1 / 22

Cenáculos de Oração Missionária A ORAÇÃO DE JESUS NO GETSÉMANI

Cenáculos de Oração Missionária A ORAÇÃO DE JESUS NO GETSÉMANI. COM …. Introdução.

noble-kidd
Download Presentation

Cenáculos de Oração Missionária A ORAÇÃO DE JESUS NO GETSÉMANI

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Cenáculos de Oração MissionáriaA ORAÇÃO DE JESUS NO GETSÉMANI COM …

  2. Introdução • Anim. – Na caminhada de oração que estamos a realizar, hoje vamos dedicar o nosso Cenáculo Missionário a falar e meditar sobre a oração de Jesus no Jardim das Oliveiras. Jesus dirige-se para aquele lugar depois da Última Ceia, para rezar com os Seus discípulos. Convida Pedro, Tiago e João para ficarem mais perto d’Ele. Jesus não quer ficar sozinho. Ele sente pavor e angústia naquela «hora» e precisa de companhia e de solidariedade. Neste mês missionário, pensemos em tantos povos que, nas suas angústias e sofrimentos, esperam a amizade dos cristãos mais conscientes, através da oração e da caridade.

  3. Cântico

  4. Saudação Anim. – Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Todos: Ámen! Anim. – A Graça e a Paz de Deus, nosso Pai, pelo Coração Aberto de Cristo, Fonte do Espírito Santo, estejam convosco. Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo

  5. Anúncio do Tema • Na oração do Pai-nosso, Jesus ensinou-nos a pedir: ”Pai,…Seja feita a Vossa vontade, assim na Terra como no Céu”. Quer dizer que Deus tem um plano sobre a nossa vida, uma vontade que se deve tornar, cada vez mais, a referência da nossa vontade. O que é preciso fazer, então, antes de tudo, é conhecer a vontade de Deus. • Jesus dá-nos, como exemplo, o seu SIM ao plano do Pai. No jardim das Oliveiras, na iminência do sofrimento e da paixão, Jesus reza: «Abbá! Pai! Tudo Te é possível; afasta de Mim este Cálice! Contudo não se faça o que Eu quero, mas o que Tu queres” (Mc. 14,36). • Assim, Jesus mostra-nos como se deve orar e como a vontade humana encontra a sua plena realização no abandono total e confiante à vontade do Pai, especialmente nos momentos de angústia ou das grandes decisões.

  6. Invocação do Espirito sobre o Cenáculo • Anim.- Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis! • Todos - Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis! • Anim.- Abri os nossos ouvidos, iluminai a nossa inteligência e uni-nos num só coração e numa só alma. • Todos - Vinde, Espírito Santo... • Anim.- Dai-nos o olhar e o sentir do Coração de Cristo, Bom Pastor, por cada pessoa e pelo mundo. • Todos - Vinde, Espírito Santo... • Anim.- Mostrai-nos a vontade do Pai e dai-nos força para a cumprir com prontidão e generosidade. • Todos - Vinde, Espírito Santo...

  7. Oração Inicial • Anim. – Pai, no jardim das Oliveiras, escutaste a oração do Teu Filho. Deste-lhe a conhecer a Tua vontade: carregar com todos os pecados do mundo, para salvar a humanidade da sua desobediência. Deste-lhe também a força para Te obedecer até ao fim. Humildemente Te suplicamos a graça de sabermos descobrir a Tua vontade em cada momento da vida e de estarmos prontos para a cumprir generosamente, em total abandono e confiança nas Tuas mãos de Pai. • Todos: Possamos, assim, reconhecer e louvar a Tua grande misericórdia para com a humanidade, no amor de Jesus, nosso Salvador. Ámen.

  8. Leitura Bíblica (Mc 14, 32-42) 32 Foram depois para um lugar chamado Getsémani e Jesus disse aos discípulos: «Sentem-se aqui enquanto eu vou orar.» 33 Levou consigo Pedro, Tiago e João. Começou a sentir-se angustiado e cheio de aflição. 34 Depois exclamou: «Sinto uma tristeza de morte. Fiquem aí e mantenham-se vigilantes.» 35 Foi um pouco mais adiante e caindo por terra, pedia muito a Deus que, se fosse possível, o livrasse da hora do sofrimento. 36 Dizia assim: «Ó Pai, tudo te é possível. Afasta de mim este cálice de amargura. No entanto, não se faça a minha vontade, mas sim a tua.» 37 Voltou depois para junto dos discípulos, mas encontrou-os a dormir. Disse então a Pedro: «Simão, então tu adormeceste? Não conseguiste ficar acordado ao menos uma hora?

  9. Leitura Bíblica (Mc 14, 32-42) 38 Mantenham-se vigilantes e orem, para não serem vencidos nesta tentação. O espírito quer, mas o corpo é fraco.» 39 Afastou-se outra vez para ir orar e repetia as mesmas palavras. 40 Foi em seguida para junto dos discípulos e encontrou-os novamente a dormir porque tinham os olhos pesados de sono. Eles nem sabiam o que haviam de responder. 41 Quando Jesus voltou para junto deles pela terceira vez, disse-lhes: «Continuam a dormir e a descansar? Basta. Chegou a hora em que o Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos pecadores. 42 Levantem-se, vamos embora. Já aí vem aquele que me atraiçoa.» Palavra do Senhor.

  10. Ressonância da Palavra: Do Salmo 16 (15) 5.8-11 Senhor, porção da minha herança e do meu cálice, está nas vossas mãos o meu destino. O Senhor está sempre na minha presença, Com Ele a meu lado não vacilarei. Refrão: Defendei-me, Senhor: Vós sois o meu refúgio Por isso o meu coração se alegra e a minha alma exulta, E até o meu corpo descansa tranquilo. Vós não abandonareis a minha alma na mansão dos mortos, Nem deixareis o vosso fiel sofrer a corrupção. - Refrão Dar-me-eis a conhecer os caminhos da vida, Alegria plena em vossa presença, Delícias eternas à vossa direita. - Refrão

  11. Leitura missionária - Comentário: (Da Catequese do Papa Bento XVI) • I – No monte das Oliveiras, também na noite da ceia pascal, Jesus se prepara para a sua oração pessoal. Mas, desta vez, não quer ficar sozinho. Convida Pedro, Tiago e João para que permaneçam numa relação mais íntima com Ele. Trata-se de um pedido de solidariedade no momento em que sente aproximar-se a morte, mas é principalmente um pedido de proximidade na oração, para se sentirem em sintonia com Ele, no momento em que se preparava para cumprir, até ao fim, a vontade do Pai. É um claro convite aos discípulos de todos os tempos a segui-l’O no caminho da cruz.

  12. Leitura missionária - Comentário: (Da Catequese do Papa Bento XVI) • II – Apesar da proximidade dos três discípulos, Jesus dirige-Se “sozinho” ao Pai, porque a sua relação com Deus é totalmente única: só Ele é o Filho Unigénito. Prostra-se com a face por terra exprimindo obediência e confiança. Depois Jesus pede ao Pai que afaste d’Ele aquele cálice. Ele sente não só o pavor e a angústia da humanidade diante da morte, mas também o peso terrível do mal, que Ele deverá assumir sobre Si, para o superar e lhe retirar o poder de causar dano aos Seus irmãos. Também nós, na oração, temos de ser capazes de apresentar a Deus as nossas dificuldades, o sofrimento de tantas situações, o compromisso de ser cristãos, o peso do mal que nos cerca… para que Ele nos infunda esperança e luz no caminho da vida.

  13. Leitura missionária - Comentário: (Da Catequese do Papa Bento XVI) • III – Mas a prece «Abbá! Pai! Tudo Te é possível; afasta de Mim este cálice! Contudo, não se faça o que Eu quero, mas sim o que Tu queres» contém outros elementos importantes: mostra-nos em primeiro lugar a relação de Jesus com Deus Pai, ao chamar-Lhe “Abbá”, uma relação de ternura, de confiança e de abandono. Em segundo lugar a consciência da omnipotência do Pai: «tudo Te é possível. Afasta de Mim este cálice!». Em terceiro lugar, nesta prece de Jesus, a vontade humana adere plenamente à vontade divina quando Jesus diz: «Não se faça o que Eu quero, mas o que Tu queres». No jardim do Éden, Adão e Eva pensavam que o ‘NÂO’ a Deus fosse o máximo da liberdade, para serem eles mesmos. No jardim das Oliveiras, Jesus ensina que o ser humano, só quando sai de si mesmo e diz “SIM” à vontade de Deus, é que será verdadeiramente livre e adquire a identidade de Filho. É esta a maravilha que Jesus realiza no Getsémani: transferindo a sua vontade humana para a vontade divina mostra que o Homem verdadeiro é Ele; e nós, seguindo-O, ficamos redimidos da herança de Adão e recebemos a herança de filhos. • Alguns momentos de silêncio

  14. Diálogo sobre a leitura/ partilha de grupo • Cada um pode partilhar qual a palavra/expressão que mais o tocou neste ambiente • -- Porquê tal pavor, a ponto de suar sangue? • -- Porque razão não terá Deus feito a vontade de Seu Filho, quando lhe pediu? • --Sou solidário(a) para com os outros no seu sofrimento? Como? • -- O que é que Jesus nos ensina no Jardim das Oliveiras?

  15. Preces/Partilhar a oração missionária • Cada um pegue numa expressão das leituras ou da partilha agora feita e fale disso com DeusPai ou com Jesus, guiado pelo Espírito Santo. • Sugestão de algumas dessas expressões, em oração de louvor, adoração ou súplica: • -- Jesus, no momento da aflição e da dor, foste orar ao Pai no jardim das Oliveiras, ajuda-nos a sermos capazes de apresentar a Deus Pai os nossos sofrimentos e dificuldades. • -- Pai Santo, nós Te agradecemos e louvamos por nos teres enviado o Teu Filho Jesus para ensinar a humanidade a obedecer-Te e a encontrar o caminho da salvação. • -- Espírito Santo, dá-nos a humildade de nos confiarmos e de nos abandonarmos completamente nos braços do Pai.

  16. Oração pelo mundo • Anim. - Pai Santo, os apóstolos adormeceram e Jesus ficou sozinho a orar. Também nós muitas vezes não estamos atentos às necessidades dos irmãos, para sermos solidários com os mais necessitados. • Todos - Senhor, dá-nos um coração grande para amar e atento aos que mais precisam. • Anim. – Deus, nosso Pai, pedimos-Te a força para sairmos de nós mesmos e para cumprirmos sempre a Tua vontade. • Todos -- Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-Vos. Peço-Vos perdão pelos que não crêem, não adoram, não esperam e não vos amam. • Anim. - Pai Justo, o fogo da maldade e da violência devora a terra. • Todos – Mandai o fogo do Vosso Espírito para queimar aquilo que, no mundo, é contrário ao vosso reino e fazer uma nova Terra onde habite a Justiça e o louvor.

  17. Oração pelo mundo • Anim. - Ó bom Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do Inferno: • Todos - Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem da vossa misericórdia. • Anim. – Senhor, as pessoas no mundo andam muito atarefadas e esquecem-se de vigiar contigo em oração, e de cumprir a Tua vontade, mesmo quando se fala de Cruz. • Todos -- Sagrado Coração de Jesus que tanto nos amais, fazei que vos amemos cada vez mais. • Silêncio…

  18. Entrega do Cenáculo • Anim.- Unidos a Maria, entreguemo-nos a Jesus e confiemos-lhe os Cenáculos. • Todos - Senhor Jesus, pelas mãos de Maria, Mãe e Educadora dos Apóstolos e com as missionárias e os missionários santos, nós Vos confiamos os Cenáculos de Oração Missionária. • Anim.- Fazei, Senhor, dos Cenáculos de Oração Missionária comunidades fraternas, que testemunham o Evangelho da Vossa graça. • Todos - Que neles e com eles, um perene Dia de Pentecostes relance na Igreja e na nossa comunidade um novo impulso de santidade e missão. • Anim.- Para que a oblação de todos os povos, por Vós apresentada, ó Jesus... • Todos - ...seja santificada pelo Espírito e aceite com alegria pelo Pai. Porque a Vós pertence a honra, a glória e o louvor, pelos séculos sem fim. Amen!

  19. III Parte – Compromissos e Atividades • Leitura da Ata anterior, ofertório e avisos • Revisão do compromisso anterior – Cada um narra como o realizou. • Novo compromisso: Escolhe-se o que fazer até ao próximo encontro.

  20. Oração Conclusiva • Anim. - Senhor, Pai amoroso, escolheste-nos e reuniste-nos como pequeno cenáculo de apóstolos, para vivermos em santidade e fraternidade, orando e sacrificando-nos com Jesus pela sociedade pecadora. • Todos – Concede-nos sempre a graça de orar juntos pelo mundo e de nos empenharmos como Jesus para que a tua vontade de salvação se manifeste onde há necessidade da graça e de vida.Ámen.

  21. Cântico

  22. Bênção e Despedida • Anim. - Por intercessão da Estrela da Evangelização, abençoe-nos o Pai e o Filho e o Espirito Santo. • Todos - Amen. • Anim. Vamos em paz e que o Senhor, com Maria, Sua Mãe, nos acompanhe • Todos - Graças a Deus.

More Related