A agenda de negocia o coletiva relacionada a hiv sida f tima pianta fatimapianta solicomm net
Download
1 / 7

A AGENDA DE NEGOCIAÇÃO COLETIVA RELACIONADA A HIV/SIDA Fátima Pianta fatimapianta@solicomm.net - PowerPoint PPT Presentation


  • 56 Views
  • Uploaded on
  • Presentation posted in: General

1. A AGENDA DE NEGOCIAÇÃO COLETIVA RELACIONADA A HIV/SIDA Fátima Pianta fatimapianta@solicomm.net. 2.

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha

Download Presentation

A AGENDA DE NEGOCIAÇÃO COLETIVA RELACIONADA A HIV/SIDA Fátima Pianta fatimapianta@solicomm.net

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Presentation Transcript


1

  • A AGENDA DE NEGOCIAÇÃO COLETIVA RELACIONADA A HIV/SIDA

    • Fátima Pianta

    • fatimapianta@solicomm.net


2

O HIV/SIDA CONSTITUI UMA AMEAÇA GLOBAL, EMBORA OS LAÇOS ENTRE SIDA E A POBREZA FAÇAM COM QUE SINDICATOS EM PAÍSES DE ALTA RENDA NÃO LHE ATRIBUAM TANTA PRIORIDADE COMO AQUELES EM PARTES DA ÁFRICA, ÁSIA E AMÉRICA LATINA.


3

PARA SER EFETIVA, É PRECISO QUE A RESPOSTA AO HIV/SIDA SEJA GLOBAL – NÃO HÁ LUGAR PARA COMPLACÊNCIA OU NEGAÇÃO.

SINDICATOS EM TODO O MUNDO TÊM INTEGRANTES AFETADOS PELA DOENÇA, ASSIM COMO UM COMPROMISSO ANTIGO COM A SOLIDARIEDADE INTERNACIONAL.


4

CINCO PASSOS PARA A AÇÃO DOS SINDICATOS NA LUTA CONTRA O HIV/SIDA

Elaborar uma política de ação sindical sobre o HIV/SIDA, incluída a designação de um dirigente ou de um comitê responsável e o estabelecimento de um plano de ação que preveja um calendário para sua aplicação.

Orientar e apoiar seus filiados(as) para que negociem a aplicação de políticas em seus locais de trabalho que garantam a proteção dos direitos dos(as) trabalhadores(as) e a educação em matéria de prevenção, bem como o acesso à assistência, tratamento e benefícios garantidos em lei.


5

Incluir o HIV/SIDA na agenda de reuniões sindicais e nos programas de capacitação do sindicato e fortalecer a educação em matéria de saúde em geral, com atenção especial às mulheres e jovens.

Ampliar a capacidade de seus filiados(as) para implementarem programas nos locais de trabalho que levem em consideração as diferentes necessidades de homens e mulheres frente ao HIV/SIDA – incluindo o treinamento de formadores(as) e a educação entre os(as) companheiros(as) de trabalho.


  • Fazer lobby junto ao governo para que se reconheça que combater o HIV/SIDA é uma questão crucial de trabalho e também para o desenvolvimento, com o objetivo de:

    • Aumentar os recursos alocados ao seu combate;

    • Incluir os parceiros sociais no planejamento nacional;

    • Reduzir os preços dos medicamentos.


7

CONSIDERANDO OS 5 PASSOS APRESENTADOS, CONSTRUA UMA AGENDA/PAUTA DE NEGOCIAÇÃO COLETIVA DE SEU SINDICATO, APONTANDO OS PRINCIPAIS ELEMENTOS QUE DEVEM ESTAR PRESENTES NUMA POLÍTICA OU ACORDO COLETIVO DE TRABALHO DESTINADO A COMBATER O HIV/SIDA NO LOCAL DE TRABALHO.


ad
  • Login