Idade Média, que utilizavam a planta para seus próprios fins graças aos seus efeitos alucinógenos, ou seja, para produzir alucinações em seus clientes, fazê-los assistir ao “sabbat” ou provocar nos amantes prazeres imaginários.

Download Presentation

Datura stramonium

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Presentation Transcript


Datura stramonium

Conhecida dos “feiticeiros” e dos “magos”, na antiguidade e na Idade Média, que utilizavam a planta para seus próprios fins graças aos seus efeitos alucinógenos, ou seja, para produzir alucinações em seus clientes, fazê-los assistir ao “sabbat” ou provocar nos amantes prazeres imaginários.

Daturastramonium

Figueira do inferno

ou Erva dos magos

Codinome: “Ivan loco”

NÚCLEO CENTRAL:. Vizinho da Belladona e muito próximo da Hyosciamus, porem suas fases de intoxicação não são iguais. Em Stramonium a fase inicial é de entorpecimento, sonolência e estupor, seguindo-se a fase de agitação, excitação, convulsão e delírio. Os sintomas sobrevêm frequentemente durante o sono, e acordam o doente. O que é particular à Stramonium é a explicação cerebral da imaginação. O poder de criar imagens alucinatórias é mais acentuado que nas outras solanáceas. Em qualquer doença aguda ou crônica, infecciosa ou não, onde haja uma violenta excitação do poder cerebral de criar imagens, tem-se que pensar em Stramonium.

www.ead.cehl.com.br


Datura stramonium

Congestão cerebral → alucinações, delírios e mania. Nos casos de congestão em que não haja inflamação, mas uma grande exaltação mental e um delírio furioso com pouca ou nenhuma febre (Clarke); sem dores e em estado comatoso.

Melhora: luz - companhia – calor moderado – ácido acético.

Ação geral: na esfera psíquica e SN voluntário (motor). Estado febril contínuo. Ação subaguda, aguda, e crônica.

Agrava: pelo toque – pressão – movimento – vento frio vento – frio – sol – escuro – olhando – para uma objeto brilhante – luz viva – superfície da água – espelho – tirar a cabeça do travesseiro (vômitos biliares) – andar (micção involuntária) – andar no escuro (vertigem) – à tarde – ao anoitecer – à noite – após dormir – sozinho (solidão)

Desejo de morder e rasgar as roupas com seus dentes

Excitação anormal da imaginação criativa, com as ilusões e alucinações.Como consequência aparece o medo da solidão e do escuro. Ele não compreende os seus medos, pois são os resultados das imagens que ele quer imprimir. Ele chama lastimosamente e se acalma quando a luz acende. Enquanto a criança Stramonium adormece em paz e acorda com violência, está aterrorizado, não há fraqueza, mas um estado de congestão e tóxico.

Esse estado de alucinação pode levar o individuo á loucura, mais que nas outras solanáceas. Acompanhando ao poder alucinógeno, detém um poder convulsivante, como a Beladona e o Hyosciamus. É um remédio para a mania aguda com agitação.

www.ead.cehl.com.br


Datura stramonium

DELÍRIO FURIOSO

DELÍRIUM TREMENS

Caracterizado por estados raivosos, violentos, selvagens, ferozes, com agitação extrema e violenta, e completa ausência de dor, com movimentos desordenados constantes dos músculos da face e dos membros. Apresenta olhos muito abertos, proeminentes, brilhantes, com as pupilas totalmente dilatadas e insensíveis a luz. Selvagemente delirante, com o rosto vermelho e grande loquacidade (roga, blasfema, fala em outras línguas). Podem ocorrer gritos e alaridos, impulsos de matar, golpear. Idéias de suicídio com faca, ou atirando-se de altura (VIJNOVSKY, 1992).

  • No processo Stramonium

  • as pessoas podem ver

  • imagens fantásticas, e se

  • defendem contra elas,

  • gesticulam, gritam, batem

  • nos que estão próximos,

  • quebram os móveis,

  • arremessam os objetos

  • que estão ao seu redor.

DELÍRIO RELIGIOSO

DELÍRIO CÔMICO

Imagina que está em comunicação com Deus. Pensa que é divino. Recita profecias e sermões enfáticos. Cantos devotos, reza constante. Orando e cantando com devoção, suplicando. Declara ser Deus. Conversa com os mortos. Conversa com pessoas ausentes. Vê fantasmas negros. Ouve músicas/ ouve homens falando em língua estrangeira. Fala em várias línguas, canta o Pai Nosso em latim. Pensa que é o demônio. Possui o poder sobre todas as doenças.

Risos, assobios, cantos, alegre, espirituoso, beija todos.

(Vijnovsky, 1992)

DELÍRIO ERÓTICO

Desejo de ficar nu. Canta canções obscenas. Lascividade. Ninfomania, ou impotência.

(Vijnovsky, 1992)

www.ead.cehl.com.br


  • Login