1 / 13

Maria, Causa de Nossa Alegria

Maria, Causa de Nossa Alegria. Alegria é bem diferente de Euforia. Não é apenas um estado de ânimo passageiro. É o primeiro fruto do Espírito. A alegria sempre é espiritual. A primeira palavra que o Anjo Gabriel falou a Maria, no dia da Anunciação, foi justamente: “Alegra-te”. .

norman
Download Presentation

Maria, Causa de Nossa Alegria

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Maria, Causa de Nossa Alegria

  2. Alegria é bem diferente de Euforia. Não é apenas um estado de ânimo passageiro. É o primeiro fruto do Espírito. A alegria sempre é espiritual. A primeira palavra que o Anjo Gabriel falou a Maria, no dia da Anunciação, foi justamente: “Alegra-te”.

  3. A diferença entre alegria eterna e euforia passageira pode ser verificada no dia seguinte. Você participou de uma grande festa. Como estará no dia seguinte? Satisfeito, ou com ressaca? O Carnaval costuma produzir tristeza de cinzas na quarta-feira. Um gesto de solidariedade para com uma pessoa carente enche nosso coração de alegria. Compreendeu a diferença?

  4. Mas porque a Ladainha chama Nossa Senhora de “Causa de Nossa Alegria”? É que o pecado da humanidade causou uma grande “ressaca”. Pecar costuma deixar a gente com um peso… e não apenas na consciência. Com o pecado, tudo se torna mais feio e nublado… até aquilo que é belo.

  5. O pecado produz doença e depressão. Por isso, seguir Jesus com o coração arrependido e livre é uma fonte de grande alegria. Maria é causa desta alegria enquanto disse sim! Como afirma Santo Irineu, o nó da desobediência de Eva foi desfeito pela obediência de Maria.

  6. O primeiro a sentir esta alegria pela chegada do salvador, foi seu primo João Batista, ainda no ventre de sua mãe Isabel. A cena é belíssima. Maria ficou sabendo por meio do anjo que sua prima estava no sexto mês de gravidez. Não havia correio, telefone ou e-mail. A cidade de Nazaré ficava a 120Km de AinKarin, onde morava Isabel.

  7. Maria foi sozinha? Certamente no lombo de um burro. Fico imaginando que esta é mais ou menos a distância entre minha cidade natal, Brusque, em Santa Catarina e nossa bela capital Florianópolis, onde moram minhas primas. Sei o que significa visitar alguém que mora a 100 Km. Mas sempre fui de carro. Imagina fazer este caminho a pé…

  8. Quando Maria finalmente chegou, a surpresa de Isabel foi imensa. Ele ouviu um grito lá de baixo… “Isabel!!!” O menino estremeceu de alegria em seu ventre pela visita de Maria que trazia o salvador no seio (Lc 1, 44). Isabel começou a dizer: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu vente.

  9. Donde me vem a honra de que a mãe do meu Senhor venha me visitar?” Veja, Maria é a causa da alegria de Isabel, porque ela reconhece o Senhorio de Jesus. Maria sempre anuncia a chegada do Rei. Quem está próximo de Maria está perto de Jesus. Vivemos em um mundo triste. Abrimos as páginas do jornal e verte sangue. A TV é repleta de péssimas notícias.

  10. Nossos jovens tem um jeito triste, quando dominados pela droga, violência e vida sexual irresponsável. O que fazer? Devemos seguir o exemplo da Mãe de Deus. Sair de nosso cantinho e ir levar Jesus. Se o temos em nosso coração até o nosso olhar, uma palavra de saudação, um gesto de ternura, farão o menino interior de alguém estremecer de alegria. Precisamos aprender esta lição da missionária de Nazaré.

  11. Não podemos permanecer acomodados em uma religião que busca apenas a satisfação do rito. Cristão que não evangeliza é um Tristão. Um exemplo inconfundível da divina alegria é Francisco de Assis. Deixou todas as riquezas e foi viver como pobre.

  12. Ao contrário aquele jovem do evangelho tinha tudo para conquistar a alegria do céu. Mas preferiu ficar com suas riquezas. O Evangelho diz que ele foi embora “triste”. Que aquela que se alegrou em Nazaré seja também a causa da nossa alegria!

  13. Texto – Pe. Joãozinho - Música – Ave Maria – Erna Fleming Imagens Google – Formatação – Altair Castro 09/07/2011

More Related