1 / 18

Formação Sala de Leitura e Filosofia

Formação Sala de Leitura e Filosofia. Agenda: 1.Abertura 2 Objetivos 3 Desenvolvimento Reflexão vídeo Marcos legais 4. Intervalo 5. Diagnóstico da rede 6. Orientações para sala de leitura 7. Proposta de trabalho 8. Avaliação. Objetivos:.

Download Presentation

Formação Sala de Leitura e Filosofia

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Formação Sala de Leitura e Filosofia Agenda: 1.Abertura 2 Objetivos 3 Desenvolvimento Reflexão vídeo Marcos legais 4. Intervalo 5. Diagnóstico da rede 6. Orientações para sala de leitura 7. Proposta de trabalho 8. Avaliação

  2. Objetivos: 1.Apresentar aos professores as diretrizes pedagógicas que vão fundamentar o trabalho da SME e da sala de leitura, em busca da melhoria da qualidade do ensino do nosso município; 2. Refletir sobre a formação do leitor a partir de uma análise atenta quanto ao: - acervo de literatura - organização - condição de funcionamento - práticas pedagógicas desenvolvidas 3. Sugerir atividades diversificadas que facilitam a aprendizagem dos alunos através da reflexão e da resolução de situações problemas.

  3. Desenvolvimento

  4. Vídeo

  5. Nossa meta... “Conceber a formação do leitor como um processo possível de ser desenvolvido em sala de aula e/ou no espaço da biblioteca, com um acervo diversificado, um ambiente organizado e uma programaçãode leitura animada, especialmente, com as imagens.” Biblioteca Escolar e práticas educativas O mediador em formação Renata Junqueira de Souza (org)

  6. Toda força à leitura Se não temos biblioteca, temos sala de leitura. Com determinação, através da leitura sistemática, a escola garantirá um dos principais direitos da infância: Aprender a ler.

  7. Sala de leitura e filosofia...Educação Infantil11. Práticas pedagógicas da Educação InfantilEixos do currículo...Garantir experiências de narrativas, de apreciação e interação com linguagem oral e escrita, convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos;Princípios - Éticos, Políticos, Estéticos;Interações e Brincadeiras(DCN Educação Infantil)

  8. Sala de leitura...Ensino fundamentalCurrículoArt.30 – Inciso III§ 2º Considerando as características de desenvolvimento dos alunos, cabe aos professores adotar formas de trabalho que proporcionem maior mobilidade das crianças nas salas de aula e as levem a explorar mais intensamente as diferentes linguagens artísticas, acomeçar pela literatura, a utilizar materiais que ofereçam oportunidades de raciocinar, manuseando-os e explorando as suas características e propriedades.(DCN Ensino fundamental de 9 anos)

  9. Sala de leitura...EJA PARECER CNE/CEB 11/2000 - HOMOLOGADO (...) a Educação de Jovens e Adultos (EJA) representa uma dívida social não reparada para com os que não tiveram acesso a e nem domínio da escrita e leitura como bens sociais, na escola ou fora dela, e tenham sido a força de trabalho empregada na constituição de riquezas e na elevação de obras públicas. Ser privado deste acesso é, de fato, a perda de um instrumento imprescindível para uma presença significativa na convivência social contemporânea.

  10. Formar leitores: desafio da sala de aula e da sala de leitura Diretriz Pedagógica 2013 Dados Estatísticos Planejamento T.D. “...seguindo o caminho para a eficiência , a eficácia e efetividade.” (Profa. Sandra Simões)

  11. Aspectos importantes: Qualidade do ensino Responsabilidade de todos Diagnóstico da rede Cultura da avaliação e autoavaliação

  12. É fundamental que se coloque no centro das práticas educacionais a leitura efetiva. Interpretação Leitura Motivação

  13. Diagnóstico da Sala de Leitura e Filosofia - Abril 2013

  14. Projeto Sala de Leitura e Filosofia 2013 Pronto! Agora é hora de ler!!!!

  15. Intervalo

  16. Proposta de trabalho: D5- Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propaganda, quadrinhos, foto etc) Atividade: Em dupla, localize no entorno da escola imagens que retratem um ambiente escolar de qualidade. Fotografe e monte um postal escrevendo/desenhando um pequeno texto.

  17. Avaliação “Que mesmo em face do maior encanto Dele se encante mais meu pensamento.” Soneto de Fidelidade Vinícius de Moraes

More Related