1 / 28

População Mundial e do Brasil

População Mundial e do Brasil. Uma análise demográfica. Prof. Victor Hugo. “Metade da Humanidade não come; e a outra metade não dorme, com medo da que não come.”(Josué de Castro). A fome no Mundo fez e faz mais vítimas do que todas as guerras juntas. BRASIL. PRIMEIRA FASE (entre 1872 e 1940)

Download Presentation

População Mundial e do Brasil

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. População Mundial e do Brasil Uma análise demográfica. Prof. Victor Hugo

  2. “Metade da Humanidade não come; e a outra metade não dorme, com medo da que não come.”(Josué de Castro)

  3. A fome no Mundo fez e faz mais vítimas do que todas as guerras juntas.

  4. BRASIL

  5. PRIMEIRA FASE (entre 1872 e 1940) • CRESCIMENTO VEGETATIVO E LENTO E PERMANECE CONSTANTE; • APRESENTANDO ALTAS TAXAS DE NATALIDADE E DE MORTALIDADE; • A POPULAÇÃO BRASILEIRA CONCENTRAVA-SE NA ZONA RURAL, POIS AS PRINCIPAIS ATIVIDADES ECONÔMICAS ERAM AGROPECUARISTAS, COMO OS PLANTIOS DE CANA-DE-AÇÚCAR, ALGODÃO, CACAU E FUMO, NO NORDESTE, A PECUÁRIA NO SUL E O CAFÉ NA REGIÃO SUDESTE; • A POPULAÇÃO REPRODUZIA-SE DENTRO DAS NORMAS DEFINIDAS PELA PRÓPRIA SOCIEDADE, PORQUE NÃO HAVIA NENHUMA POLÍTICA DEMOGRÁFICA ESPECÍFICA. • TER MUITOS FILHOS SIGNIFICAVA MAIS AJUDA NA LAVOURA, ERA SINAL DE MASCULINIDADE E AUMENTAVA A PROBABILIDADE DE SE ATINGIR DA IDADE ADULTA, JÁ QUE A MORTALIDADE ERA MUITO ALTA. • OBSERVE QUANTOS IRMÃOS SEUS AVÓS TIVERAM OU QUANTO SEUS PAIS TEM E COMPARE COM O NÚMERO DE IRMÃOS QUE VOCÊ TEM. OBSERVARÁ-SE CLARAMENTE A REDUÇÃO DAS TAXAS DE NATALIDADE.

  6. SEGUNDA FASE (ENTRE 1941 E 1970) • A QUEDA ACENTUADA NAS TAXAS DE MORTALIDADE E A MANUTENÇÃO DO RITMO DE NATALIDADE CAUSARAM UMA ACELERAÇÃO BRUSCA NO CRESCIMENTO VEGETATIVO. (EXPLOSÃO DEMOGRÁFICA) • A PARTIR DA DÉCADA DE 40, O BRASIL PASSA A ESTRUTURAR-SE COMO UM PAÍS INDUSTRIAL, ATRAINDO PARA AS CIDADES GRANDES CONTINGENTES DA POPULAÇÃO RURAL. (ÊXODO RURAL) • USUFRUINDO MELHORIAS NAS CONDIÇÕES DE VIDA, COMO: SANEAMENTO BÁSICO E PARTICIPAÇÃO EM CAMPANHAS DE VACINAÇÃO OCORREM UMA REDUÇÃO ACENTUADA DA TAXA DE MORTALIDADE E, CONSEQÜENTEMENTE, UMA BRUSCA ACELERAÇÃO NO CRESCIMENTO VEGETATIVO. • NESSE PROCESSO, A AÇÃO DO GOVERNO DÁ-SE DE FORMA BEM DIRETA, ESTIMULANDO A NATALIDADE ATRAVÉS DE ALGUMAS MEDIDAS, COMO: A CRIAÇÃO DO SALÁRIO FAMÍLIA, DO AUXÍLIO NATALIDADE E DO PROGRAMA DE NUTRIÇÃO ÀS GESTANTES. • O CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO NESSE PERÍODO ERA INTERESSANTE PARA O ESTADO DEVIDO AO AVANÇO DA INDUSTRIALIZAÇÃO QUE REQUERIA MÃO-DE-OBRA BARATA, GARANTIDA PELA ALTA NATALIDADE. FOI À CHAMADA POLÍTICA DE “CRIANÇAS HOJE, TRABALHADORES AMANHÔ.

  7. TERCEIRA FASE (ENTRE 1971 E 1991) • A CRISE ECONÔMICA MUNDIAL, INSTAURADA A PARTIR DA DÉCADA DE 70, LEVA A AMÉRICA LATINA E CONSEQÜENTEMENTE O BRASIL A UMA GRANDE RECESSÃO E A UM CONSIDERÁVEL AUMENTO DO DESEMPREGO. • O GOVERNO BRASILEIRO PRATICAMENTE OBRIGADO PELA OEA (ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS), POR ORIENTAÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS QUE VIA NO AUMENTO DA MISÉRIA E NO CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO DE MISERÁVEIS RISCOS DE REVOLUÇÕES, ASSUME, EMBORA NÃO OFICIALMENTE, UMA POLÍTICA ANTINATALISTA, PERMITINDO A AÇÃO DE DIVERSAS ENTIDADES NACIONAIS E INTERNACIONAIS NA ORIENTAÇÃO SOBRE PLANEJAMENTOS FAMILIARES, VOLTADAS PARA O CONTROLE EFETIVO DA NATALIDADE. • A ATUAÇÃO DESSAS ENTIDADES SE FEZ ATRAVÉS DA DISTRIBUIÇÃO GRATUITA DE PÍLULAS ANTICONCEPCIONAIS, ALÉM DE OUTROS MÉTODOS E DA ESTERILIZAÇÃO EM MASSA, PRINCIPALMENTE FEMININA. (LAQUEADURA, VASECTIMIA, DIU, CAMISINHA ETC.) • O CRESCIMENTO VEGETATIVO COMEÇA A REDUZIR; • AS TAXAS DE NATALIDADE E MORTALIDADE DIMINUEM; • A EXPECTATIVA DE VIDA COMEÇA ATINGIR NÍVEIS MAIS ELEVADOS (60 ANOS/ HOMENS – 65 ANOS MULHERES NA DÉCADA DE 90)

  8. FIM

More Related