1 / 21

Nas ondas da emoção – A magia do futebol pelo rádio

TRABALHO INTERDISCIPLINAR DE GRADUAÇÃO (TIG) Período de Jornalismo: 3° Profª. responsável: Wanir Terezinha Campelo Araújo Siqueira. Nas ondas da emoção – A magia do futebol pelo rádio. GRUPO Asley Gonçalves Bruno Oliveira Carlos Daniel Cláudio Dornellas

nitza
Download Presentation

Nas ondas da emoção – A magia do futebol pelo rádio

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. TRABALHO INTERDISCIPLINAR DE GRADUAÇÃO (TIG) Período de Jornalismo: 3° Profª. responsável: Wanir Terezinha Campelo Araújo Siqueira Nas ondas da emoção – A magia do futebol pelo rádio GRUPO Asley Gonçalves Bruno Oliveira Carlos Daniel Cláudio Dornellas Helen Araújo Leandro Félix

  2. O tema geral No ano em que completa 90 anos, o rádio continua despertando emoções e sentimentos em seus ouvintes. Aliando tudo isso a outra paixão do brasileiro, temos o pano de fundo ideal para um breve relato sobre o casamento perfeito que a tecnologia proporcionou: a transmissão de partidas de futebol pelo rádio.

  3. Objetivo Principal Mostrar como a locução esportiva, por meio do rádio, desperta a fantasia no ouvinte de um modo particular e geralmente parcial dos narradores. Foram escolhidos para ilustrar esse universo, os narradores da Rádio Itatiaia de Belo Horizonte:

  4. Objetivo Principal Alberto Rodrigues, o “mais vibrante”.

  5. Objetivo Principal Mario Henrique, o “Caixa”.

  6. Objetivos secundários • Levar ao ouvinte um pouco da história das narrações, hábitos, uso de linguagem própria e expressões marcantes dos locutores. • Fazer um trabalho de pesquisa sobre a história das narrações. • Traçar um breve panorama histórico dos narradores que tiveram destaque no cenário nacional. • Traçar um panorama histórico dos narradores de Minas Gerais, suas expressões mais conhecidas e maneiras peculiares de narrar partidas de futebol.

  7. Interdisciplinaridade • Usando a disciplina de Fundamentos de cinema, pudemos entender um pouco da relação e interação das linguagens do cinema, principalmente da fase do cinema mudo, em que o ainda não havia o conjunto completo de imagem e som. Nesse quesito, o rádio funciona como o contraponto aos meios que se utilizam primordialmente da imagem. O rádio deve reproduzir fielmente o que se passa, sem a utilização de imagens, o que se torna difícil.

  8. Interdisciplinaridade • Com a disciplina de Redação Jornalística, tentamos escrever melhor, de uma maneira objetiva, priorizando os itens mais importantes. A pirâmide invertida e uso de técnicas de redação são primordiais em todo o processo de escrita. • Utilizamos a disciplina de Planejamento gráfico, ao final do processo de pesquisa e concepção do programa, para construir uma capa para o cd enviado para a Coordenação.

  9. Entrevistas • Alberto Rodrigues, narrador da rádio Itatiaia de Belo Horizonte: “Eu comecei a narrar meus jogos de botão” “O rádio a gente faz com amor” “Quando eu pego o microfone da rádio Itatiaia, para abrir uma jornada, é sempre aquela emoção”

  10. Entrevistas • Mário Henrique, narrador da rádio Itatiaia de Belo Horizonte: “Eu comecei na rádio Três Pontas, com 15 anos” “ Para mim, o maior de todos foi o Vilibaldo Alves, da Itatiaia” “A internet chegou, tomou seu espaço, mas não tirou o espaço do rádio. O rádio é eterno”

  11. Atividades realizadas • Seleção do tema • Reuniões de pauta • Pesquisa sobre o assunto • Entrevistas com fontes • Confecção do programa de rádio “Nas ondas da emoção – A magia do futebol pelo rádio ” • Apresentação em sala de aula • Apresentação no Circuito Acadêmico

  12. Principais desafios Conseguir gerar um consenso em relação ao tema. Entrevistar os narradores Mario Henrique e Alberto Rodrigues. Dificuldade em encontrar a interdisciplinaridade. Chegar a um acordo na edição final do programa. Compilação de várias informações em um programa de aproximadamente, 10 minutos apenas.

  13. O produto gerado • Programa de rádio “Nas ondas da emoção – A magia do futebol pelo rádio”

  14. Conclusões • Apaixonante, o futebol se torna ainda mais emocionante quando é transmitido pelo rádio. O locutor detém o poder de retratar a realidade que ele vê, despertando no ouvinte a sensação de muito mais do que escutar a narração, se sentir dentro (ou até mesmo parte) do próprio jogo tornando o Futebol e rádio um Casamento perfeito.

  15. Conclusões • A narração esportiva contribuiu para difusão do futebol no país, os narradores com criações de bordões, expressões marcantes, improviso, naturalidade humor e parcialidade tornaram-se parte do show que é o futebol deixando de ser meros transmissores das batalhas esportivas para serem símbolos do esporte.

  16. Conclusões Os ouvintes durante uma partida de futebol são envolvidos ao máximo com a versão apresentada pelos narradores, transformando palavras em imagens. Ao ouvirem as narrações, podem apresentar sensações de alegria e tristeza em um curto espaço de tempo; sensações que, juntamente com as músicas, vinhetas e a vibração dos locutores, certamente vão proporcionar as mais variadas sensações nos amantes do futebol.

  17. Referências • BARBEIRO, Heródoto DE LIMA, Paulo Rodolfo. Manual de Radiojornalismo: Produção, Ética e Internet. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2001. • SOARES, Edileuza. A bola no ar: O rádio esportivo em São Paulo. São Paulo: Summus Editorial, 1994. • CAPINUSSÚ, J. M. A linguagem popular do futebol. São Paulo: EDITORA IBRASA, 1988. • MARQUES, Ricardo Ribeiro. A razão e a emoção presentes no radiojornalismo esportivo. O imaginário popular e a emoção no jogo. BELO HORIZONTE, 2004.

  18. Referências GUERRA, MARCIO. Você é a nossa meta: a importância do rádio no imaginário do torcedor de futebol. Rio de janeiro: ETC, 2001. SAMPAIO, F. M. História do rádio e da televisão no Brasil e no mundo: (memórias de um pioneiro). Rio de Janeiro: Achimé, 1984. GIACOMELLO, Sérgio Luis. Sintonizando emoções – o futebol e o rádio: uma viagem nas ondas da mídia radiofônica / Sérgio Luis Giacomello. Dissertação (Mestrado). Campinas, SP, 2008. ORTRIWANO, Gisela Swetlana. A informação no rádio: os grupos de poder e a determinação dos conteúdos. São Paulo: Summus Editorial, 1985.

  19. Referências • PIOTTO, José Carlos. Apresentador do programa Itatiaia é a Dona da Noite. Entrevista concedida a Leandro Félix e Carlos Daniel em11/11/2011. • GONSER, Willy Fritz. Narrador histórico de Minas Gerais, Entrevista concedida a Alexandre M. Guimarães Adão/ Maria Terezinha M. S. Vieira/ Raphael de Jesus Ramos, Em 2005. • FEDERICO, M.E.B. História da comunicação. Petrópolis: Vozes, 1982. • TOSTÃO. Coluna do Tostão. Jornal Folha de São Paulo, São Paulo, 17 de abril de 2004. Caderno de Esportes.

  20. Referências Sites: • <www.locutor.info/biblioteca/historialocucaoesportiva.doc>. Acesso em 07/09/2012. • <www.amce.org.br/index.php?pg=detalhada&id_noticia=122&area=1&link=especial>. Acesso em 08/09/2012 • <blogintercomradio.wordpress.com/especial-reporter-esso/>. Acesso em 01/10/2012.

  21. TRABALHO INTERDISCIPLINAR DE GRADUAÇÃO (TIG) Período de Jornalismo: 3° Profª. responsável: Wanir Terezinha Campelo Araújo Siqueira OBRIGADO! GRUPO Asley Gonçalves Bruno Oliveira Carlos Daniel Cláudio Dornellas Helen Araújo Leandro Félix

More Related