1 / 19

Tema: Variantes linguísticas Disciplina: Língua portuguesa Ano: PEJA – Bloco 01

Tema: Variantes linguísticas Disciplina: Língua portuguesa Ano: PEJA – Bloco 01 Pergunta-desafio : Existe somente uma forma de se expressar “corretamente”? Produtor: Tiago da Silva Ribeiro Validador: Revisor: Coordenador de disciplina :. Variantes linguísticas – Atividade 1.

nemo
Download Presentation

Tema: Variantes linguísticas Disciplina: Língua portuguesa Ano: PEJA – Bloco 01

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Tema: Variantes linguísticas Disciplina: Língua portuguesa Ano: PEJA – Bloco 01 Pergunta-desafio: Existe somente uma forma de se expressar “corretamente”? Produtor: Tiago da Silva Ribeiro Validador: Revisor: Coordenador de disciplina:

  2. Variantes linguísticas – Atividade 1 Variação regional Vivemos em um país de dimensões continentais, em que pessoas falam a mesma língua, mas de formas diferentes. Clique em uma das figuras abaixo e veja o vídeo:

  3. Variantes linguísticas – Atividade 2 Variação regional O ator mostra que uma mesma situação pode ser resolvida de diferentes formas, adaptando-se a cada região do Brasil. Responda: a) Quantos sotaques foram interpretados pelo ator? b) Um se mostrou melhor que o outro? c) Quais expressões você não compreendeu? Pesquise na Internet o significado de cada uma delas e escreva em seu caderno virtual. d) No final do vídeo, o ator demonstra um tipo de preconceito que há em relação aos gaúchos. Qual seria esse preconceito?

  4. Variantes linguísticas – Atividade 3 Variação histórica Após ver o vídeo e responder às questões propostas, fica clara a tal variação regional da língua portuguesa. Porém, há outros tipos de variação linguística. Quando um avô conversa com um neto, por exemplo, ele adapta seu vocabulário. Imagine um senhor que use a expressão “É brasa, mora!” com seu netinho, bem mais jovem. Ou um jovem que use a expressão “Sinistro!!!” com seu avô. Ambas as expressões, apesar de terem o mesmo significado, foram criadas em diferentes épocas, o que traz um conflito entre gerações. Esse tipo de variação é chamado de variação histórica.

  5. Variantes linguísticas – Atividade 4 Variação histórica Assista e ouça a música “Oito anos”, interpretada por Adriana Calcanhoto:

  6. Variantes linguísticas – Atividade 5 Variação histórica Vemos que o vocabulário de crianças de oito anos é bastante particular. Em seu discurso, estão presentes vários questionamentos sobre coisas do mundo e expressões desconhecidas. Baseado na letra da música, responda às seguintes questões em seu caderno virtual: a) Qual expressão é desconhecida pelas crianças de oito anos? b) Como a criança deve ter tido contato com tal expressão? c) Identifique o seu significado. d) Mesmo para você, que tem mais idade, essas palavras são de fácil entendimento? Tente explicar por quê.

  7. Variantes linguísticas – Atividade 6 Variação histórica Ainda pensando nas diferentes formas de se expressar, pesquise, na Internet e em entrevistas com pessoas próximas a vocês, expressões linguísticas que mudaram ao longo do tempo (como no exemplo da conversa entre o avô e o neto), e anote em seu caderno virtual, explicando seus significados.

  8. Variantes linguísticas – Atividade 7 Variação social Será que há apenas esses dois tipos de variação, regional e histórica? A resposta é não. Há muitas outras variações linguísticas dentro da nossa língua. Temos, por exemplo, os chamados “jargões”, que são expressões utilizadas por determinados grupos de pessoas que compartilham do mesmo ambiente, profissional ou não. Nesse caso, estamos tratando da variação social.

  9. Variantes linguísticas – Atividade 8 Variação social Você já ouviu expressões como “Upar arquivos” e “Twittar”? O que elas significam? Elas são próprias do mundo da informática, por isso são exemplos de jargões. Clique aqui e leia o texto O Jargão, de Luiz Fernando Verissimo.

  10. Variantes linguísticas – Atividade 9 Variação social Para saber mais sobre o assunto, pesquise na Internet e depois exponha os resultados em seu caderno virtual os seguintes jargões: a) Da medicina; b) Do futebol; c) De quaisquer outras áreas que você encontre na grande rede.

  11. Variantes linguísticas – Atividade 10 Variação social Outro tipo de variação social ocorre por conta do grau de educação da população. Clique na imagem abaixo e ouça a música “Inútil”, do grupo Ultraje a Rigor.

  12. Variantes linguísticas – Atividade 11 Variação social Percebemos na música construções linguísticas que não são comuns a pessoas mais instruídas na população. Com base em sua experiência como falante da língua portuguesa, responda em seu caderno virtual: a) Quais construções são consideradas inadequadas segundo a gramática da língua portuguesa? b) Reescreva essas construções, adequando-as às regras da gramática. c) Segundo a letra da música, quem seriam os “inúteis”? Explique, destacando algum trecho. d) Podemos considerar a linguagem utilizada própria para uma música?

  13. Variantes linguísticas – Atividade 12 Variação social Já que estamos tratando de variação social da linguagem, podemos também citar como os meios de comunicação agem para atingir diferentes camadas da população. Veja as capas de jornal a seguir:

  14. Variantes linguísticas – Atividade 13 Variação social Levando em conta que o jornal Meia Hora custa R$ 0,70 e o jornal O Globo custa R$ 2,50, responda às seguintes questões em seu caderno virtual: a) Qual seria o público leitor do jornal Meia hora? b) E o público leitor do jornal O Globo? c) Quais as diferenças entre os assuntos tratados nos dois jornais? d) E quanto à linguagem utilizada em cada jornal, quais são as diferenças?

  15. Variantes linguísticas – Atividade 14 Variação estilística Você usa a mesma roupa para praticar esportes e para ir ao shopping? Normalmente, não. O mesmo acontece com nossa linguagem nas diferentes situações em que vivemos no dia a dia. Quando estamos entre amigos, em um ambiente familiar, utilizamos a linguagem informal. Já no trabalho ou em uma apresentação em sala de aula, cuidamos do nosso vocabulário, utilizando a linguagem formal. Essa variação da linguagem por parte do mesmo indivíduo é chamada de variação estilística.

  16. Variantes linguísticas – Atividade 15 Variação estilística Clique na imagem abaixo e assista ao discurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

  17. Variantes linguísticas – Atividade 16 Variação estilística Um presidente, em um discurso, normalmente utiliza uma linguagem formal, já que a transmissão por meios de comunicação exigiria tal formalidade. Porém, Lula ficou famoso por seus discursos utilizando a linguagem informal. Responda em seu caderno virtual: a) Por que Lula prefere utilizar esse tipo linguagem em seus discursos? b) Conhecendo a sua trajetória política (eleição, reeleição e eleição de Dilma), ele alcançou seus objetivos ao utilizar tal linguagem? c) Que tipo de preconceito Lula diz ter sofrido em sua trajetória política? d) Qual seria o motivo da mudança de tratamento das pessoas que antes o chamavam de “anarfa” e agora riem de seus erros gramaticais?

  18. Variantes linguísticas – Atividade 17 Vimos, então, que nossa língua é rica e permite diversas variações, como as que vimos: regionais, históricas, sociais e estilísticas. Retomando a pergunta-desafio, devemos nos lembrar de que não há uma ou outra forma de se expressar melhor do que outra. As pessoas, em cada lugar, em cada época, de acordo com suas necessidades, utilizam a linguagem necessária para se comunicarem. Devemos, então, buscar a adaptação a essas diversas formas de expressão, para que possamos nos comunicar de maneira eficiente, sem qualquer tipo de preconceito. Por falar nisso, você tem algum tipo de preconceito linguístico? Traga essa reflexão escrita para a próxima aula.

More Related