Medo o pio do povo
This presentation is the property of its rightful owner.
Sponsored Links
1 / 25

Medo : o ópio do Povo PowerPoint PPT Presentation


  • 56 Views
  • Uploaded on
  • Presentation posted in: General

Medo : o ópio do Povo. O que é biologicamente o medo?. O medo é uma reação que surge a partir do contato comalgum estímulo físico ou mental que gera um alerta no organismo. Esse processo desencadeia uma resposta fisiológica que prepara o indivíduo para lutar ou fugir. O que é cultura do medo?.

Download Presentation

Medo : o ópio do Povo

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Presentation Transcript


Medo o pio do povo

Medo : o ópio do Povo


O que biologicamente o medo

O que é biologicamente o medo?

O medo é uma reação que surge a partir do contato comalgum estímulo físico ou mental que gera um alerta no organismo. Esse processo desencadeia uma resposta fisiológica que prepara o indivíduo para lutar ou fugir.


O que cultura do medo

O que é cultura do medo?

Essa é a expressão utilizada para nomear o processo com o qual a minoria que exerce o poder propaga e estimula o medo da maioria da população para o controle da mesma.


Aplica es na hist ria

Aplicações na História

Macartismo

Caça às bruxas

Príncipes da idade Moderna

Governo Bush


Nos dias atuais

Nos dias atuais

As mídias sociais têm um papel importante na disseminação do medo, através da manipulação de informações; de imagens dramáticas e de comerciais apelativos.

O medo é um fator importante para manter a população sob controle e passiva, pois ele aliena e deixa os indivíduos vulneráveis à manipulação. A mera suposição do perigo pode ser útil para justificar ações sociais, aquecer mercados ou mesmo legitimar políticas.


Cultura do medo

Cultura do Medo

“A cultura do medo que se criou em torno da criminalidade provoca um generalizado desejo de punição, uma intensa busca de repressão e uma obsessão por segurança. A lei passa a ser a ‘tábua de salvação’ da sociedade e, quanto maior for a sua dureza, mais satisfeita ela estará. Além disso, todos os programas e notícias que lidam de forma direta com esse pânico passam a ser produtos muito consumidos, aumentando ainda mais o próprio alarme.”

Passagem do livro: 1984-George Orwell


O p s 11 de setembro

O pós 11 de setembro

Nos Estados Unidos, após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, em Nova Iorque e Washington, a nação se sentiu frágil perante a tal forma de violência. A partir dos atentandos, o governo Bush introduziu na política externa americana o princípio da “guerra preventiva”, segundo o qual os EUA têm o direito de atacar Países que possam representar uma ameaça à política futura.


A ditadura do medo

A ditadura do medo

O regime militar é um outro exemplo da aplicação da cultura do medo. No Brasil, o regime se baseava na ideologia “segurança e desenvolvimento”. Esse sistema era autoritário e repressor. Dessa forma, tinha no medo da população a sua garantia.


A propaga o do medo

A propagação do medo

O terror também propaga-se quando o governo e a imprensa divulgam um aumento da criminalidade. Desse modo, a violência institucional pode passar a ser vista como a solução para a violência pública. O cidadão começa então a aceitar um controle mais ostensivo, temendo não mais o Estado opressor, mas sim o marginal , o bandido.


Conclus o

Conclusão

É essencial desconfiar das informações sobre a violência recebidas diariamente, principalmente, de discursos meramente ideológicos.


Grupo

Grupo

Amanda-1

Manoela Baltazar-22

Manuella Mafia -23

Manuelle Mafia -24

Maria Carolina-25

Mariana Peres -26


Bibliografia

Le monde diplomatique- A cultura do medo nos EUA

Filme Senhor das Armas

gabrieldivan.files.wordpress.com/2010/02/gabrieldivananalexandremdarosaneoliberalismo.pdf

Carta Maior- A cultura do medo nos EUA

Bibliografia

FIM 


  • Login