1 / 15

O mundo das finanças

O mundo das finanças. Mercado monetário e de capitais; Gestão de investimentos; Finanças empresariais. PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013. Como as empresas estão organizadas.

oakes
Download Presentation

O mundo das finanças

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O mundo das finanças • Mercado monetário e de capitais; • Gestão de investimentos; • Finanças empresariais. PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

  2. Como as empresas estão organizadas No Brasil, podemos simplificar a constituição das empresas dizendo que elas se apresentam como firma individual, sociedade por cotas de responsabilidade limitada além de sociedade anônima. PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

  3. Como as empresas estão organizadas Não há outro motivo senão a riqueza de informações que essas empresas apresentam em relação aos demais formas de organização. Assim, sem prejuízo a outras formas de organização, o livro terá como enfoque a sociedade anônima. PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

  4. Sociedade anônima No Brasil, as sociedades anônimas são regidas pela Lei 6.406 além de algumas alterações na mesma. Nessa estrutura, há uma separação entre propriedade e gestão. Essa gestão será definida pelo Estatuto da sociedade anônima. PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

  5. Objetivos dos gestores financeiros Os gestores de uma sociedade anônima são responsáveis pela maximização do valor ou riqueza dos acionistas, o que pode ser interpretado como tornar o preço da ação o maior possível. PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

  6. Objetivos dos gestores financeiros De maneira bem simples, os acionistas elegem o Conselho de Administração, que por sua vez é responsável pela contratação dos principais executivos da sociedade. PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

  7. Fatores que afetam os preços das ações • Lucro por ação; • Distribuição do lucro por ação no tempo; • Risco; • Endividamento; • Pagamento dos dividendos. PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

  8. Decisões dos gestores financeiros Devem prever, planejar, coordenar e controlar suas atividades. Além dessas decisões, que são comuns a outras áreas, devem tomar decisões sobre investimento, financiamento, pagamento de dividendos e relações com o mercado financeiro. PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

  9. Fatores que podem dificultar a maximização do valor 9 Vista sobre o uso adequado dos recursos naturais, gestão dos recursos humanos e distribuição dos seus resultados com o governo e a sociedade, os gestores financeiros passam a lidar com novos desafios sem perder de vista o seu principal objetivo. PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

  10. Fatores que podem dificultar a maximização do valor 10 Sustentabilidade Na condição de que a sustentabilidade pode impor custos para as sociedades anônimas e que algumas delas podem não arcar com esses custos, as sociedades com foco em sustentabilidade estariam em desvantagem. PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

  11. Fatores que podem dificultar a maximização do valor 11 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

  12. Fatores que podem dificultar a maximização do valor 12 Conflito de agência Acontece quando os acionistas contratam os agentes, delegando a eles a gestão da sociedade. PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

  13. Fatores que podem dificultar a maximização do valor 13 Conflito de agência A sociedade anônima aberta ao público tem na sua composição a Assembleia Geral, o Conselho de Administração, a Diretoria e Conselho Fiscal. PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

  14. Fatores que podem dificultar a maximização do valor 14 Conflito de agência Os acionistas são responsáveis pela eleição do Conselho de Administração (agentes) e estes pela contratação da sua equipe executiva. Essa equipe precisa ser bem remunerada. PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

  15. Fatores que podem dificultar a maximização do valor 15 Conflito de agência Os salários tem como base um (a) salário anual, (b) nos bônus pagos, no final do ano, conforme a lucratividade da empresa e (c) opções de compra de ações que serão a recompensa do executivo pelo bom desempenho. PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

More Related